Última horaRelatório e Contas: FC Porto SAD apresenta saldo negativo de 21,1 milhões de euros em 2025/26
Publicidade

Os ‘retornados’ que nunca voltam a ver a Luz

Tomás Gomes · 4 min

Os ‘retornados’ que nunca voltam a ver a Luz

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

sl benfica cabeçalho 1

A época está a poucas semanas do fim e a agenda mediática desportiva tem de ser cumprida. Já se falou nas malas, nos bate bocas entre as direcções do Benfica e Sporting, já se discutiu a idade do Renato Sanches e já foram lançadas infinitas tabelas das ditas ligas da verdade; ironicamente, todas diferentes. Já com o mês de maio a meio entra o mercado de transferências. Para o Benfica este ano não se tem falado de jovens sérvios ou sul-americanos, mas sim de velhas figuras da casa. O ditado já é velho, “o bom filho a casa torna”, mas será que precisamos deles?

Enzo Pérez

Fonte: SL Benfica
Fonte: SL Benfica

O argentino, que já vai na casa dos 30 anos, foi a notícia desta semana. Diz-se que ele quer voltar à Luz; curiosamente, na mesma semana em que se anunciou a venda de Renato Sanches ao Bayern (o actual detentor do lugar deixado em branco pelo argentino, aquando da sua partida para o Mestalla). É difícil não imaginar aqui a mão de Jorge Mendes…

Se ele agora viesse tinha lugar? Provavelmente. Mas será que o povo benfiquista o quer de novo? Ele que se mudou para um clube de dimensão inferior apenas por dinheiro? Ele que se mudou para um clube sem palmarés nesta década, ele que deixou a população benfiquista de coração na mão em janeiro… Será que quero quem muda, não para subir na carreira, mas por dinheiro? Pessoalmente, não o quero na Luz. É um médio com qualidades que aprecio, indubitavelmente, mas há que ensinar os mais novos e dar o exemplo de amor ao clube. Não existimos para dar esmola quando as coisas não correm bem. Lamento, Enzo. Obrigado por tudo, mas arca com as consequências da tua decisão. Com toda a certeza que arranjamos um bom substituto para mandar no nosso meio-campo.

Lazar Markovic

Lazar Markovic
Fonte: SL Benfica

Sempre fui um fã do sérvio. As fintas derretem-me juntamente com a velocidade e a qualidade de passe, sabe fazer muito bem o movimento da lateral para o interior da grande área e faz golos. É um criativo e o Benfica tem falta disso. Nas alas temos apenas dois: Gaitán e Carcela (Salvio é também um criativo, mas joga muito colado à linha, é um extremo-ala no sentido mais puro do termo). Sendo quase certo que um destes se irá embora na próxima abertura do mercado, Markovic seria bem-vindo de volta. Permitiria que Gonçalo Guedes rodasse (é o jogador do Benfica, da formação, que mais necessita de jogar com regularidade para não ver o seu valor no mercado cair a pique), e dava mais tempo de adaptação a Carrillo e Cervi. No entanto, não acredito que Klopp desperdice a oportunidade de trabalhar com esta jovem pérola. O alemão com certeza que fará dele um jogador de topo.

Fábio Coentrão

Fonte: SL Benfica
Fonte: SL Benfica

Seria o retorno do desejado. “Por entre o nevoeiro, numa manhã de agosto, apareceu Fábio Coentrão no campo de treinos no Seixal”, quase que poderia ser assim descrito o regresso do defesa-esquerdo que já passou pelo Benfica e que tanto apaixonou os adeptos. Apesar disso temos de ser objectivos, sempre fui defensor dos que conhecem bem a casa e que conhecem bem a camisola que envergam, mas Coentrão está velho. Aliás, está muito diferente do Fábio que saiu da Luz. Tem tido muitas lesões e isso reflecte-se na intensidade que ele coloca no jogo: que é quase nula. O defesa-esquerdo já não marca a diferença por onde passa. Ainda pensei que a saída do Real Madrid para o Mónaco lhe pudesse dar outro alento, mas apenas mostrou que a sua carreira não passa dali. Talvez uma liga mais táctica e defensiva como a italiana seja um bom sítio para terminar a carreira. Na Luz temos Eliseu que, quer queiram quer não, está a fazer a sua melhor época de águia ao peito, e temos Grimaldo a espreitar a oportunidade de ser o que nunca teve oportunidade de ser em Camp Nou. Acho que não seria uma entrada rentável, até pelo elevado salário que aufere. Eliseu é uma peça importante do balneário e na integração de jovens, acho que esta não seria uma boa altura para deixar o açoriano sair.

Desde 2010, quando muitos jogadores do Benfica começaram a sair para os grandes palcos europeus, que se fala muito nestes ‘retornados’, mas é só cumprir a agenda mediática. Daqui a duas semanas esta análise é obsoleta porque os ‘retornados’ já são outros, e daqui a dois meses é lixo porque ninguém regressou. Eles estão longe a ver o Benfica, eles vêm à Luz, se um dia calhar eles voltam a pisar o nosso relvado, mas essa não é condição necessária para ser um bom filho desta casa. Deram tudo quando o tinham a dar, não têm de regressar para serem relembrados. Se quisessem ser lendas nunca teriam saído.

Foto de capa: SL Benfica

Tomás Gomes

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.