Novak Djokovic x Australian Open | Um dos maiores casos da modalidade

- Advertisement -

No mundo do Ténis, o ano está a começar com o pé esquerdo: Novak Djokovic, número um do ranking ATP, está a ser quase barrado do primeiro Grand Slam do ano, o Australian Open. O tenista sérvio é um dos principais nomes do Desporto que ainda não tomou a vacina contra a Covid-19 e está a ter vários problemas para poder participar no torneio.

A história é longa: Novak Djokovic testou positivo no dia 16 de dezembro, pela segunda vez. Agora, houve dois problemas graves: participou em dois eventos, sem máscara, um no dia seguinte com várias crianças e outro, no dia 18, numa entrevista para o jornal L’Equipe.

A atitude do sérvio está a ser bastante contestada nas redes sociais, o mesmo já pediu desculpa, afirmou que se sentiu obrigado a dar a entrevista e que, depois de pensar muito, foi um erro humano. Todavia, não é apenas isso que está a ser falado.

A principal ocorrência foi o interrogatório a Djokovic no aeroporto de Melbourne, umas horas depois de ter postado uma fotografia nas redes sociais a dizer que estava a caminho da Austrália.

Ora, Novak Djokovic, supostamente, não levou um visto com a isenção médica necessária e ficou decidido que o caso seria decidido no tribunal.

No primeiro julgamento, o juiz decidiu que não era razoável anular a entrada de Djokovic no país, pois o número um mundial devia ter tido mais tempo para clarificar a resposta e ficou sem esse direito, quando Djokovic tinha menos de três horas para dar uma resposta.

Apesar dessa primeira resposta, o Governo australiano não decidiu e não quer autorizar a participação do sérvio no torneio australiano e decidiu cancelar, novamente, o visto do sérvio, ou seja, poderá ser deportado e não poderá entrar no país durante três anos. Desta vez, por aumentar os movimentos antivacina no país e, para as autoridades de saúde da Austrália, Djokovic é um perigo por ainda não ter sido vacinado e devido aos últimos acontecimentos.

Não é o único assunto que está a ser discutido nos últimos dias. De acordo com uma investigação do jornal alemão Der Spielgel, o teste positivo do sérvio foi falsificado e foi apenas inserido no sistema de saúde sérvio no dia 26 de dezembro, supostamente 10 dias depois do caso positivo.

Outro fator, é que Djokovic tinha afirmado que não tinha viajado nos últimos 14 dias no formulário, mas há gravações do mesmo ter treinado no seu país natal e em Espanha, ou seja, mentiu quando preencheu o formulário.

A ATP reagiu ao caso e afirma que 97 do top 100 do ranking mundial estão totalmente vacinados, a poucos dias do começo do Australian Open. Além disso, estão, por enquanto, felizes com o desfecho do caso, quando ainda não se conhece o julgamento final.

No sorteio realizado, Djokovic encontra-se no mesmo lado que Rafael Nadal e Alexander Zverev, dois dos favoritos a vencer o Australian Open, mas ainda não se sabe se o sérvio vai mesmo jogar na maior prova de Ténis do país.

Muitos tenistas já comentaram a situação. Rafael Nadal, uma das maiores referências de sempre da modalidade, afirma que o sérvio é um grande tenista, mas não há nenhum tenista maior do que um torneio. Stefanos Tsitsitas, finalista derrotado pelo sérvio em Roland-Garros, criticou a atenção mediática ao sérvio, a poucos dias do Grand Slam, e que o foco deveria ser o Ténis. Alexander Zverev, uma das maiores promessas mundiais, e Nick Kyrgios, tenista australiano que deve falhar o torneio por ter Covid-19, disseram que falaram com ele nos últimos dias e que o apoiam no processo.

Além disto tudo, já se sabe que vai haver uma série na Netflix sobre o backstage do Ténis, semelhante à série que existe sobre a Fórmula 1. Certamente, um dos episódios será sobre este caso.

Ainda não se conhece o desfecho do caso, mas a situação está a dividir muitas pessoas. 2022 começou há dias e já temos um dos momentos do ano no Desporto, sem dúvida.

Foto de Capa: ATP Tour

Artigo revisto por Joana Mendes

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga: mais uma baixa no último treino antes da viagem para os Países Baixos

No treino desta quarta-feira, Carlos Vicens não pode contar com mais um elemento do plantel do Braga, em preparação para o embate com o Go Ahead Eagles.

Imprensa inglesa aponta Vítor Pereira para cargo no Leicester City após despedimento de Martí Cifuentes

No passado domingo, o Leicester City despediu Martín Cifuentes ao fim de um ano no clube. Vítor Pereira surge como um nome apontado ao cargo.

Depressão Kristin destrói partes dos Estádio do UD Leiria e Oriental: Vê as imagens

Na noite de terça-feira, os Estádios da UD Leiria e do Oriental foram parcialmente destruídos pela Depressão Kristrin.

Pep Guardiola não esconde admiração por Bernardo Silva: «Impressionou-me logo no Mónaco mas nunca esperei isto»

Pep Guardiola abordou o jogo do Manchester City frente ao Galatasaray e o treinador espanhol não poupou elogios a Bernardo Silva.

PUB

Mais Artigos Populares

Quique Flores elogia José Mourinho e destaca: «Boa parte dos adeptos do Real Madrid está com Mourinho e admira-o»

Em entrevista, Quique Flores recordou a sua carreira, abordou o jogo de quarta-feira, entre Benfica e Real Madrid, e falou sobre a fase atual de ambos os clubes.

Francesco Farioli elogia Rodrigo Mora e garante: «Estão a subestimar a evolução dele no jogo com bola»

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Rangers da 8.ª jornada da Europa League. Dragões jogam a possibilidade de assegurar um lugar no top-8.

Francesco Farioli atualiza o estado de Diogo Costa e confirma titular para o FC Porto x Rangers

Francesco Farioli fez a antevisão do FC Porto x Rangers da 8.ª jornada da Europa League. Dragões jogam a possibilidade de assegurar um lugar no top-8.