📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Oscar Piastri: O piloto certo no momento errado

- Advertisement -

Com apenas duas rondas por disputar na Fórmula 2, o nome de Oscar Piastri assume a dianteira do pelotão de 25 pilotos que fizeram parte da categoria, ao longo do ano. Depois de vencer a Fórmula 3 como rookie, o piloto da Prema Racing está próximo de repetir a façanha no escalão superior.

Até ao momento, o australiano soma 178 pontos em seis das oito rondas do Campeonato. Na roda, segue o chinês Guanyu Zhou, com 142 e, a fechar o pódio, está o russo Robert Shwartzman, que soma 135 pontos. Com apenas 20 anos, o atleta nascido em Melbourne, na Austrália, assume-se como o mais talentoso da nova fornada de jovens pilotos.

Caso vença a Fórmula 2, o regulamento não permite que Oscar Piastri tente revalidar o título. Contudo, não existe a perspetiva de que o atleta esteja na F1, no próximo ano. Apesar de todo o entusiasmo em torno do australiano, a única vaga que continua em aberto, na Alfa Romeo, parece destinada a outros.

Além da possível renovação do atual piloto, Antonio Giovinazzi, a equipa italiana, caso recrute um talento da categoria inferior, deverá apostar em Guanyu Zhou. Tendo em vista a maior expansão do Desporto Motorizado para o mercado chinês e os bons patrocínios que advêm da Ásia, parece ser a aposta mais segura para o único jovem capaz de subir para a categoria rainha.

Zhou e Piastri, no entanto, têm algo em comum. Ambos os pilotos são produtos da academia da Alpine, que ainda não é conhecida por apostar em jovens promessas. Neste momento, a marca francesa tem, sob contrato, Esteban Ocon – até 2024 – e o veterano campeão do mundo, o espanhol Fernando Alonso – até 2022.

As portas da Fórmula 1 são cada vez mais difíceis de abrir. Quando fazemos uma pausa no mundo dos graúdos e assistimos às categorias inferiores, rapidamente encontramos diversos pilotos com qualidade para dar o salto qualitativo. Neste momento, o nome de Oscar Piastri é o que mais intriga, porque é inegável, o australiano merece estar entre os melhores.

No caso de não vencer o Campeonato de Fórmula 2, mesmo assim, merece competir em categorias de cariz profissional. Os últimos rumores dão conta de uma possível mudança para a LMH (Le Mans Hypercar), com competições no Mundial de Endurence e no IMSA, nos Estados Unidos da América.

Com cada vez menos mudanças no paddock da F1, mais valores se levantam. A cada ano que passa, parece cada vez mais inevitável um alargamento da competição, com mais equipas a surgir e, por consequência, com mais pilotos na grelha de partida. 20, ou até 22 vagas nunca vão ser suficientes para a qualidade que existe nas diversas categorias.

Apesar de tudo, se não for em 2022, de certeza que Oscar Piastri vai ter uma oportunidade de demonstrar o seu valor na Fórmula 1. Até se definir o desfecho da carreira do australiano, é tempo de assistir à reta final do Campeonato de F2, que promete ser muito emocionante.

As duas últimas rondas estão marcadas para dezembro. Primeiro, em Jeddah, na Arábia Saudita, no fim de semana de 3 a 5 e, depois, o Campeonato termina, como é hábito, em Abu Dhabi, entre 10 a 12 de dezembro. Os pilotos podem ser jovens, mas a competitividade é merecedora de ser assistida.

Foto de Capa: FIA Formula 2

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Quem joga contra quem? Eis o sorteio dos quartos de final da Taça da Alemanha

O sorteio da Taça da Alemanha já foi realizado. Bayern Munique e Leipzig, primeiros lugares da Bundesliga, jogarão entre si.

De rajada: FC Porto marca 2 golos em espaço de 1 minuto

O FC Porto está a vencer o Tondela por 2-0 na jornada 13 da Primeira Liga. Samu Aghehowa e William Gomes fizeram os golos.

Celta de Vigo vai ao Santiago Bernabéu provocar hecatombe e vencer Real Madrid: eis os resultados do dia na La Liga

O Celta de Vigo foi ao Santiago Bernabéu vencer o Real Madrid. Vitória dos galegos na 15.ª jornada da La Liga.

Paulo Fonseca volta ao banco 9 meses depois na derrota do Lyon contra o Lorient: eis os resultados do dia na Ligue 1

O Lyon perdeu na visita ao terreno do Lorient. Jogo ficou marcado pelo regresso de Paulo Fonseca aos bancos após nove meses.

PUB

Mais Artigos Populares

Próximos adversários do Benfica na Champions League: Nápoles bate Juventus

O Nápoles venceu a Juventus por 2-1 na jornada 14 da Serie A. Rasmus Hojlund destacou-se com bis no jogo.

Ex-médio do Liverpool critica Salah: «Ao fazer isto, ele está a causar um problema à equipa, ao treinador e a tornar tudo sobre ele»

Atitude de Mohamed Salah foi criticada por Danny Murphy, antigo médio do Liverpool, depois do empate na Premier League.

Internacional e Santos conseguem a manutenção no Brasileirão: as equipas despromovidas

Realizaram-se durante a noite deste domingo a maioria dos encontros da última jornada do Brasileirão. Internacional e Santos conseguiram a manutenção.