Jonas vs. Jiménez: Muito além dos Golos

Jonas não tem a mesma habilidade física que Jiménez. Não oferecendo á equipa a possibilidade de pressionar alto e constantemente. Neste aspeto defensivo, Jonas perde para Jiménez, no que pode oferecer durante os 90’ minutos de jogo. E não é tanto pela idade (trinta e quatro anos), mas sim pelas suas outras características que fazem sobrepor acima de qualquer outro aspeto físico.

Legenda: Jonas tornava-se o segundo melhor marcador estrangeiro do Benfica
Fonte: SL Benfica

É a bola que entra na baliza e não o jogador. E Jonas sabe disso melhor que ninguém!

O avançado brasileiro, tem sido ao longo destes anos que tem jogado na Liga, um dos mais elogiados de sempre por cá. E não é só pela quantidade enorme de golos que marca, mas também pela forma como marca e dá a marcar. O que joga e faz jogar em campo, faz dele o melhor jogador do campeonato dos últimos quatro anos. A forma como se move e decide no espaço entre os defesas e médios, é notável.

A sua capacidade de decisão e qualidade técnica a aparecer para ligar o jogo por dentro, torna o Benfica uma equipa capaz de criar perigo nos espaços entre as linhas adversarias. Com um entendimento superior ao jogo em relação aos demais na liga, Jonas é o centro de todo o jogar de uma equipa, porque consegue sempre dar ao jogo aquilo que ele lhe pede. Percebe quando tem de pausar e quando tem de acelerar. Isto faz dele um jogador completo no que toca aos momentos de jogo.

É notório a forma como consegue encarar cada abordagem ao lance, estando sempre à frente na linha de pensamento do adversário. E sendo melhor ofensivamente, torna-se também mais seguro defensivamente. Porque tendo mais bola, defende menos, e porque perdendo-a com o jogo mais organizado, estará mais preparado para na transição defensiva anular os contra-ataques adversários.

No jogo anterior para o campeonato, Sporting CP x SL Benfica, que terminou empato 0-0, foi notório a diferença da equipa, quando Jonas entrou. Bastou dez minutos em campo, para mostrar toda a qualidade que pode entregar ao jogo. Desde o seu afastamento dos relvados na 29.º jornada contra o Vitoria FC, que Jiménez agarrou a titularidade, e bem. Não há dúvidas que são ambos dois grandes avançados. Mas a verdade é que com Jonas, o Benfica por esta altura, poderia estar a festejar o pentacampeonato, ou pelo menos, ainda estar na luta até ao fim.

Foto de Capa: SL Benfica

João Reis
João Reishttp://www.bolanarede.pt
Desde de 1993 que a cor que lhe corre nas veias é vermelha e branca! Quando era mais novo, chegou a jogar no clube rival de Lisboa, mas nunca escondeu que o seu grande amor era o Glorioso. Tem uma enorme admiração pelo Liverpool FC. Gostava de um dia ir a Anfield Road e cantar bem alto a canção que imortalizou os Gerry & The Pacemakers: "You'll Never Walk Alone!" A dar os primeiros passos como treinador de futebol, o seu maior sonho é treinar o clube de coração e alma, o Sport Lisboa e Benfica.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Samuel Umtiti anuncia retirada dos relvados aos 31 anos

Samuel Umtiti anunciou o fim da sua carreira como futebolista. O defesa francês foi campeão do Mundo em 2018.

Portugal perde com os Estados Unidos no segundo jogo do Mundial de Voleibol

Portugal foi derrotado pelos Estados Unidos, na segunda jornada da fase de grupos do Mundial de Voleibol. A equipa das quinas perdeu por 3-0.

Filipe Luís rejeita proposta do Fenerbahçe e confessa: «Tenho um compromisso com estes jogadores e com este clube»

Filipe Luís explicou os motivos para ter rejeitado a proposta do Fenerbahçe. O treinador brasileiro quer continuar no comando técnico do Flamengo.

Nuno Gomes explica relação com Ruben Amorim: «Sou amigo dele»

Nuno Gomes comentou a sua relação com o atual treinador do Manchester United, Ruben Amorim, na chegada a Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Erling Haaland atinge recorde frente ao Manchester United de Ruben Amorim

Erling Haaland marcou dois golos no encontro do passado domingo e passou a ter mais intervenções para golo contra o Manchester United do que contra qualquer outro adversário na Premier League.

Wayne Rooney deixa recado a Ruben Amorim sobre a gestão de um jogador: «Deveria ser titular»

Wayne Rooney apelou à titularidade de Harry Maguire com o Manchester United. O defesa-central inglês foi suplente no último encontro, frente ao Manchester City.

Xabi Alonso rendido a jogador do Real Madrid: «Os colegas respeitam-no imenso»

Xabi Alonso deixou elogios a Dani Carvajal. O defesa espanhol conta quatro jogos pelos merengues esta época.