Jonas – O legado, o adeus e a sucessão do trono

- Advertisement -

Jonas Gonçalves Oliveira ou, simplesmente, Jonas “Pistolas”. Considerado por muitos o melhor jogador a atuar no campeonato português nos últimos quatro anos. Por mais que não seja pela quantidade quase “pornográfica” de golos que marca por época. Mas Jonas é muito mais do que isso. Aliado ao seu infalível instinto goleador, o avançado brasileiro denota de uma qualidade técnico-tática superior aos demais em Portugal. É um verdadeiro prazer vê-lo jogar em campo.

Desde os tempos de Óscar Cardozo que nenhum outro avançado no clube conseguiu atingir a meta dos vinte golos na liga portuguesa. Por muito bons que fossem os avançados que por cá passavam, nenhum deles chegou à quantidade exuberante de “tentos” que Jonas tem conseguido nos últimos anos.

Para juntarmos ao facto de ser uma mais valia ao plantel encarnado, vale a pena lembrar que veio a custo zero do Valência, visto não darem “nada” por ele. Logo na sua primeira partida, num jogo a contar para a taça de Portugal, fez um hattrik. A partir daí, o avançado brasileiro ganhou um lugar indiscutível na equipa titular, de onde nunca mais saiu. Apesar de ter começado a jogar pela equipa principal já quase a meio da época (2014/2015), chegou a marcar mais de 30 golos em todas as competições.

A caminhar para a quinta temporada de águia ao peito, Jonas soma cento e vinte e dois golos, tornando-se o segundo melhor marcador estrangeiro do clube, atrás de Óscar Cardozo, e ainda integrando o top-20 dos melhores de sempre (portugueses e estrangeiros). Jonas Pistolas é, sem dúvida, o artilheiro do Benfica deste século.

A época de 2017/2018 foi a mais lucrativa de Jonas
Fonte: SL Benfica

Para além dos prémios individuais que vai arrecadando – que são já oito – destacam-se também os títulos conquistados com a camisola vermelha e branca. Três ligas portuguesas, duas taças da liga, duas supertaças e uma taça de Portugal. Muito se deve ao seu imenso contributo em campo.

Mas, com trinta e quatro anos, o avançado brasileiro está numa fase “terminal” da carreira. Apesar de, estando bem fisicamente, ser uma mais valia para a equipa. Alguém que consiga marcar mais de trinta golos por época nunca pode ser menosprezado. Muito menos Jonas que dá bastante mais à equipa do que só o próprio golo. A verdade é que os responsáveis do clube já tentaram a sua venda. Algo que podia ser benéfico em termos financeiros, visto que um futebolista com esta idade avançada a ser vendido por mais de 10 milhões seria considerado um grande negócio.

A grande questão que se levanta é: E o Benfica depois de Jonas, como será? Visto que o brasileiro é responsável por quase metade dos golos que a equipa marca em toda a época, difícil será a tarefa de encontrar um substituto a altura.

«Um jogador com as características de Jonas é difícil de encontrar. A bom preço mais difícil ainda. Só para não falar a custo zero!…»

Realmente, não se advinha trabalho fácil para Rui Vitoria, que tem de arranjar solução e fazer render a equipa sem Jonas.

Com a principal tarefa de conquistar novamente o título nacional, o clube está a postar forte no mercado. Nomes sonantes têm sido constantemente associados ao clube. Ao contrário de outras épocas, estes mesmos “nomes” têm posto o “preto no branco”.

João Reis
João Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde de 1993 que a cor que lhe corre nas veias é vermelha e branca! Quando era mais novo, chegou a jogar no clube rival de Lisboa, mas nunca escondeu que o seu grande amor era o Glorioso. Tem uma enorme admiração pelo Liverpool FC. Gostava de um dia ir a Anfield Road e cantar bem alto a canção que imortalizou os Gerry & The Pacemakers: "You'll Never Walk Alone!" A dar os primeiros passos como treinador de futebol, o seu maior sonho é treinar o clube de coração e alma, o Sport Lisboa e Benfica.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.