Eu só quero saber do Benfica

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Sou benfiquista, sócio há mais de 20 anos. Tenho um orgulho enorme no meu clube, nas suas conquistas, na sua história. Já chorei com o Benfica, já ri com o Benfica. Algumas das minhas memórias mais felizes envolvem um jogador vestido de vermelho a por uma rede a balançar. Se alguém insulta o Benfica à minha frente, sou tomado por uma pulsão felina que me esgaça as garras e a minha primeira reação é, inevitavelmente, a de repetir o insulto, mas em dobro e aos berros.

Quando vejo futebol, insulto o árbitro, insulto o adversário e insulto as respetivas mães. É muito feio, mas é o que é. Incontrolável. Não sou eu, é outro. Se eu fosse Pessoa, dava-lhe outro nome, outra história e talvez me desculpassem essa histeria que faz de mim alguém menos recomendável, sim, mas que não sou eu.

O jogo de futebol é uma guerra. Num jogo de futebol, ninguém conhece a razão. Um jogo de futebol chega até a fazer mal à saúde.

Mas depois o jogo acaba, eu meto o cachecol no armário e vou beber um copo com os meus amigos. Tenho-os de todas as cores, azuis e brancos, verdes, vermelhos. Nas suas listas de qualidades e defeitos consta, respetivamente, o facto de serem ou não do meu clube.

Contudo, não posso dizer que seja amigo de nenhum por causa disso. O clube dos meus amigos foi-me indiferente no momento em que os escolhi.

Porque ser de um clube não quer dizer nada sobre ninguém. Atenção: esta frase até para mim é polémica, porque eu – se tudo o resto for igual – escolho sempre salvar um benfiquista a alguém de outro clube.

Mas é verdade: ser do Benfica, ou de outro clube qualquer, não faz de ninguém mais sério, mais honrado ou mais simpático. A minha namorada não é do Benfica. A maioria dos meus amigos não são do Benfica. Estão errados, eu sei, mas eu continuo a gostar deles.

Eis o estádio mais inspirador do país Fonte: SL Benfica
Eis o estádio mais inspirador do país
Fonte: SL Benfica

E avanço para a segunda polémica: dizer mal do Benfica também não diz nada sobre ninguém. Eu não vou gostar, mas o Benfica, como tantos clubes, tem várias coisas que lhe merecem a crítica. É legítimo criticarem o meu clube, como eu critico o clube dos outros. E mais: é legítimo faze-lo “sem olhar primeiro para o seu clube”, da mesma forma que eu não preciso de avisar que não lavei os dentes antes de dizer a alguém que cheira mal da boca.

Eu sei que isto é tudo muito confuso, porque se por um lado o tipo que escreve isto insulta pessoas que não conhece durante um jogo de futebol, por outro está a dizer que isto de defender cegamente os seus clubes não faz sentido nenhum.

João Marecos
João Marecoshttp://www.bolanarede.pt
Houve uma altura em que o João não foi do Benfica, que foi antes de nascer. Ainda hoje se arrepende desses dias. Para o João, a metafísica foi inventada pelo Luís Piçarra e só começa com os primeiros acordes do hino. É advogado e lisboeta.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Frederico Varandas e a final da Taça de Portugal: «O Sporting perde a final por cansaço, por ausência de jogadores»

Frederico Varandas comentou a temporada do Sporting, deixando algumas críticas e confirmando a manutenção de Rui Borges.

Enzo Fernández pode ser ‘novela’: Chelsea define valor de saída e promete bater um recorde

O Chelsea pode aceitar vender Enzo Fernández neste mercado de verão. Os blues querem receber 138 milhões de euros pelo argentino.

Crystal Palace x Rayo Vallecano: Oliver Glasner e Iñigo Pérez anteveem a final da Conference League

A final da Conference League será disputada às 20h desta quarta-feira. Os técnicos Oliver Glasner e Inigo Pérez realizaram a antevisão à partida.

Filipe Martins assume objetivo para o futuro: «Quero voltar a treinar na Primeira Liga em Portugal»

Filipe Martins foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede. O treinador português destacou o objetivo de voltar à Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Filipe Martins elogia Jota Silva: «Se eu olhar para trás foi aquele que teve uma evolução maior. Todos os jogos, todas as semanas, eu...

Filipe Martins foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede. O treinador português elogiou Jota Silva, que levou para o Casa Pia.

Filipe Martins recorda contratação de Ricardo Batista e conta história engraçada: «Eu dizia “Esquece, esse gajo é maluco, não quero esse gajo na minha...

Filipe Martins foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede. O treinador português destacou chegada de Ricardo Batista ao Casa Pia.

Filipe Martins confessa impacto emocional na passagem pelo Estrela da Amadora: «A noite mais mal dormida que eu dormi até hoje, no futebol, foi...

Filipe Martins foi o mais recente entrevistado pelo Bola na Rede. O treinador português recordou ligação ao Estrela da Amadora.