Os momentos mais impactantes de 2020 | Modalidades

- Advertisement -

ANDEBOL

Fonte: FAP

França 25 – Portugal 28 – Bastou entrar nas primeiras semanas deste ano civil para encontrar o momento que marcou o ano no Andebol em Portugal. Mas para melhor entender esta história, é preciso regressar a abril de 2019, quando Portugal venceu a França em Guimarães na Qualificação para o Euro 2020. Este já foi, na altura, um resultado histórico, que colocou Portugal na rota do seu primeiro Campeonato Europeu em mais que uma década (podes sempre recordar esse jogo aqui e aqui).

Coincidência, ou não, exatamente nove meses depois França e Portugal voltaram-se a encontrar, desta vez na primeira jornada do seu grupo no Euro 2020. Com a seleção de Portugal de volta a um Europeu 14 anos depois e a seleção francesa já experiente nestes palcos (três vezes campeã europeia) poucos imaginavam que se repetisse o sucedido. No entanto, com o desenrolar do jogo, percebeu-se que a história seria outra.

Apoiada na excelente exibição de André Gomes, Rui Silva e Alfredo Quintana, a equipa comandada por Paulo Jorge Pereira foi tornando o sonho realidade e conseguiu, pela segunda vez consecutiva, levar de vencida a poderosa França, dando início aquele que seria uma prestação histórica num Europeu, conquistando o direito de estar presente na qualificação para os Jogos Olímpicos (agora de) 2021, onde vai, mais uma vez, defrontar a França.

Excecionalmente, o ano de 2020 foi um dos melhores do passado recente para o Andebol em Portugal. Além da prestação no Euro 2020, ainda assegurou a presença no Mundial 2021 que se vai realizar daqui algumas semanas. Podia ter sido ainda melhor, se a pandemia não tivesse levado ao adiamento dos Jogos Olímpicos, onde Portugal vai ter uma hipótese de participar no próximo ano. Esperamos, então, que se cumpra o ditado “não há duas sem três” e que, mais uma vez, Portugal leve vencida a seleção francesa.

Leonardo Costa Bordonhos e Pedro Palma

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

À atenção do Benfica: como joga o novo Real Madrid de Álvaro Arbeloa?

Há, no jogo do Real Madrid, um mundo de distâncias entre a primeira e a segunda versão que se apresentaram no Benfica. Não de intenções, necessariamente, mas de consequências aplicadas em campo.

A real oportunidade | Real Madrid x Benfica

Depois de dois jogos eletrizantes entre Real Madrid e Benfica (relativos à última jornada da fase de Liga e primeira mão do play-off), o Estádio Santiago Bernabéu vai ser palco das decisões, onde só uma turma irá garantir o passaporte para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Braga reage à tomada de posição do Governo: «As conclusões apresentadas resultam de uma análise parcial»

O Braga criticou o silêncio do Governo após o Secretário de Estado do Desporto ter apoiado o veto da PSP à coreografia no dérbi do Minho. O clube reclama que ainda não obteve resposta aos pedidos de reunião enviados às autoridades

CBF pretende renovar com Carlo Ancelotti: «Temos a melhor matéria-prima»

Carlo Ancelotti está prestes a renovar o seu contrato como selecionador do Brasil até ao Mundial 2030. O presidente da CBF revelou que a assinatura depende de ajustes burocráticos e jurídicos.

PUB

Mais Artigos Populares

«Só vamos entender o tamanho do que o Vinícius Júnior fez nestes anos daqui a uma década»: a perspetiva da jornalista Tati Mantovani e...

Vinícius Júnior é um dos destaques mundiais na luta contra o racismo. A jornalista Tati Mantovani enquadra o extremo brasileiro neste cenário.

Neymar não vai ser convocado para os últimos jogos particulares antes do Mundial 2026

Neymar não vai ser convocado para os jogos particulares da seleção do Brasil frente à França e à Croácia. Esta é a última convocatória antes do Mundial 2026.

Telma Encarnação dispensada da Seleção Nacional e já tem substituta definida

Telma Encarnação foi dispensada da Seleção Nacional devido a problemas físicos. A avançada foi dada como inapta pela Unidade de Saúde e Performance da FPF e foi rendida por Alícia Correia.