Publicidade

A desvalorização dos torneios na relva | Ténis

Filipe Torres · 3 min

Wimbledon Torneio Relva
Foto: Wimbledon

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

modalidades cabeçalho

A época menos valorizada para os fãs da modalidade. A relva é sinónimo de alegria no futebol e em outras modalidades, mas não é assim tanto para vários fãs do Ténis.

Numa altura em que o Wimbledon, o torneio mais prestigiante realizado na relva, está a ser muito criticado, devido à exclusão dos tenistas russos e bielorussos e por não haver pontos em disputa para o ranking. Todavia, esses jogadores vão poder disputar o US Open, o último Grand Slam do ano.

Mas a desvalorização não começou aqui. Desde o ATP 250 até aos Grand Slams, apenas há oito torneios realizados na relva: Estugarda, ‘s-Hertogenbosch, Maiorca, Newport e Eastbourne (250); Halle e Queen’s (500); e Wimbledon (Grand Slam). Não há qualquer torneio realizado na relva na categoria ATP 1000!

Por ser um piso totalmente diferente aos restantes, é muito complicado ter torneios na relva. Porém, a ATP podia realizar mais torneios na relva. Muitos tenistas decidem desistir da época na relva para se fixarem na terra batida e/ou no piso duro.

Há uns anos, Roger Federer dominava o Wimbledon e agora não participa desde 2019 – onde chegou à final e quase ganhou o que seria seu 21.º Grand Slam e o 9.º no maior torneio britânico – devido às lesões. Em 2022, alguns membros do top 10 não vão jogar em Wimbledon: Daniil Medvedev, Andrey Rublev, Alexander Zverev e Rafael Nadal (possivelmente).

Na semana passada, houve uma grande surpresa. Tim Van Rijthoven, um jogador que nunca tinha conquistado qualquer vitória num torneio ATP, conquistou o ATP s’Hertogenbosch após ter derrotado jogadores como Taylor Fritz, Félix Auger-Aliassime e Daniil Medvedev, que tornou-se novamente o número um mundial esta segunda-feira.

O tenista neerlandês ganhou um Wildcard da organização de Wimbledon para entrar diretamente na quadra principal do torneio britânico. Seria muito difícil ver um tenista, que estava fora do top 200, fazer algo semelhante na terra batida ou no piso duro.

No torneio Queen’s, em Londres, Casper Ruud, finalista derrotado no Roland-Garros, foi eliminado logo na primeira ronda por Ryan Peniston, que conquistou um Wildcard para jogar na quadra principal.

São alguns exemplos de que os principais jogadores não têm os melhores resultados na relva. Todavia, temos de ver o lado positivo: os jogadores menos conhecidos conseguem resultados históricos e sobem drasticamente no ranking.

Infelizmente, para esses jogadores e para os mais conhecidos, o desempenho em Wimbledon apenas vai dar um Grand Slam e muito dinheiro: no total, vão ser distribuídos cerca de 35 milhões de euros, um recorde no torneio mais prestigiante na relva. Podemos ver o primeiro Grand Slam da carreira de um dos tenistas este ano.

No próximo ano, possivelmente, o cenário vai ser muito diferente. A ATP e a organização de Wimbledon devem voltar a fazer as pazes e vão sentir motivação extra para o torneio.

Filipe Torres

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

FC Copenhaga 3-0 Braga | E o Gverreiro gelou

O Copenhaga nunca tinha ganho no Parken a um opositor português. Vindos da pior época da sua história (sétimo lugar interno, disputa da fase de manutenção), aos dinamarqueses resta fazer pela vida para reassumir a dianteira do seu futebol. No fim-de-semana, a derrota no terreno do Midtjylland encurtara a vantagem no topo para apenas dois pontos – poderia esse tropeção adornar o encontro com o Braga de importância extra? Pareceu definitivamente que sim, dada a energia com que a equipa de Bo Svensson entrou a pressionar Gverreiros. O ímpeto, típico de anfitrião em jogo europeu, não deveria assustar arsenalistas, tão ou mais habituados que o Copenhaga a contexto internacional. E, mesmo por isso, passando a primeira onda de histeria, o jogo acalmou. No meio do marasmo ainda surgiu oportunidade para balançar as redes portuguesas, mas Travassos estava concentrado e salvou golo certo. O agressivo 4-2-3-1 de Bo Svensson (2,4 golos por jogo na Superligaen e 17 golos nos play-offs da Conferência) era manietado pelo 3-5-2 híbrido de Carlos Vicens, com o miolo Moutinho-Tiknaz-Gorby a ganhar ascendente na luta física e na luta pela posse de bola. No apito final da primeira metade, os portugueses contavam com 63%, superioridade notável ao nível do passe (301 completos para 169) e mais oportunidades reais de aproximação à outra baliza.

Pedro Cantoneiro · 2 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.