Rio’2016: A culpa não é só deles, é de todos nós!

- Advertisement -

bola-na-rede-bnr-olimpico

O Rio’2016 acabou e Portugal não teve uma grande prestação, a verdade é esta. Partiu-se com boas esperanças mas os resultados, em alguns casos, não foram os melhores, apesar de algumas boas surpresas como José Carvalho no K1 Slalom.

Estivemos perto das medalhas em vários casos mas o facto é que apenas trouxemos uma medalha do Rio’2016, quando o objetivo seria duas, segundo o contrato-programa existente, logo não podemos dizer que tenha sido positiva a presença no Brasil.

Em Londres’2012 Portugal conseguiu uma prata e nove diplomas, enquanto este ano, no Rio’2016, conseguiu um bronze e 10 diplomas, um resultado que para as entidades oficiais é melhor e que tendo a concordar, apesar da medalha conquistada ser de um nível inferior. No entanto, no final saímos do Brasil como entrámos, uma medalha por edição, o que é manifestamente pouco, muito pouco, para um país como Portugal. A desculpa de país pequeno não pega, esta não é razão para tão poucas medalhas na nossa longa história olímpica.

Portugal ficou em último no ranking de medalhas Fonte: Google
Portugal ficou em último no ranking de medalhas
Fonte: Google

O certo é que agora a sociedade critica tudo e todos por apenas uma medalha, os Desportistas criticam tudo e todos pela falta de condições mas na realidade ninguém faz nada para mudar esta situação.

As expectativas saíram defraudadas mais uma vez, como saíram em 2012, mas porquê? A maioria culpa a falta de condições de treino e de apoios monetários, são importantes, sim, mas não são únicas, são talvez apenas uma das partes mais visíveis do problema, que, infelizmente, penso que agora só voltará a ser levantado no pós Tóquio’2020, quando nos voltarmos a perguntar porque não obtivemos bons resultados, esquecendo que não fizemos nada enquanto sociedade para mudar os resultados.

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tribuna VIP: Desilusão ou ilusão?

João Prates está na Tribuna VIP do Bola na Rede. É treinador de futebol, licenciado em Psicologia do Desporto e está no seu espaço de opinião no nosso site.

Famalicão anuncia Carlos Carvalhal como sucessor de Hugo Oliveira

Carlos Carvalhal foi oficializado como o novo treinador do Famalicão. Técnico português assinou um contrato válido por apenas uma temporada.

Oficial: Hugo Oliveira deixa o Famalicão e assume o comando do Estrasburgo

Este sábado, o Estrasburgo anunciou a contratação de Hugo Oliveira. Treinador português deixou o Famalicão ao fim de duas temporadas.

PUB

Mais Artigos Populares

Wallace Yan e o golo da vitória frente ao Benfica: «Graças a Deus, ele deu-me uma segunda chance»

Wallace Yan mostrou-se muito emocionado após apontar o golo da vitória no Benfica x Flamengo. Jovem de 21 anos agradeceu a Deus.

Granit Xhaka e a expulsão de Breel Embolo: «Se fosse 11 contra 11, teríamos conseguido acompanhá-los»

Granit Xhaka refletiu sobre a derrota da Suíça frente à Argentina nos quartos-de-final do Mundial 2026 e criticou a decisão de João Pinheiro.

Benfica com problema por resolver: Torino não aciona opção de compra por lateral

Rafael Obrador está de saída do Benfica após o Torino não acionar a opção de compra pelo lateral fixada em 9 milhões de euros.