📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Futsal | Portugal novamente no topo da Europa!

- Advertisement -

O futsal português já deixou de ser um dos países emergentes para se afirmar como um dos maiores colossos a nível planetário e Europeu, mais especificamente.

Pela segunda vez na história, depois do ano de 2011, voltamos a ter duas equipas na final four que, como o nome indica, terá quatro equipas a lutar pelo principal troféu a nível continental, a Liga dos Campeões de Futsal da UEFA.

Depois de duas vitórias relativamente tranquilas nos dois primeiros jogos, foi preciso sofrer um pouco mais no terceiro e último duelo, mas a história está feita e isso é o que mais importa.

Para concretizar um objetivo, dado que ambas as equipas eram as favoritas a passar nos seus grupos, realizados nos seus pavilhões em Lisboa, SL Benfica e Sporting CP tiveram que ultrapassar, respetivamente, Haladas VSE (Hungria, 8-3), Uragan Ivano-Frankovsk (Ucrânia, 4-0) e UD Levante (Espanha,3-2) e MNK Olmissum (Croácia, 3-1), Hovocubo (Países Baixos, 8-2) e Sinara Yekaterimburg (Rússua, 1-1).

Como o resultado indica, e eu tive o cuidado de colocar os jogos por ordem de realização, e as organizações optaram por ordenar os adversários por ordem crescente de dificuldade, contando que o apuramento se iria discutir entre Levante e as águias e entre leões e o Sinara, este dois últimos rivais seriam, na teoria, os adversários mais complicados nas contas do apuramento.

Apesar da grande surpresa logo no primeiro dia no grupo encarnado, com a vitória do Uragan sobre os espanhóis do Levante (5-3), o adversário do país vizinho foi aquele que criou mais dificuldades e problemas aos comandados de Pulpis que conseguiram o pleno de vitórias nesta ronda de Elite e seguiram para a ronda final que reúne as quatro melhores formações europeias em local a defini.

De referir que é o regresso a esta fase desde a época de 2015/16, ou seja, é a estreia do clube encarnado na final four desde que a prova mudou de nome para Liga dos Campeões de Futsal, em 2020/21 esteve na final eight, mas foi logo eliminado nos quartos-de-final, logo não esteve entre os quatro melhores.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Bem mais habituado a estes patamares nestes últimos anos, o Sporting CP, campeão em título, também segue em frente na competição, mas não conseguiu o pleno de vitórias, pois o derradeiro jogo acabou com um empate com a equipa do Sinara, divisão de pontos que não prejudicou o objetivo principal de avançar para a ronda decisiva, que os verde e brancos só falharam, com a denominação atual, em 2019/20.

Para completar o lote de equipas que seguem para esta fase, mais dois nomes de peso e cujo nome é bem reconhecido no mundo do futsal.

Na Rússia, apurou-se a equipa organizadora desta fase, o FK Tyumen, dos quatro apurados a única equipa que nunca ganhou esta prova anteriormente, tendo chegado ao quarto lugar em 2019/20, deixando para trás os cazaques do Kairat Almaty, os franceses do ACCS e os bielorussos do Viten Orsha.

Na República Checa, na cidade de Plzen, é o único emblema de futsal que não segue em frente, embora obviamente neste caso era algo expectável: passou o FC Barcelona, ficando pelo caminho os checos do SK interobal Plzen, os eslovenos do FK Dobovec e os belgas do Halle Gooik.

Promete ser uma ronda apaixonante, como sempre, mas ainda teremos que esperar até finais de Abril e início de Maio(28 ou 29 de Abril as meias-finais e 30 de Abril ou 1 de Maio a final e o 3º e 4º lugares).

Entretanto, ainda haverá muito futsal pelo meio, com a realização das provas nacionais e o Euro 2022 logo no mês de Janeiro, onde defendemos o título conquistado em 2018.

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.