📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O que se passa na lateral esquerda do Benfica?

- Advertisement -
Benfica

Com a saída de Alejandro Grimaldo, a posição de lateral-esquerdo da equipa do SL Benfica nunca mais foi a mesma. 

Inicialmente, a grande aposta da direção liderada por Rui Costa foi David Jurásek, que chegou SK Slavia Praha, tido como uma grande aposta não só para o presente, mas também para o futuro. 

Pois bem, quem conhecia minimamente o lateral checo, tinha a plena noção das suas capacidades, mas também das suas lacunas, o que para uma equipa que tinha acabado de perder uma referência como Grimaldo, tinha de ser tido bastante em conta. E Jurásek chegou a Lisboa com muito boas referências, fruto dos 45 jogos que disputou na época passada, onde apontou dois golos e 13 assistências. Estes números são muito sólidos para um lateral que, para uma equipa que sonhava em dar o passo em frente nas competições europeias e manter, ao mesmo tempo, a hegemonia no futebol português, significavam muito. 

Mas desde cedo se percebeu que Jurásek tinha algumas lacunas, nomeadamente defensivas, onde revela ainda algum mau posicionamento e más decisões, que valeram aos encarnados alguns golos sofridos pelo lado do checo. No entanto, ao nível ofensivo, nota-se uma capacidade bastante grande em atacar a profundidade, nos cruzamentos e nas bolas paradas, sendo que o jovem checo é muito forte neste capítulo.

Apesar de tudo isto, era necessário dar uma resposta imediata, de alguém que tivesse uma maior experiência em jogos a doer. O SL Benfica apostou em Juan Bernat, velho conhecido dos adeptos do futebol pelas suas passagens pelo Valência CF, FC Bayern e PSG, este último clube que cedeu o internacional espanhol aos encarnados até final da época. 

Se chegou para substituir Grimaldo, as parecenças futebolísticas e físicas não poderiam ser maiores. Baixo centro de gravidade, sólido defensivamente, acutilante ofensivamente e forte nas bolas paradas, para mim, Bernat ainda é inferior a Grimaldo se compararmos diretamente os dois jogadores, no entanto, acredito que se o lateral espanhol tivesse tempo e plena confiança no seu trabalho, a aposta poderia ser muito bem sucedida.

Mas de facto não é isto que verificamos. Jogo após jogo vemos ambos os laterais “esquecidos” no banco de suplentes, e tem o “pronto-socorro” Aursnes a atuar na lateral esquerda encarnada, para tentar dar algo mais ofensivamente no jogo interior. 

Na minha opinião, estas opções são estranhas por parte de Schmidt, e até Aursnes parece desaprender de jogar na sua posição de origem, onde já não atua há muito tempo. 

Diria até que o SL Benfica pode ter aqui um sério problema em mãos, não só para o que falta desta temporada, mas essencialmente para a próxima, porque Bernat não deverá ficar, e Jurásek custou 14 milhões de euros, um investimento muito avultado que ainda não justificou nem sequer a sua metade.

Será que teremos mais um reforço desta posição na próxima janela de transferências?

Eu acredito seriamente que sim e, na minha opinião, deveria ser o tema mais urgente para resolver no plantel encarnado, numa posição que nunca mais foi a mesma desde a saída de Grimaldo.

Bernardo Santos
Bernardo Santoshttp://www.bolanarede.pt
O Bernardo é Licenciado em Relações Públicas e quase mestre em Jornalismo. É um comunicador nato, que transporta para o futebol a mesma simpatia e alegria que tem em viver.

Subscreve!

Artigos Populares

Khvicha Kvaratskhelia também rendido a João Neves: «É um dos melhores da equipa»

Khvicha Kvaratskhelia deixou muitos elogios para João Neves. O avançado georgiano colocou o médio português como um dos melhores do PSG.

O pormenor que indica o 11 provável do Palmeiras para a final da Taça Libertadores

Abel Ferreira pode ter revelado o 11 inicial do Palmeiras para a final da Taça Libertadores, através dos jogadores que decidiu não convocar.

Sporting prepara jogo com Club Brugge: cinco ausentes e cinco jovens da equipa B presentes no treino de antecâmara

O Sporting realizou o treino de antecâmara para a receção ao Club Brugge, referente à 5.ª jornada da fase regular da Champions League.

Benfica tem apenas um jogador em risco de suspensão caso veja amarelo no encontro com o Ajax

Nicolás Otamendi é o único jogador em risco de suspensão no Benfica. Dodi Lukebakio também estaria em risco, mas está lesionado durante três meses.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafael Nadal deixa aviso a Vinícius Júnior: «Tem de entender quem é a autoridade e respeitá-la»

O ícone do ténis, Rafael Nadal, partilhou a sua opinião sobre a situação do Real Madrid e a atitude de Vinícius Júnior.

Está definido o novo treinador do Marítimo

O Marítimo já definiu o seu novo treinador. Miguel Moita, que foi treinador-adjunto de Leonardo Jardim, vai render Vítor Matos no comando da equipa.

Luisão deixa críticas contra Abel Ferreira: «Soou a menosprezo pelo campeonato brasileiro»

Luisão deixou críticas para Abel Ferreira. O antigo defesa-central do Benfica não gostou das palavras do técnico sobre o facto de ter abdicado da luta pelo título do Brasileirão.