Rio’2016: A culpa não é só deles, é de todos nós!

- Advertisement -

bola-na-rede-bnr-olimpico

O Rio’2016 acabou e Portugal não teve uma grande prestação, a verdade é esta. Partiu-se com boas esperanças mas os resultados, em alguns casos, não foram os melhores, apesar de algumas boas surpresas como José Carvalho no K1 Slalom.

Estivemos perto das medalhas em vários casos mas o facto é que apenas trouxemos uma medalha do Rio’2016, quando o objetivo seria duas, segundo o contrato-programa existente, logo não podemos dizer que tenha sido positiva a presença no Brasil.

Em Londres’2012 Portugal conseguiu uma prata e nove diplomas, enquanto este ano, no Rio’2016, conseguiu um bronze e 10 diplomas, um resultado que para as entidades oficiais é melhor e que tendo a concordar, apesar da medalha conquistada ser de um nível inferior. No entanto, no final saímos do Brasil como entrámos, uma medalha por edição, o que é manifestamente pouco, muito pouco, para um país como Portugal. A desculpa de país pequeno não pega, esta não é razão para tão poucas medalhas na nossa longa história olímpica.

Portugal ficou em último no ranking de medalhas Fonte: Google
Portugal ficou em último no ranking de medalhas
Fonte: Google

O certo é que agora a sociedade critica tudo e todos por apenas uma medalha, os Desportistas criticam tudo e todos pela falta de condições mas na realidade ninguém faz nada para mudar esta situação.

As expectativas saíram defraudadas mais uma vez, como saíram em 2012, mas porquê? A maioria culpa a falta de condições de treino e de apoios monetários, são importantes, sim, mas não são únicas, são talvez apenas uma das partes mais visíveis do problema, que, infelizmente, penso que agora só voltará a ser levantado no pós Tóquio’2020, quando nos voltarmos a perguntar porque não obtivemos bons resultados, esquecendo que não fizemos nada enquanto sociedade para mudar os resultados.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ange Postecoglu e o regresso de Cristiano Ronaldo: «Teve 30 minutos excelentes»

Cristiano Ronaldo regressou ao ativo pelo Al Nassr, estreando-se a marcar em 2026/27, depois de saltar do banco aos 62 minutos.

Liga 3: Fafe empata com o Vitória SC B e ambos desperdiçam oportunidade para saltar para o topo da tabela

O Fafe não foi além do empate a um golo na receção ao Vitória SC B, num jogo referente à terceira jornada da Liga 3.

FC Porto e Arouca na frente da Primeira Liga 2026/27: Onde ver o duelo?

O FC Porto e o Arouca enfrentam-se este domingo para a terceira jornada da Primeira Liga. Sport TV 1 vai transmitir o jogo.

Al Wasl de Rui Vitória volta a vencer nos Emirados e Al-Gharafa de Pedro Marting entra a vencer na Liga do Catar

O Al Wasl derrotou o Ittihad Kalba por 3-0 na 2.ª jornada da Liga dos Emirados e o Al Gharafa superou o Al Shahaniya por 2-1 na ronda inaugural da Liga do Catar.

PUB

Mais Artigos Populares

Agente de Santiago Giménez põe fim à especulação sobre o futuro: Avançado chega a acordo com o FC Porto

Rafaela Pimenta, agente de Santiago Giménez, confirmou a informação avançada por Fabrizio Romano sobre o acordo com o FC Porto.

Arsenal vence Coventry City e entra com o pé direito na Premier League

O Arsenal venceu em casa o Coventry City por 3-0 no primeiro jogo da Premier League. Edição 2026/27 já começou.

Marselha atropela o Estrasburgo de Hugo Oliveira e Diogo Sousa na abertura da Ligue 1

Na estreia de Hugo Oliveira e Diogo Sousa, o Estrasburgo foi batido por 4-0 no terreno do Marselha. Jogo inaugurou a temporada na Ligue 1.