5 heróis improváveis no dérbi SL Benfica x Sporting CP

4.

Paíto (2004-05, Quartos-de-Final da Taça de Portugal) – Martinho Martins Mucuana, o moçambicano que o Sporting pescou ainda menino no Maxaquene, era o suplente de Rui Jorge naquela sedutora equipa de José Peseiro, finalista da Taça UEFA.

Não que fosse um portento técnico, mas o pé esquerdo arrojado, aliado à velocidade de ponta, constituíam valências que lhe permitiam ser ameaça, quando embalado para o contra-ataque. Naquele fantástico 3-3 (com 2-2 feitos nos primeiros 20 minutos), seria figura de proa recorrendo a um claro exemplo disso mesmo.

Quando o prolongamento se iniciou, tanto Benfica como Sporting já esperavam pacientemente a decisão dos penalties, num choque tático entre a rebeldia verde e a disciplina encarnada imposta por Trappatoni, sábio de andanças superiores.

Ora, após 110 minutos intensos que remetiam as equipas para uma trégua confortável, quando já ninguém tinha paciência para grandes correrias, Paíto decide investir pela ala esquerda após perda de bola adversária – passa facilmente por João Pereira, invade em condução o território adversário e vê-se, já perto da grande área, frente a frente com o gigante Luisão.

Arriscou, soube ser atrevido, imaginou um caminho alternativo por entre as pernas do brasileiro – toque por dentro e vai buscá-la mais à frente, num momento de futebol de rua, que só acabou num remate em força perante um desconcertado Quim.

O golo não chegou para a vitória leonina, já que Simão empatou perto do fim e o Benfica superiorizou-se nos penáltis, mas o lance genial do pequeno lateral é a melhor imagem de um dos melhores dérbis deste século.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Simão Coutinho é o novo diretor-desportivo do Al Nassr

O Al Nassr oficializou a promoção de Simão Coutinho. O dirigente português é o novo diretor-desportivo do clube saudita.

Viktor Gyokeres pode ser o novo marcador de penáltis do Arsenal? Mikel Arteta responde

Mikel Arteta foi confrontado com a possibilidade de Viktor Gyokeres bater os penáltis do Arsenal. O técnico espanhol desvalorizou o tema.

Tadej Pogacar vence a Volta a França 2025 e Wout van Art conquista a última etapa

A Volta a França 2025 foi ganha por Tadej Pogacar pela quarta vez na carreira. Já Wout van Art conquistou a derradeira etapa.

Chegada de Viktor Gyokeres já traz consequências: avançado está de saída do Arsenal

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal e pode haver um avançado de saída do conjunto londrino. Gabriel Jesus interessa ao Flamengo.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto derrota Benfica e conquista Liga Portugal Legends

O FC Porto conquistou a terceira edição da Liga Portugal Legends, depois de vencer o Benfica por duas bolas a uma.

Juventus mantém a esperança de que pode garantir Morten Hjulmand por 40 milhões de euros

A Juventus está muito interessada em garantir a contratação de Morten Hjulmand, médio que pertence aos quadros do Sporting.

Cruzeiro de Leonardo Jardim derrotado no Brasileirão

O Cruzeiro perdeu frente ao Ceará por duas bolas a uma durante a noite deste domingo, num encontro da 17.ª jornada do Brasileirão.