📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Eu só quero saber do Benfica

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Sou benfiquista, sócio há mais de 20 anos. Tenho um orgulho enorme no meu clube, nas suas conquistas, na sua história. Já chorei com o Benfica, já ri com o Benfica. Algumas das minhas memórias mais felizes envolvem um jogador vestido de vermelho a por uma rede a balançar. Se alguém insulta o Benfica à minha frente, sou tomado por uma pulsão felina que me esgaça as garras e a minha primeira reação é, inevitavelmente, a de repetir o insulto, mas em dobro e aos berros.

Quando vejo futebol, insulto o árbitro, insulto o adversário e insulto as respetivas mães. É muito feio, mas é o que é. Incontrolável. Não sou eu, é outro. Se eu fosse Pessoa, dava-lhe outro nome, outra história e talvez me desculpassem essa histeria que faz de mim alguém menos recomendável, sim, mas que não sou eu.

O jogo de futebol é uma guerra. Num jogo de futebol, ninguém conhece a razão. Um jogo de futebol chega até a fazer mal à saúde.

Mas depois o jogo acaba, eu meto o cachecol no armário e vou beber um copo com os meus amigos. Tenho-os de todas as cores, azuis e brancos, verdes, vermelhos. Nas suas listas de qualidades e defeitos consta, respetivamente, o facto de serem ou não do meu clube.

Contudo, não posso dizer que seja amigo de nenhum por causa disso. O clube dos meus amigos foi-me indiferente no momento em que os escolhi.

Porque ser de um clube não quer dizer nada sobre ninguém. Atenção: esta frase até para mim é polémica, porque eu – se tudo o resto for igual – escolho sempre salvar um benfiquista a alguém de outro clube.

Mas é verdade: ser do Benfica, ou de outro clube qualquer, não faz de ninguém mais sério, mais honrado ou mais simpático. A minha namorada não é do Benfica. A maioria dos meus amigos não são do Benfica. Estão errados, eu sei, mas eu continuo a gostar deles.

Eis o estádio mais inspirador do país Fonte: SL Benfica
Eis o estádio mais inspirador do país
Fonte: SL Benfica

E avanço para a segunda polémica: dizer mal do Benfica também não diz nada sobre ninguém. Eu não vou gostar, mas o Benfica, como tantos clubes, tem várias coisas que lhe merecem a crítica. É legítimo criticarem o meu clube, como eu critico o clube dos outros. E mais: é legítimo faze-lo “sem olhar primeiro para o seu clube”, da mesma forma que eu não preciso de avisar que não lavei os dentes antes de dizer a alguém que cheira mal da boca.

Eu sei que isto é tudo muito confuso, porque se por um lado o tipo que escreve isto insulta pessoas que não conhece durante um jogo de futebol, por outro está a dizer que isto de defender cegamente os seus clubes não faz sentido nenhum.

João Marecos
João Marecoshttp://www.bolanarede.pt
Houve uma altura em que o João não foi do Benfica, que foi antes de nascer. Ainda hoje se arrepende desses dias. Para o João, a metafísica foi inventada pelo Luís Piçarra e só começa com os primeiros acordes do hino. É advogado e lisboeta.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira explica substituições no Sporting x Glasgow City e atira: «As jogadoras superaram-se e ganhámos com toda a justiça para chegar aos quartos-de-final»

Micael Sequeira falou após o triunfo do Sporting frente ao Glasgow City por 3-1, nos oitavos de final da Taça Europa. O técnico explicou as alterações efetuadas na partida.

Ivan Baptista lamenta desaire do Benfica frente ao Paris FC: «O resultado não reflete o que jogámos e foi desapontante»

Ivan Baptista lamentou a derrota do Benfica frente ao Paris FC, na quarta jornada da fase de liga da Champions League Feminina.

Real Madrid pode recontratar médio espanhol por 13,5 milhões de euros

O Real Madrid está a acompanhar com interesse o desenvolvimento de Chema Andrés. O médio espanhol foi transferido para o Estugarda, mas pode ser recontratado.

Barcelona pode pagar 30 milhões de euros por antigo alvo do FC Porto

O Barcelona está na disposição de pagar 30 milhões de euros por Rayan. O avançado de 19 anos tem uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros com o Vasco da Gama.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa italiana dá conta de uma informação importante sobre o futuro de Rui Patrício

A imprensa italiana está a avançar que Rui Patrício pode fechar a carreira nos próximos dias. O guarda-redes português está sem clube desde o verão.

Custou cerca de 25 milhões de euros ao Chelsea e está a avaliar a saída já no mercado de janeiro

O Chelsea pode ver confirmada a saída de Filip Jorgensen no mercado de janeiro. O guarda-redes dinamarquês é o habitual suplente nos blues.

Salários em atraso e bloqueio da FIFA agitam Portimonense

O Portimonense não paga salários há dois meses e o plantel já protestou. Já a FIFA, impediu os algarvios de registar novos contratos.