📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Futsal | Portugal novamente no topo da Europa!

- Advertisement -

O futsal português já deixou de ser um dos países emergentes para se afirmar como um dos maiores colossos a nível planetário e Europeu, mais especificamente.

Pela segunda vez na história, depois do ano de 2011, voltamos a ter duas equipas na final four que, como o nome indica, terá quatro equipas a lutar pelo principal troféu a nível continental, a Liga dos Campeões de Futsal da UEFA.

Depois de duas vitórias relativamente tranquilas nos dois primeiros jogos, foi preciso sofrer um pouco mais no terceiro e último duelo, mas a história está feita e isso é o que mais importa.

Para concretizar um objetivo, dado que ambas as equipas eram as favoritas a passar nos seus grupos, realizados nos seus pavilhões em Lisboa, SL Benfica e Sporting CP tiveram que ultrapassar, respetivamente, Haladas VSE (Hungria, 8-3), Uragan Ivano-Frankovsk (Ucrânia, 4-0) e UD Levante (Espanha,3-2) e MNK Olmissum (Croácia, 3-1), Hovocubo (Países Baixos, 8-2) e Sinara Yekaterimburg (Rússua, 1-1).

Como o resultado indica, e eu tive o cuidado de colocar os jogos por ordem de realização, e as organizações optaram por ordenar os adversários por ordem crescente de dificuldade, contando que o apuramento se iria discutir entre Levante e as águias e entre leões e o Sinara, este dois últimos rivais seriam, na teoria, os adversários mais complicados nas contas do apuramento.

Apesar da grande surpresa logo no primeiro dia no grupo encarnado, com a vitória do Uragan sobre os espanhóis do Levante (5-3), o adversário do país vizinho foi aquele que criou mais dificuldades e problemas aos comandados de Pulpis que conseguiram o pleno de vitórias nesta ronda de Elite e seguiram para a ronda final que reúne as quatro melhores formações europeias em local a defini.

De referir que é o regresso a esta fase desde a época de 2015/16, ou seja, é a estreia do clube encarnado na final four desde que a prova mudou de nome para Liga dos Campeões de Futsal, em 2020/21 esteve na final eight, mas foi logo eliminado nos quartos-de-final, logo não esteve entre os quatro melhores.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Bem mais habituado a estes patamares nestes últimos anos, o Sporting CP, campeão em título, também segue em frente na competição, mas não conseguiu o pleno de vitórias, pois o derradeiro jogo acabou com um empate com a equipa do Sinara, divisão de pontos que não prejudicou o objetivo principal de avançar para a ronda decisiva, que os verde e brancos só falharam, com a denominação atual, em 2019/20.

Para completar o lote de equipas que seguem para esta fase, mais dois nomes de peso e cujo nome é bem reconhecido no mundo do futsal.

Na Rússia, apurou-se a equipa organizadora desta fase, o FK Tyumen, dos quatro apurados a única equipa que nunca ganhou esta prova anteriormente, tendo chegado ao quarto lugar em 2019/20, deixando para trás os cazaques do Kairat Almaty, os franceses do ACCS e os bielorussos do Viten Orsha.

Na República Checa, na cidade de Plzen, é o único emblema de futsal que não segue em frente, embora obviamente neste caso era algo expectável: passou o FC Barcelona, ficando pelo caminho os checos do SK interobal Plzen, os eslovenos do FK Dobovec e os belgas do Halle Gooik.

Promete ser uma ronda apaixonante, como sempre, mas ainda teremos que esperar até finais de Abril e início de Maio(28 ou 29 de Abril as meias-finais e 30 de Abril ou 1 de Maio a final e o 3º e 4º lugares).

Entretanto, ainda haverá muito futsal pelo meio, com a realização das provas nacionais e o Euro 2022 logo no mês de Janeiro, onde defendemos o título conquistado em 2018.

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Alarmes ligados o Bernabéu: defesa do Real Madrid sai lesionado e situação pode ser grave

Éder Militão saiu lesionado durante a primeira parte do encontro entre o Rea Madrid e o Celta de Vigo, jogo da La Liga.

Eric Dier elogia Sporting e diz: «Voltou a ser um clube que ganha muito»

Eric Dier deixou elogios ao Sporting. Defesa-central do AS Monaco passou pela formação e equipa principal dos leões.

Palmeiras de Abel Ferreira define sonho de mercado e quer ir ao Wolverhampton resgatar antiga estrela do Brasileirão

O Palmeiras quer contratar Jhon Arias. Jogador do Wolverhampton é o principal alvo do emblema às ordens de Abel Ferreira.

Eric Dier dirige-se ao Sporting: «Têm de ser rigorosos e defender muito bem, pois a qualidade do Bayern é incrível…»

Eric Dier fez a antevisão do Bayern Munique x Sporting. Defesa-central está no AS Monaco, mas passou pelas duas equipas.

PUB

Mais Artigos Populares

França e Marrocos disputam nacionalidade de jovem do Lille

França e Marrocos estão a disputar a nacionalidade de Ayyoub Bouaddi. O jovem joga no Lille e está dividido entre as duas nações.

Estrela da Amadora aproveita 2 expulsões do Arouca e distancia-se da zona de despromoção na Primeira Liga

O Estrela da Amadora venceu o Arouca na 13.ª jornada da Primeira Liga. Encontro marcado por duas expulsões nos arouquenses.

Alverca vence Nacional em jogo de final dramático e de grande penalidade falhada

O Alverca venceu o Nacional por 1-0 na jornada 13 da Primeira Liga. Marko Milovanovic marcou o golo decisivo na reta final.