NFL | Trevor Lawrence: O “prospect” perfeito?

- Advertisement -

Com 1.98m, 100kg, um braço forte e preciso, e a capacidade de liderar os seus colegas de equipa, Trevor Lawrence entrou para o Draft da NFL 2021 como um dos “candidatos” com melhor classificação nos rankings criados pelos analistas norte-americanos.

Proveniente da Universidade de Clemson, o quarterback de 21 anos assumiu-se como um dos melhores jogadores do futebol americano universitário e um dos mais talentosos na sua posição.

Em três anos com os Clemson Tigers, Trevor Lawrence colecionou títulos e destaques estatísticos. Para além do título nacional em 2018, do prémio de rookie (2018) e jogador do ano (2020), lançou para 90 touchdowns e mais de 10.000 jardas, aos quais se podem adicionar 18 em corrida e 943 jardas.

Selecionado com a primeira escolha do Draft, o nome do jovem nascido no Tennessee em outubro de 1999 é de conhecimento geral desde 2015, quando se encontrava no seu segundo ano do secundário. Entre 2014/15 e 2017/18, Lawrence venceu dois campeonatos estatais, contabilizou 161 touchdowns e 13.902 jardas e sofreu apenas três derrotas em 46 partidas, demonstrando todas as qualidades que depois aprimorou sob o comando de Dabo Swinney, treinador de Clemson.

Apesar da atenção dos media, do peso de ser a escolha número um do Draft e da pressão de ser visto como um talento geracional que tem que mudar o destino dos Jaguars, Lawrence quebra com o estereótipo do “competidor invertebrado que apenas pensa na sua modalidade e nada mais existe”.

Como o próprio afirmou em entrevista à revista norte-americana Sports Illustrated: “Não tenho esta sensação de que todos me querem apanhar e tenho que mostrar que os haters estão errados. Não o tenho, não o posso forçar e não o quero. Há mais na vida para além do futebol americano”.

Estas palavras do jovem de 21 anos são uma das razões para acreditar que Jacksonville acertou em cheio com a sua escolha. A posição de quarterback é das mais complexas e importantes de todo o desporto. A pressão e exigência atingem níveis altíssimos e por vezes vemos atletas chegarem à Liga e tentarem forçar algo que não existe em si ou criarem personalidades distintas das suas de forma a passar uma imagem falsa – uma receita para o desastre.

Ao mostrar-se seguro de si mesmo e admitir que quer ser o melhor, mas que a sua vida não depende e não roda em torno disso, o jovem atleta demonstra que está preparado para lidar e aguentar com o escrutínio que sofrerá quando as coisas, inevitavelmente, correrem mal.

A missão de Trevor Lawrence não é fácil – os Jaguars contabilizam 12 vitórias e 36 derrotas nas últimas três épocas – mas o talento está lá e a capacidade de lidar com a pressão também. O quarterback é um líder nato e o seu impacto, caso tudo corra como é esperado, será imediato.

Foto de capa: Clemson Football

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Leonardo Costa Bordonhos
Leonardo Costa Bordonhoshttp://www.bolanarede.pt
É jornalista desportivo e o andebol e o futebol foram o seu primeiro amor. Com o passar do tempo apaixonou-se também pelo basquetebol e futebol americano, e neste momento já não consegue escolher apenas um                                                                                                                                                 O Leonardo não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Aston Villa já decidiu e vai fazer frente ao Benfica por João Palhinha: eis a proposta que vai ser apresentada

O Aston Villa já decidiu e vai apresentar uma proposta ao Bayern Munique para garantir a contratação de João Palhinha.

Inglaterra x Argentina entra na história pelos piores motivos e bate recorde nos Mundiais

Inglaterra e Argentina defrontam-se nas meias-finais do Mundial 2026. O jogo não teve qualquer remate nos primeiros 30 minutos.

José Mourinho está ‘apaixonado’: jovem do Real Madrid de apenas 16 anos convence o treinador português

Cherif Fofana é um dos nomes que já convenceu José Mourinho no Real Madrid. O médio tem apenas 16 anos de idade.

FC Porto surpreende e apresenta treinador para o futsal: técnico venceu todos os jogos em 2025/26

André Pereira foi confirmado durante esta quarta-feira como novo treinador do FC Porto, mantendo-se na estrutura dos azuis e brancos.

PUB

Mais Artigos Populares

Boas notícias para Marco Silva: eis as datas para os regressos de Amar Dedic e Tomás Araújo ao Benfica

Amar Dedic e Tomás Araújo vão regressar ao Benfica em breve, podendo atuar contra o St. Gallen, para a Europa League.

Benfica com concorrência: proposta de 15 milhões de euros está a ser preparada por Darío Osorio

O Benfica está interessado em Darío Osorio no mercado de transferências. O extremo também é alvo do Trabzonspor.

Surpresa: imprensa internacional revela que João Félix foi oferecido ao Besiktas

João Félix pode abandonar o Al Nassr no mercado de transferências de verão. O avançado foi oferecido ao Besiktas.