O direito pela luta na direita

- Advertisement -

Desde há uns anos para cá, André Almeida tem sido dono e senhor da lateral direita encarnada. Quererá isso dizer que será sempre dele enquanto estiver no Sport Lisboa e Benfica?

Há novos talentos a emergir no Caixa Futebol Campus, entre eles Tomás Tavares, que mira o lugar ocupado por André Almeida como um objetivo. O jovem defesa de apenas 18 anos procura seguir as pisadas de outros jogadores que contam com passagens pelo glorioso e que agora brilham em altos palcos pela Europa fora, como Bernardo Silva, João Cancelo ou João Félix.

Ora, se o “faz tudo” (a.k.a. André Almeida), com os seus 29 anos, já demonstrou qualidade suficiente para merecer o lugar no onze, Tomás Tavares ainda tem um longo caminho a percorrer. Não dizendo que não tem a qualidade suficiente ou até a maturidade pedida, o “pequeno” Tavares ainda tem muito para provar.

Está claro que a experiência se ganha com jogos, mas sendo o Benfica um clube de topo e com uma reputação a manter, tem de usar a sua experiência para ganhar jogos. É neste parâmetro que Tavares sai prejudicado. O risco de apostar num jogador novo é ser arriscado (perdoem-me a redundância).

Não sou, nem nuca fui, daqueles que gostam de ficar na sua zona de conforto e nunca experimentar coisas novas, mas o que acontece à velha máxima “em equipa que ganha, não se mexe”? Parece-me que Tomás Tavares, ainda que seja um lateral muito veloz no drible, e que quando sobe no terreno de jogo se torna preponderante no plano ofensivo (uma vez que desequilibra por completo a equipa adversária), tem mesmo de esperar pela sua vez.

Tomás Tavares fez a sua estreia absoluta pelos encarnados frente ao RB Leipzig, no primeiro jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões deste ano
Fonte: SL Benfica

Contudo, esta é uma faca de dois gumes! Ainda que André Almeida seja merecedor da lateral direita encarnada, sou apologista de dar aos mais novos as oportunidades merecidas, e Tomás Tavares tem mostrado que merece, pelo menos, uma oportunidade.

Ainda no início da temporada, Bruno Lage deu a responsabilidade de defender o corredor direito a outro jovem prodígio, também Tavares – de seu nome Nuno. Defesa esquerdo de raiz, Nuno Tavares adaptou-se bem às suas novas funções, ainda que temporariamente, tendo até marcado um golo.

O técnico encarnado tem um grande não-problema em mãos. André Almeida perfila-se como o homem para a posição, mas são vários os defesas direitos que espreitam pela janela de oportunidade. Nuno Tavares e Tomás Tavares já pularam, com sucesso, pela janela. Todavia, Ebuehi e João Ferreira mostram-se também como alternativas. Uns mais viáveis que outros, claro está, mas todos com a qualidade exigida.

Resta ver como Lage vai gerir esta situação e até que ponto se torna benéfico para o Benfica ter tantas opções para a mesma posição do onze inicial. O Sport Lisboa e Benfica e Bruno Lage principalmente, têm uma boa dor de cabeça. Por um lado, o treinador quer um plantel curto, mas ter uma formação de ouro não o permite.

Foto de capa: SL Benfica

Artigo revisto por Joana Mendes

Bruno Rocha
Bruno Rochahttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, é no jornalismo desportivo que o Bruno encontra a sua razão de viver. A paixão pelo futebol foi-lhe incutida desde cedo, tendo até tido passagens pelas escolas de formação do Sport Lisboa e Benfica. O desporto sempre fez parte do seu quotidiano e agora, fora de campo, segue atentamente a atualidade desportiva, nacional e internacional.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli atualiza situação de 2 jogadores antes do Benfica x FC Porto: «Se estiver disponível vai precisar de um analgésico»

Francesco Farioli projeta o Benfica x FC Porto. Técnico dos dragões falou sobre as situações de Jan Bednarek e de Thiago Silva.

Francesco Farioli elogia Benfica: «Estão num momento de forma muito bom»

Francesco Farioli projeta o Benfica x FC Porto. Dragões deslocam-se ao Estádio da Luz para a jornada 25 da Primeira Liga.

A Liga dos Presidentes |  O “XG” conquistado fora do relvado

Quando o dia terminou, aquilo que ficou no centro do espetáculo não foram os 22 jogadores em campo, mas sim as declarações dos presidentes.

Neemias Queta brilha em nova vitória dos Boston Celtics, que teve regresso de Jayson Tatum

Os Boston Celtics venceram em casa os Dallas Mavericks por 120-100 na NBA. Neemias Queta registou mais um duplo-duplo na época.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os onzes prováveis do Braga x Sporting para a Primeira Liga

O Braga recebe esta tarde o Sporting para a jornada 25 da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis da partida.

5 jogadores que podem decidir o SC Braga x Sporting

O duelo entre o SC Braga e o Sporting CP promete intensidade máxima, qualidade técnica e um choque de estilos bem definidos.

Benfica: Já é conhecida a cláusula de rescisão de João Rego

João Rego fica com uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros. Jovem do Benfica renovou contrato até junho de 2030.