📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jonas – O legado, o adeus e a sucessão do trono

- Advertisement -

Jonas Gonçalves Oliveira ou, simplesmente, Jonas “Pistolas”. Considerado por muitos o melhor jogador a atuar no campeonato português nos últimos quatro anos. Por mais que não seja pela quantidade quase “pornográfica” de golos que marca por época. Mas Jonas é muito mais do que isso. Aliado ao seu infalível instinto goleador, o avançado brasileiro denota de uma qualidade técnico-tática superior aos demais em Portugal. É um verdadeiro prazer vê-lo jogar em campo.

Desde os tempos de Óscar Cardozo que nenhum outro avançado no clube conseguiu atingir a meta dos vinte golos na liga portuguesa. Por muito bons que fossem os avançados que por cá passavam, nenhum deles chegou à quantidade exuberante de “tentos” que Jonas tem conseguido nos últimos anos.

Para juntarmos ao facto de ser uma mais valia ao plantel encarnado, vale a pena lembrar que veio a custo zero do Valência, visto não darem “nada” por ele. Logo na sua primeira partida, num jogo a contar para a taça de Portugal, fez um hattrik. A partir daí, o avançado brasileiro ganhou um lugar indiscutível na equipa titular, de onde nunca mais saiu. Apesar de ter começado a jogar pela equipa principal já quase a meio da época (2014/2015), chegou a marcar mais de 30 golos em todas as competições.

A caminhar para a quinta temporada de águia ao peito, Jonas soma cento e vinte e dois golos, tornando-se o segundo melhor marcador estrangeiro do clube, atrás de Óscar Cardozo, e ainda integrando o top-20 dos melhores de sempre (portugueses e estrangeiros). Jonas Pistolas é, sem dúvida, o artilheiro do Benfica deste século.

A época de 2017/2018 foi a mais lucrativa de Jonas
Fonte: SL Benfica

Para além dos prémios individuais que vai arrecadando – que são já oito – destacam-se também os títulos conquistados com a camisola vermelha e branca. Três ligas portuguesas, duas taças da liga, duas supertaças e uma taça de Portugal. Muito se deve ao seu imenso contributo em campo.

Mas, com trinta e quatro anos, o avançado brasileiro está numa fase “terminal” da carreira. Apesar de, estando bem fisicamente, ser uma mais valia para a equipa. Alguém que consiga marcar mais de trinta golos por época nunca pode ser menosprezado. Muito menos Jonas que dá bastante mais à equipa do que só o próprio golo. A verdade é que os responsáveis do clube já tentaram a sua venda. Algo que podia ser benéfico em termos financeiros, visto que um futebolista com esta idade avançada a ser vendido por mais de 10 milhões seria considerado um grande negócio.

A grande questão que se levanta é: E o Benfica depois de Jonas, como será? Visto que o brasileiro é responsável por quase metade dos golos que a equipa marca em toda a época, difícil será a tarefa de encontrar um substituto a altura.

«Um jogador com as características de Jonas é difícil de encontrar. A bom preço mais difícil ainda. Só para não falar a custo zero!…»

Realmente, não se advinha trabalho fácil para Rui Vitoria, que tem de arranjar solução e fazer render a equipa sem Jonas.

Com a principal tarefa de conquistar novamente o título nacional, o clube está a postar forte no mercado. Nomes sonantes têm sido constantemente associados ao clube. Ao contrário de outras épocas, estes mesmos “nomes” têm posto o “preto no branco”.

João Reis
João Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde de 1993 que a cor que lhe corre nas veias é vermelha e branca! Quando era mais novo, chegou a jogar no clube rival de Lisboa, mas nunca escondeu que o seu grande amor era o Glorioso. Tem uma enorme admiração pelo Liverpool FC. Gostava de um dia ir a Anfield Road e cantar bem alto a canção que imortalizou os Gerry & The Pacemakers: "You'll Never Walk Alone!" A dar os primeiros passos como treinador de futebol, o seu maior sonho é treinar o clube de coração e alma, o Sport Lisboa e Benfica.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mundial Rugby 2027: Portugal no grupo D com Irlanda, Escócia e Uruguai

Já são conhecidos os adversários de Portugal na fase de grupos do Mundial de Rugby 2027. O sorteio decorreu esta quarta-feira, em Sydney.

Já é conhecido o árbitro do Benfica x Sporting da 13.ª jornada da Primeira Liga

António Nobre será o árbitro do Benfica x Sporting. O encontro da 13.ª jornada da Primeira Liga está marcado para esta sexta-feira.

Juventus soma mais uma baixa para o encontro com o Benfica na Champions League

A Juventus anunciou, esta quarta-feira, que Federico Gatti terá de ser operado ao joelho, falhando o encontro com o Benfica na Champions League.

Luís Pinto projeta FC Porto x Vitória SC: «Sabendo que com o triunfo dará uma ‘Final 4’ ao clube, temos de saber bem o...

Luís Pinto fez a antevisão ao encontro do Vitória SC frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão. Encontro dos quartos de final da Taça da Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli faz primeiro balanço da temporada: «Se voltar ao dia 15 de julho, a mentalidade dos jogadores, as emoções que aqui andavam…»

Francesco Farioli realizou a conferência de antevisão do FC Porto x Vitória SC. Encontro referente aos quartos de final da Taça da Liga.

Francesco Farioli: «Vi comentários que diziam que nos últimos jogos só ganhámos por um golo, mas com os adversários temos uma diferença de 13...

Francesco Farioli realizou a conferência de antevisão do FC Porto x Vitória SC. Encontro referente aos quartos de final da Taça da Liga.

Jogador do Benfica admite terminar carreira no clube: «Não me importaria»

Fredrik Aursnes abordou a sua situação contratual no Benfica e admitiu a possibilidade de acabar a carreira no clube encarnado.