Australian Open 2023 | Djokovic e Nadal contra a nova geração

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

A quadra oficial do primeiro Grand Slam do ano está prestes a começar. Depois de um ano muito imprevisível, entramos num novo capítulo da modalidade. Na última edição do Australian Open, Novak Djokovic, o “rei” do país, tem autorização para voltar ao torneio após ter sido impedido por se recusar a vacinar contra a Covid-19.

O vencedor da última edição, Rafael Nadal, é o principal cabeça-de-série da competição, após a desistência do número um do ranking ATP, Carlos Alcaraz. É o primeiro Australian Open sem Roger Federer – o outro elemento do Big 3 – em atividade, após a sua retirada no final de 2022.

Em relação ao número de portugueses em prova, vamos ter dois tenistas na quadra principal da competição, João Sousa e Nuno Borges.

OS PRINCIPAIS FAVORITOS

Mais um ano, mais uma vez Rafael Nadal e Novak Djokovic são os principais favoritos de um Grand Slam. Os “velhos” estão imortalizados no topo da história da modalidade.

Novak Djokovic venceu a principal prova da Austrália em nove ocasiões – o recordista da competição – e está à procura do 22.º título de Grand Slam para igualar o recorde de Rafael Nadal. Por outro lado, Nadal está à procura do segundo título consecutivo e quer alargar o atual recorde de número de Grand Slams conquistados por um tenista masculino.

Os dois tenistas apenas podem se defrontar na final da competição, caso os dois cheguem ao último jogo da prova.

OS OUTROS NOMES POSSÍVEIS

Além de Djokovic e Nadal, também há outros nomes a ter em conta para este ano: Daniil Medvedev, Casper Ruud, Alexander Zverev, Stefanos Tsitsipas, Matteo Berrettini, Taylor Fritz, Jannik Sinner e Nick Kyrgios.

Sinner e Kyrgios são dois nomes que muitos poderão não colocar na lista de possíveis vencedores, mas acredito que os dois apresentam condições favoráveis para chegarem longe na competição.

O tenista italiano esteve em grande nível no US Open e apenas foi eliminado por Carlos Alcaraz, no melhor jogo do último ano. Jannik Sinner é um dos futuros nomes da modalidade e poderá solidificar o seu estatuto na Austrália.

Nick Kyrgios é um dos grandes nomes do país anfitrião. Após uma grande exibição em Wimbledon, e com o apoio dos adeptos do seu país, acredito que o tenista australiano chegará longe na competição.

HÁ DOIS PORTUGUESES NA COMPETIÇÃO

João Sousa e Nuno Borges são os únicos portugueses em prova na competição. Em relação a 2022, este ano temos a adição do atual número 112 do ranking ATP, Nuno Borges. Na última edição do Australian Open, João Sousa foi eliminado na primeira ronda por Jannik Sinner, após ter sido sorteado como lucky loser.

No sorteio da primeira ronda, nenhum dos dois portugueses teve sorte. Nuno Borges vai defrontar o atual número 44 do ranking ATP, Lorenzo Sonego, e João Sousa vai jogar frente ao atual número 26 do ranking, Roberto Bautista-Agut. Mais um ano com um sorteio pouco favorável aos atletas portugueses.

A melhor prestação de tenistas portugueses no Australian Open foi uma presença na terceira ronda da competição concretizada por Frederico Gil (2012) e João Sousa (2015, 2016 e 2019).

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Águia aponta às estrelas | Benfica x Estrela da Amadora

De regresso de Turim, o Benfica continua a sua ‘caça aos rivais’ e, mesmo voando baixo, aponta às estrelas, ou melhor, à estrela solitária da Amadora.

Matheus Reis volta a desperta cobiça no Brasil e há 2 equipas interessadas no defesa do Sporting

O Corinthians e o Santos estão interessados na contratação de Matheus Pereira. Os dois clubes do Brasileirão pretendem o defesa do Sporting a custo zero.

Josué Souza deixa o CD Nacional está de regresso ao Brasil para representar o Democrata

Josué Souza é o novo reforço do Democrata. O médio de 20 anos não entra nas contas de Tiago Margarido e seguiu para o Brasil.

Kotaro Nagata está de regresso ao Oliveirense

Kotaro Nagata é o mais recente reforço do Oliveirense. O médio japonês chega por empréstimo até ao final da temporada, proveniente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Genoa anuncia contratações de Tommaso Baldanzi e Nils Zatterstrom

Esta sexta feira, o Genoa apresentou Tommaso Baldanzi e Nils Zatterstrom como novos reforços. Os dois jogadores foram emprestados até ao final da época.

Hansi Flick aborda mercado de transferências do Barcelona em janeiro: «Tomámos as decisões certas»

Esta sexta feira, na antevisão do jogo do Barcelona frente ao Real Oviedo, Hansi Flick abordou as eleições presidências dos culés e elogiou as decisões tomadas pela direção do clube no último ano e meio.

Barcelona está de olho na contratação de prodígio neerlandês

Juwensley Onstein pode ser reforço do Barcelona. As qualidades do defesa central neerlandês agradam à estrutra blaugrana que está à procura de fechar o negócio.