Os momentos mais impactantes de 2020 | Modalidades

- Advertisement -

ANDEBOL

Fonte: FAP

França 25 – Portugal 28 – Bastou entrar nas primeiras semanas deste ano civil para encontrar o momento que marcou o ano no Andebol em Portugal. Mas para melhor entender esta história, é preciso regressar a abril de 2019, quando Portugal venceu a França em Guimarães na Qualificação para o Euro 2020. Este já foi, na altura, um resultado histórico, que colocou Portugal na rota do seu primeiro Campeonato Europeu em mais que uma década (podes sempre recordar esse jogo aqui e aqui).

Coincidência, ou não, exatamente nove meses depois França e Portugal voltaram-se a encontrar, desta vez na primeira jornada do seu grupo no Euro 2020. Com a seleção de Portugal de volta a um Europeu 14 anos depois e a seleção francesa já experiente nestes palcos (três vezes campeã europeia) poucos imaginavam que se repetisse o sucedido. No entanto, com o desenrolar do jogo, percebeu-se que a história seria outra.

Apoiada na excelente exibição de André Gomes, Rui Silva e Alfredo Quintana, a equipa comandada por Paulo Jorge Pereira foi tornando o sonho realidade e conseguiu, pela segunda vez consecutiva, levar de vencida a poderosa França, dando início aquele que seria uma prestação histórica num Europeu, conquistando o direito de estar presente na qualificação para os Jogos Olímpicos (agora de) 2021, onde vai, mais uma vez, defrontar a França.

Excecionalmente, o ano de 2020 foi um dos melhores do passado recente para o Andebol em Portugal. Além da prestação no Euro 2020, ainda assegurou a presença no Mundial 2021 que se vai realizar daqui algumas semanas. Podia ter sido ainda melhor, se a pandemia não tivesse levado ao adiamento dos Jogos Olímpicos, onde Portugal vai ter uma hipótese de participar no próximo ano. Esperamos, então, que se cumpra o ditado “não há duas sem três” e que, mais uma vez, Portugal leve vencida a seleção francesa.

Leonardo Costa Bordonhos e Pedro Palma

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Novo escândalo na arbitragem italiana: chefes de arbitragem e do VAR demitem-se após investigação por fraude desportiva

Gianluca Rocchi, nomeador de árbitros da Serie A e da Serie B, está a ser investigado. Em causa, alegado envolvimento em fraude desportiva.

Às portas do juízo final | Estrela da Amadora x FC Porto

Vindo de três derrotas consecutivas, o Estrela da Amadora recebe o FC Porto em mais um teste muito complicado para os comandados de João Nuno

Benfica define recorde e fica invicto pela 1ª vez em 31 jornadas na mesma edição da Primeira Liga

O Benfica alcançou a invencibilidade em 31 jornadas na Primeira Liga. Esta é a maior sequência da história encarnada.

FC Porto ainda pode igualar o recorde de pontos na Primeira Liga

O recorde de pontos na Primeira Liga (91) foi estabelecido pelo FC Porto de Sérgio Conceição em 2021/22. A quatro jornadas do fim, dragões têm 79 pontos.

PUB

Mais Artigos Populares

Besiktas avança com 30 milhões de euros para ter mais um internacional português no plantel

O Besiktas está de olho na contratação de João Palhinha. Médio está emprestado pelo Bayern Munique ao Tottenham.

José Mourinho atinge marca redonda pelo Benfica na vitória diante do Moreirense

No Benfica x Moreirense, José Mourinho chegou aos 50 jogos no comando técnico dos encarnados: 11 em 2000/01 e 38 em 2025/26.

João Carvalho eleito o novo presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol

João Carvalho vai suceder Manuel Fernandes na presidência da FPB, após receber 2/3 dos votos, batendo o adversário Carlos Barroca.