Maio ainda vem longe

- Advertisement -

sl benfica cabeçalho 1

Nuno Espírito Santo, treinador do FC Porto, elegeu a última semana como adequada para deixar de falar de árbitros e de arbitragens – uma opção que, além de sábia, se veio a revelar muitíssimo conveniente –; agora, já só importa o futebol jogado, os golos marcados e sofridos, e qualquer “grande” que se preze, por muito que se sinta prejudicado, tem a obrigação de resolver por meios próprios, dentro das quatro linhas, os desafios que lhe são colocados. Até mesmo quando os ditos desafios surgem na forma de três golos sofridos, todos obtidos, sem excepção, no completo incumprimento das regras.

Não me querendo arvorar em crítico de arte, parece-me que estamos perante o melhor desenho da (ainda) curta carreira de Nuno; uma obra plástica de interpretação intrincada, complexa na forma e no conteúdo, com elevado espírito de contradição, mas com muito pouco de santo. Ainda assim, mais realista – já não diria honesta (não nos precipitemos no elogio) – do que as anteriores. Pois, a bem da verdade, as coisas são mesmo assim!

Respeitando, portanto, esta linha de pensamento, importa afirmar, sem mais preâmbulos, directa e claramente, para que todos os interessados o interiorizem: O Benfica empatou com o Boavista por demérito próprio e, obviamente, algum mérito do adversário. Qualquer outra explicação para o banho de Sol (e de bola) com que a nossa equipa se deleitou, sem matutar muito nos problemas da existência, durante aquela primeira meia hora, resultaria, muito em breve, noutras desilusões e, exemplos desses, existem bem próximos, e à vista de todos nós. O resultado foi, de facto, surpreendente e frustrante. Porém, não coloca minimamente em causa o que foi conseguido na primeira metade desta época; nem sequer o talento e a competência deste grupo.

E o que foi conseguido, até esta fase, pelo Benfica? A Supertaça Cândido de Oliveira; a liderança no campeonato (com quatro pontos de vantagem sobre o FC Porto e seis sobre o Sp. Braga); os apuramentos para os quartos-de-final da Taça de Portugal e para a final-four da Taça da Liga; e para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões: um percurso extremamente positivo e eficiente, que deve ser valorizado, não só à lente dos bons resultados, mas também tendo em conta as insondáveis limitações físicas que vêm martirizando, sem tréguas, grande parte deste plantel; e consequentemente, as opções do seu treinador.

João Amaral Santos
João Amaral Santoshttp://www.bolanarede.pt
O João já nasceu apaixonado por desporto. Depois, veio a escrita – onde encontra o seu lugar feliz. Embora apaixonado por futebol, a natureza tosca dos seus pés cedo o convenceu a jogar ao teclado. Ex-jogador de andebol, é jornalista desde 2002 (de jornal e rádio) e adora (tentar) contar uma boa história envolvendo os verdadeiros protagonistas. Adora viajar, literatura e cinema. E anseia pelo regresso da Académica à 1.ª divisão..                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Há 2 destinos de olho na contratação de Matheus Reis a custo zero

Matheus Reis termina contrato com o Sporting no final da época. O Corinthians e clubes da Rússia estão interessados no defesa leonino.

Tubarão europeu negoceia empréstimo de Alisson Santos com o Sporting

O Nápoles quer reforçar o ataque e pensa em Alisson Santos. Italianos em negociações com o Sporting pelo extremo.

Francesco Farioli aborda exibição de destaque do FC Porto: «Às vezes exagerou a querer jogar a um toque»

Francesco Farioli analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

César Peixoto deixa mensagem forte a Vasco Sousa e lamenta expulsão: «Há um jogo até aos 70 minutos e outro depois»

César Peixoto analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Carlos: «As circunstâncias do jogo acabam por ser cruéis com um penálti e uma expulsão»

Zé Carlos analisou o desfecho da jornada 19 da Primeira Liga. O FC Porto recebeu o Gil Vicente no Estádio do Dragão.

Os golos de Martim Fernandes e William Gomes que fecharam o resultado no Estádio do Dragão

O FC Porto derrotou o Gil Vicente por 3-0. Martim Fernandes e William Gomes fecharam o resultado a favor dos dragões.

Eis os destaques da vitória do FC Porto frente ao Gil Vicente

O FC Porto derrotou o Gil Vicente no Estádio do Dragão por 3-0. Confere os destaques do encontro da 19ª. jornada da Primeira Liga.