📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Eu só quero saber do Benfica

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Sou benfiquista, sócio há mais de 20 anos. Tenho um orgulho enorme no meu clube, nas suas conquistas, na sua história. Já chorei com o Benfica, já ri com o Benfica. Algumas das minhas memórias mais felizes envolvem um jogador vestido de vermelho a por uma rede a balançar. Se alguém insulta o Benfica à minha frente, sou tomado por uma pulsão felina que me esgaça as garras e a minha primeira reação é, inevitavelmente, a de repetir o insulto, mas em dobro e aos berros.

Quando vejo futebol, insulto o árbitro, insulto o adversário e insulto as respetivas mães. É muito feio, mas é o que é. Incontrolável. Não sou eu, é outro. Se eu fosse Pessoa, dava-lhe outro nome, outra história e talvez me desculpassem essa histeria que faz de mim alguém menos recomendável, sim, mas que não sou eu.

O jogo de futebol é uma guerra. Num jogo de futebol, ninguém conhece a razão. Um jogo de futebol chega até a fazer mal à saúde.

Mas depois o jogo acaba, eu meto o cachecol no armário e vou beber um copo com os meus amigos. Tenho-os de todas as cores, azuis e brancos, verdes, vermelhos. Nas suas listas de qualidades e defeitos consta, respetivamente, o facto de serem ou não do meu clube.

Contudo, não posso dizer que seja amigo de nenhum por causa disso. O clube dos meus amigos foi-me indiferente no momento em que os escolhi.

Porque ser de um clube não quer dizer nada sobre ninguém. Atenção: esta frase até para mim é polémica, porque eu – se tudo o resto for igual – escolho sempre salvar um benfiquista a alguém de outro clube.

Mas é verdade: ser do Benfica, ou de outro clube qualquer, não faz de ninguém mais sério, mais honrado ou mais simpático. A minha namorada não é do Benfica. A maioria dos meus amigos não são do Benfica. Estão errados, eu sei, mas eu continuo a gostar deles.

Eis o estádio mais inspirador do país Fonte: SL Benfica
Eis o estádio mais inspirador do país
Fonte: SL Benfica

E avanço para a segunda polémica: dizer mal do Benfica também não diz nada sobre ninguém. Eu não vou gostar, mas o Benfica, como tantos clubes, tem várias coisas que lhe merecem a crítica. É legítimo criticarem o meu clube, como eu critico o clube dos outros. E mais: é legítimo faze-lo “sem olhar primeiro para o seu clube”, da mesma forma que eu não preciso de avisar que não lavei os dentes antes de dizer a alguém que cheira mal da boca.

Eu sei que isto é tudo muito confuso, porque se por um lado o tipo que escreve isto insulta pessoas que não conhece durante um jogo de futebol, por outro está a dizer que isto de defender cegamente os seus clubes não faz sentido nenhum.

João Marecos
João Marecoshttp://www.bolanarede.pt
Houve uma altura em que o João não foi do Benfica, que foi antes de nascer. Ainda hoje se arrepende desses dias. Para o João, a metafísica foi inventada pelo Luís Piçarra e só começa com os primeiros acordes do hino. É advogado e lisboeta.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Conceição antevê final do Mundial de Futsal Feminino: «Estas meninas têm aproximado as forças entre Portugal e Brasil»

Luís Conceição fez a antevisão do Mundial de Futsal Feminino. Selecionador nacional projetou o Portugal x Brasil.

Noruega critica sorteio do Mundial 2026: «Um espetáculo bizarro»

Representantes da Noruega criticaram o sorteio do Mundial 2026 na sua vertente espetáculo. Presidente da Federação e treinador com críticas.

Antiga glória elege melhor jogador da história do Real Madrid e não é Cristiano Ronaldo

Manolo Sanchís foi desafiado a escolher o melhor jogador da história do Real Madrid. O espanhol elegeu Alfredo Di Stéfano.

Pep Guardiola deixa aviso a Rayan Cherki depois de assistência de letra: «Nunca vi o Messi fazer um cruzamento como ele fez»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Pep Guardiola deixou mensagem ao seu jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do triunfo do Braga no terreno do Famalicão

O Braga venceu por 2-1 em casa do Famalicão, na 13.ª jornada da Primeira Liga. Eis os 5 destaques do jogo no Estádio Municipal de Famalicão.

Braga volta ao quinto lugar com vitória frente ao Famalicão

Na 13.ª jornada da Primeira Liga, o Braga venceu o Famalicão por 2-1, ultrapassando os famalicenses na classificação.

Rayan Cherki e assistência de letra: «Conheço a minha qualidade»

Rayan Cherki fez uma assistência magistral de letra na vitória do Manchester City. Internacional francês refletiu sobre o momento.