Última horaFrancesco Farioli em análise ao Real Bétis 3-2 FC Porto: «A Champions League é uma competição diferente e temos de aprender a competir»
Publicidade

Dos “B” aos “A”: Os paradigmas da transição | SL Benfica

Márcio Francisco Paiva · 2 min

Florentino Luís
Foto: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Benfica

O SL Benfica tem uma panóplia ainda considerável de jogadores das suas equipas secundárias (B e sub-23) na reta final dos respetivos contratos e sem que seja percetível qualquer intenção dos mesmo para rubricar um novo contrato com os encarnados. O volume de jovens nestas condições acicatou a discussão sobre a transição da equipa B para a equipa A e sobre a aposta nos produtos da formação benfiquista.

Quem defende a legitimidade da decisão de não renovar destes jovens defende-a com toda a razão. É, de facto, legítimo. Quem defende que faz sentido estes jovens não renovarem um novo contrato com as águias por não serem já uma aposta regular na equipa A defende algo que já me parece bem mais debatível. Por mais qualidade que assista estes jovens projetos de futebolistas, querer queimar etapas e quase “forçar” a inclusão na equipa A pode ser mais contraproducente para os próprios jovens do que a adoção de uma posição mais paciente.

Se no começo da temporada parecia, de facto, difícil existir espaço para os jovens da equipa B sequer treinarem com o plantel principal (pelo excessivo elenco), agora já, há, claramente, espaço para a integração gradual dos jovens considerados mais aptos treinarem junto dos “graúdos”. No entanto, para alguns isso poderá não ser suficiente. A esses sugeria que atentassem nos quatro paradigmas distintos de transição para a equipa A existentes de momento no plantel principal encarnado.

António Silva saltou quase diretamente dos juniores para a equipa A, agarrando uma oportunidade que não se previa sequer possível de surgir. Gonçalo Ramos subiu dos juniores aos Bês, foi chamado aos “A” – mostrando serviço com um bis -, voltou aos Bês e foi entrando, aos poucos, nas contas mais a sério da equipa principal.

Florentino Luís fez 72 partidas pela equipa B antes de subir aos “A”. Depois disso, conheceu vários empréstimos até voltar e ser aposta de novo. Gonçalo Guedes fez o seu caminho nos Bês, depois nos “A” e depois em França, em Espanha, em Inglaterra, até regressar aos encarnados.

Quatro jogadores diferentes, quatro idades distintas, quatro posições variadas. Quatro paradigmas. Em comum têm o facto de, neste momento, serem os quatro titulares praticamente indiscutíveis do SL Benfica. Trilharam caminhos distintos até chegarem a este ponto singular no contínuo espaço-tempo em que partilham o campo, com o mesmo estatuto de titulares, com a camisola do clube que os formou.

Fonte: Carlos Silva/ Bola na Rede

Esperar pelo melhor, estar preparado para o pior. Esperar por uma oportunidade como a de António Silva, mas estar preparado para trilhar caminhos como o de Florentino deveria ser a filosofia a seguir por estes jovens, que cada vez mais apresentam sinais de impaciência, necessidade de imediatismo e mediatismo e imaturidade.

E que estes jovens jogadores olhem apenas para o exemplo de António Silva e digam a si mesmos e a quem os acompanha “eu só quero isto”, eu compreendo. Que quem está à sua volta não saiba ou não queira oferecer-lhes uma perspetiva diferente que os beneficie a médio e a longo prazo, isso eu não consigo entender.

Márcio Francisco Paiva

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Luz quer continuar a iluminar o caminho europeu | Benfica x Celtic

O Benfica recebe o Celtic, esta quinta-feira, às 20h00, na segunda jornada da fase de liga da Europa League. Depois da excelente vitória em San Siro diante do AC Milan, a equipa de Marco Silva procura dar continuidade ao bom arranque europeu, apostando na capacidade de controlar o meio-campo e explorar a velocidade dos seus jogadores mais ofensivos. Num provável 4-2-3-1, a presença de João Palhinha e Fredrik Aursnes poderá ser fundamental para garantir equilíbrio, enquanto Lukebakio e Prestianni oferecem soluções para desequilibrar pelos corredores. Do outro lado, o Celtic de Martin O'Neill deverá apresentar uma estrutura semelhante, procurando contrariar a superioridade territorial dos encarnados através de um bloco compacto e transições rápidas. Callum McGregor assume particular importância na organização escocesa, enquanto a mobilidade de Benjamin Nygren e a velocidade dos extremos poderão criar dificuldades à defesa benfiquista. A capacidade de resistir à pressão inicial e aproveitar os espaços nas costas dos laterais portugueses será uma das principais armas dos visitantes.

Tiago Campos · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.