Palavras de guarda-redes

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Os guarda-redes são bichos estranhos, cada um tem as suas manias muito pessoais, mas todos eles são corpos externos à equipa. Há o mundo da equipa, onde todos trabalham em conjunto, e depois há o mundo solitário do guarda-redes, que luta a sua luta individual, contra os seus vilões individuais. Por isso, quando um guarda-redes tem algo a dizer sobre o desempenho dos seus colegas, eles ouvem com atenção. É porque alguma fizeram para perturbá-lo no seu mundo.

Primeiro Período: Frustração em Toronto.

Fredrik Andersen, o estoico guarda-redes dos Toronto Maple Leafs, não mediu as palavras no fim da dececionante derrota por 3-2 frente aos Philadelphia Flyers, um jogo em que os Leafs deixaram escapar uma vantagem de dois golos no terceiro período. “Temos que perceber quem se quer comprometer a jogar para a equipa”, disse o dinamarquês sem apontar nomes. Deixou também no ar a ideia de que há mais jogadores descontentes no balneário. “Sim, não sou só eu, há outros no banco também. É frustrante não estar no powerplay e ver aquele tipo de jogada”, uma alusão clara ao segundo golo dos Flyers, em shorthand, que deu início à reviravolta. Quem é que não estava nesse powerplay? Auston Matthews.

A frustração já se espalhou para fora do balneário. Os resultados não ajudam. A vitória sobre os Ottawa Senators, no passado sábado, foi a primeira registada no tempo regulamentar desde 28 de Dezembro. Mas o que custa mais a processar é a falta de golos de uma equipa que, no início do ano, parecia ser imparável do ponto de vista ofensivo. No mês de Janeiro, os Leafs só marcaram três ou mais golos duas vezes, as duas contra os Senators. Desapareceu a velocidade, a magia e a criatividade. Os Leafs são agora uma equipa previsível e passiva. O pior é que parece ser intencional.

Mike Babcock, treinador dos Toronto Maple Leafs Fonte: NHL
Mike Babcock, treinador dos Toronto Maple Leafs
Fonte: NHL

Leo Komarov é o terceiro jogador com mais minutos no mês de Janeiro, subindo quase três em relação ao início da temporada, apesar de ter apenas 13 pontos em 49 jogos. Roman Polak está de pedra e cal na defesa e a jogar minutos importantes.  Não é só por aí que se percebe que há intenção, é também pelas declarações de Babcock. Após a derrota no prolongamento frente aos St. Louis Blues, jogo em que os Leafs marcaram apenas um golo, Babcock disse sobre o lance que decidiu a partida: “If you cheat for offense, you lose.” Perdeste 2-1, Mike. O problema é o um, não o dois.

Felizmente para os Leafs, a concorrência pelo terceiro lugar na Divisão Atlântica está bem longe, mas a tendência não deixa de ser preocupante. Se a esterilização do ataque dos Leafs é intencional, qual é o objetivo? Ensinar a equipa a defender melhor? Como é suposto os jovens aprenderem se estão a ser preteridos em favor dos veteranos? São perguntas a que Babcock terá que responder até ao fim da época regular. Ele pode ser o treinador mais bem pago da liga, mas não está imune a críticas, especialmente se os adeptos acharem que a equipa não está a aproveitar todo o seu potencial.

Tiago Pinto Martins
Tiago Pinto Martinshttp://www.bolanarede.pt
Nice guy, tries hard, loves the game" é a bio do bi-campeão da Stanley Cup Phil Kessel no Twitter, mas podia, com a mesma precisão, descrever o Tiago. Deixou-se deslumbrar pela NHL quando, em adolescente, viu dois adultos ao soco em cima de patins pela primeira vez. Desde entanto, cresceu e passou a apreciar outros aspectos deste magnífico desporto. Espera transmitir esta paixão a outras pessoas.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Belos e Bielos | Braga x Dínamo Minsk

Sem ser uma equipa desconhecida, longe disso, o facto de estar num segundo plano no que toca ao protagonismo português lá fora, continua a dar ao Braga uma misticidade e presença que outros clubes não conseguem ter.

Benfica já iniciou os contactos com o Bayern Munique por João Palhinha e conhece o preço exigido pelo médio

O Bayern Munique pede 25 milhões de euros por João Palhinha. O Benfica já abriu vias de contacto e realizou sondagens.

Cláudio Braga regressa a Portugal e não esconde sentimento especial em defrontar o Benfica: «Às vezes é mesmo difícil acreditar que cheguei onde chegue»

Cláudio Braga fez a antevisão do jogo da 2.ª pré-eliminatória. Benfica e Hearts defrontam-se na caminhada até à Europa League.

Wouter Vrancken lança candidatura do Hearts a surpreender o Benfica com elogios: «Há muitas qualidades nesta equipa»

Wouter Vrancken fez a antevisão do jogo da 2.ª pré-eliminatória. Benfica e Hearts defrontam-se na caminhada até à Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Mallorca goleia PSG por 3-0 e mete equipa de Luis Enrique em alerta vermelho na pré-época

O Mallorca recebeu e venceu o PSG por 3-0 no primeiro jogo de pré-temporada dos parisienses. Ainda não houve portugueses em campo.

Real Bétis surpreende Arsenal e garante vitória clara contra os vencedores da Premier League na pré-época

O Real Bétis venceu o Arsenal por 3-1 sem contestação num duelo da pré-temporada. Jogo realizou-se em Dublin, na Irlanda.

Juventus de Ana Capeta e Tatiana Pinto sofre para se valer do favoritismo e elimina Torreense da caminhada para a Champions League Feminina

A Juventus venceu o Torreense na 2.ª pré-eliminatória a caminho da Champions League Feminina. Equipa transalpina segue em frente.