📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quando um derby não vem só

- Advertisement -

Com o mês de janeiro terminado, cada ponto e cada jogo tornam-se cada vez mais importantes e cruciais para as aspirações das equipas. Para abrir fevereiro da melhor forma, temos, não um, mas dois dérbis lisboetas consecutivos.

O primeiro dérbi é no domingo, para a Primeira Liga. As duas equipas encontram-se a cinco pontos de distância uma da outra, estando o Benfica em segundo lugar e o Sporting CP em quarto lugar no campeonato. Como líder, está o FC Porto, a cinco e a dez pontos de distância, respetivamente.

Se para o Sporting CP o título parece estar demasiado longe para ser concretizável, para o Benfica, o primeiro lugar ainda se consegue ver – embora ao longe -, pelo que este dérbi tem uma importância acrescida para o Benfica, quando comparado ao Sporting.

Os encarnados precisam de manter a pressão no líder, esperando que o FC Porto perca pontos e que deixe as águias dependentes só delas para ultrapassar o rival. Em caso de vitória encarnada e derrota portista, a distância diminui para dois pontos, o que dá aos encarnados a possibilidade de dependerem apenas dos seus resultados para subirem ao primeiro lugar. Porém, em caso de empate, na melhor das hipóteses, colocariam a diferença em quatro pontos – caso o FC Porto perca –, ou, no pior cenário, o título ficaria longe da vista, pois encarnados e portistas ficariam separados por sete pontos. Se os leões saem vencedores, a margem pode ficar nos oito pontos, pelo que só a vitória poderá interessar ao Benfica, pois colocará pressão nos azuis e brancos, que entram em campo em Guimarães já depois do apito final do dérbi em Alvalade.

Foi João Félix quem marcou o golo do empate no dérbi do campeonato na Luz
Fonte: SL Benfica

Assim que a partida for dada como terminada, segue-se a recuperação e a preparação para o jogo seguinte, contra o mesmo adversário, mas desta vez no Estádio da Luz. Benfica e Sporting protagonizam mais um dérbi, neste caso a contar para a primeira mão das meias finais da Taça de Portugal.

Existe um grande relevo nesta partida, pois a segunda mão será disputada na casa verde e branca. Assim, o melhor seria mesmo levar um resultado favorecedor e confortável desde o reduto encarnado para facilitar a passagem à final da prova rainha.

Com o falhanço na Taça da Liga, caindo frente ao FC Porto nas meias finais da prova – vencida pelo Sporting –, o Benfica tem a pressão de vencer as restantes provas em que está inserido. A Taça de Portugal tem de ser um objetivo, assim como a luta constante pelo título de campeão português até à última jornada. São dois embates cruciais que poderão ditar o sucesso ou fracasso do Benfica esta temporada.

Texto revisto por: Mariana Coelho

Foto de Capa: SL Benfica

Pedro Afonso
Pedro Afonsohttp://www.bolanarede.pt
Foi com o Portugal x Inglaterra do Euro 2000 que descobriu um dos maiores amores da sua vida: o futebol. Natural de Lisboa, teve a primeira experiência profissional na Abola TV e agora é jornalista da ELEVEN

Subscreve!

Artigos Populares

Al Rayyan de Artur Jorge mantém liderança da Taça do Catar com triunfo diante o Al Sadd

O Al Rayyan de Artur Jorge completou a reviravolta na vitória por 5-3 frente ao Al Sadd, mantendo a liderança da tabela da Taça do Catar.

Rafa Silva pode deixar o Besiktas em janeiro: eis os detalhes

Serdar Adali, presidente do Besiktas, terá assegurado a Rafa Silva que poderá sair em janeiro, caso ajude a equipa nos desafios de dezembro.

Salvador Blopa fechado no Sporting até 2030

Salvador Blopa já renovou contrato com o Sporting até 2030. O clube de Alvalade começou a trabalhar na renovação de vários ativos.

Kika Nazareth está de regresso aos treinos após lesão no tornozelo

Kika Nazareth voltou aos treinos do Barcelona depois de recuperar da lesão no joelho e pode regressar ao ativo já no próximo sábado.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal impede Viktor Gyokeres de viajar para depor em tribunal na Suécia

O Arsenal não permitiu que Viktor Gyokeres viajasse para testemunhar num processo entre o seu agente e dois meios de comunicação suecos.

Dois históricos da La Liga rejeitam proposta para assumir comando técnico do Levante

Raúl González e Thiago Alcantara rejeitaram a oportunidade de assumir a posição de treinador do Levante, que ocupa o último lugar da La Liga.

Fernando Santos aponta Portugal como candidato ao Mundial 2026: «Já em 2022 estávamos convencidos que ia acontecer»

Fernando Santos e Paulo Bento, ex-selecionadores, comentaram as possibilidades de Portugal vencer o Mundial 2026.