WWE – O que é que está a acontecer?

- Advertisement -

27 de maio de 2020, a data de mais um evento desapontante da WWE na Arábia Saudita, com os combates obrigatórios por títulos, com a presença obrigatória de lendas e com a vitória obrigatória de Mansoor. Em suma, mais um evento típico daquele país.

O main-event era, no mínimo, curioso: Goldberg contra “The Fiend” Bray Wyatt pelo Universal Championship.

Após vários Spears e os kick-outs de Wyatt, Goldberg aplicou um golpe parecido com o Jackhammer e, dessa vez, The Fiend não conseguiu escapar. Tínhamos novo Universal Champion.

Após a estupefacção inicial, muitos fãs acabaram por perder a calma e deram voz à sua raiva. O que, na minha opinião, foi uma atitude compreensível.

Goldberg acabara de derrotar a melhor personagem que a WWE teve nos últimos cinco anos, que tinha sido construída de forma brilhante ao longo de quase um ano, através da fantástica “Firefly Fun House”.

Por outras palavras, um lutador de 53 anos derrotou, em três minutos, alguém que tinha todo o potencial para ser uma das figuras da WWE nos próximos anos.

Não é assim que o wrestling devia actuar. O modo de garantir a sua continuidade é criar novas estrelas quando as outras já estão velhas. Imagine-se que o Undertaker tinha perdido para Jimmy Snuka e Jake “The Snake” Roberts na Wrestlemania, e que durante o seu primeiro ano na empresa não ganhasse todos os combates em que o colocavam. Caso isso acontecesse, nunca teria chegado aos níveis míticos que a sua carreira atingiu.

Sinceramente, se Wyatt não tivesse perdido o título nesta ocasião, tal deveria acontecer na Wrestlemania frente a Roman Reigns, o que não ajudaria em nada os níveis de popularidade do “Big Dog”.

Agora, se querem mesmo que Reigns seja o maior babyface da empresa, o melhor é tornar Goldberg heel (se bem que é raro a WWE fazer isso com lendas em part-time). Já The Fiend enfrentará John Cena; talvez ainda tenha algo a dizer sobre as derrotas consecutiva que sofreu, em 2014, às mãos da então “cara” da empresa…

Para evitar este erro colossal, penso que The Fiend nunca deveria ter ganho o título. Desse modo evitar-se-ia o final ridículo do Hell in a Cell (e este final de reinado desastroso). Na altura, nem Rollins nem Wyatt deveriam perder, por isso colocá-los frente-a-frente foi uma má ideia.

Para terminar a história deste reinado, The Fiend fica com o curioso recorde de ser a primeira pessoa a conquistar um título mundial e a perdê-lo na Arábia Saudita.

De resto, quem sofreu mais, para além de The Fiend, foram os fãs que pagaram mais de 7.000 dólares pelo seu Universal Championship característico.

Claro que quando a WWE faz uma decisão deste género há sempre um grande número de fãs que dizem não ligar mais à empresa, avisando-a de que, se não tiver cuidado, ainda pode ser ultrapassada pela sua concorrência.

É verdade que, actualmente, existem várias alternativas à WWE, nomeadamente a All Elite Wrestling e a Nem Japan Pro-Wrestling. Ainda neste último Sábado, a AEW produziu um evento fantástico – o “Revolution” – onde o combate principal foi entre dois lutadores mal utilizados (de um ponto de vista criativo) pela WWE – Chris Jericho e Jon Moxley.

No entanto, creio ser improvável que algo mude. A WWE continuará a ser a maior empresa de wrestling do mundo, por largos anos. Mesmo que pelo caminho hajam eventos desapontantes, combates horríveis, e decisões de tirar a paciência a um santo.

Foto de Capa: WWE

Artigo revisto por Joana Mendes

Afonso Viana Santos
Afonso Viana Santoshttp://www.bolanarede.pt
Desde pequeno que o desporto faz parte da sua vida. Adora as táticas envolvidas no futebol europeu e americano e também é apaixonado por wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitórias no Atletismo e UFC – Diário do Mundial 2026 #24

França e Marrocos são os primeiros apurados para os quartos de final do Mundial 2026. Nos oitavos, vitórias sobre Paraguai e Canadá.

Todas as transmissões televisivas: onde ver os jogos dos oitavos de final do Mundial 2026 este domingo, 5 de julho?

Continuam a ser jogados os jogos dos oitavos de final do Mundial 2026. Sabe onde ver os jogos da noite deste domingo, 5 de julho.

Já está definido o 1º jogo dos quartos de final do Mundial 2026

França e Marrocos vão defrontar-se no primeiro jogo dos quartos de final do Mundial 2026. Chaveamento vai começando a ganhar forma.

França fura bloqueio do Paraguai e garante apuramento para os oitavos de final do Mundial 2026

A França venceu o Paraguai e está nos quartos de final do Mundial 2026. Vitória pela margem mínima apurou os franceses.

PUB

Mais Artigos Populares

Para ajudar o Benfica? Alvo dos encarnados é colega de antigo jogador das águias (que passou sem grande sucesso pela Luz)

Jakub Kaminski é o alvo do Benfica no mercado de verão. O extremo é colega de Luca Waldschmidt no Colónia.

Benfica pode seguir receita de sucesso do FC Porto

O FC Porto tem apostado em jogadores polacos, com os atletas a destacarem-se. O Benfica pode seguir o mesmo caminho.

Unai Simón: «Cristiano Ronaldo não é o mesmo de há uns anos

Unai Simón realizou a antevisão ao jogo entre Portugal e Espanha. O guarda-redes falou também de Cristiano Ronaldo, avançado luso.