📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rafa Silva | No meio está a virtude

- Advertisement -

Aquando dos primeiros jogos de Roger Schmidt, percebe-se a intenção de continuar a percepcionar Rafa como homem que partia da linha, seguindo o rigor antecedente de remeter jogadores á sua posição de origem sem grandes variantes.

A pré-época segue com João Mário atrás de Ramos e Rafa a derivar da esquerda – e assim se mantém até ao jogo com o Casa Pia, da 2ª jornada, no qual Schmidt assume definitivamente a troca, com Rafa a iniciar desde o primeiro apito em zona central. Pode-se dizer que o peso da decisão se notou na exibição do internacional português, pelo menos durante os primeiros instantes duma partida muito complicada para o Benfica.

Recompôs-se após o intervalo, é ele que assiste o golo de Ramos e dá alguma chama a uma exibição cinzenta da equipa. A partir daí, Rafa parte definitivamente para o grande inicio de época que está a realizar. Com o Dínamo Kiev, um golo e duas grandes exibições no novo papel, terminando a qualificação com o estatuto reforçadíssimo dentro do balneário e junto da massa adepta.

A sua importância no processo cresceu exponencialmente, replicando a responsabilidade que Jesus lhe tivera atribuído há um ano: como jogador alvo na transição rápida, principal transportador da equipa.

Contra o Arouca, terminaria com 14 passes aproximativos recebidos. Contra o Maccabi, 13. Em Turim, no jogo da época até ao momento, 14.

É ele o farol de todo o conjunto no momento de almejar as redes contrárias. Está tão confiante nas suas próprias capacidades e tão entrosado com as ideias do técnico que conseguiu, até ao momento, suplantar os índices de vários capítulos do rendimento fabuloso fabricado em 2018-19.

Remata mais (2,7 remates por jogo, enquanto fez média de 2,3 há quatro anos), assiste mais (2,9 contra 1,9) e é mais eficaz no drible (66% > 61%) – tudo isto proporcionado por uma menor responsabilidade nas tarefas defensivas (0,7 acções desse género contra 2,1 por jogo), que só um reajuste na posição pôde proporcionar.

Schmidt acertou na mouche e está a conseguir espremer o máximo do talento do jogador, restando perceber que registo estatístico assinará Rafa para traduzir tanto futebol produzido. Será mais goleador que nessa temporada (21) ou mais assistente que no ano passado (17)?  Falamos no final da época.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Bayern Munique supera Benfica em número de sócios: «O maior clube do mundo»

O Bayern Munique informaram este domingo a chegada aos 432.500 sócios. Herbert Hainer foi reeleito presidente do clube.

Eis os 4 destaques da vitória do Benfica diante o Marítimo na Primeira Liga Feminino

Benfica goleou o Marítimo por 5-0, em jogo da quinta jornada da Primeira Liga Feminino. Eis os 4 destaques da partida no Benfica Campus.

Eis os onzes iniciais do FC Porto x Braga com duas novidades no lado dos dragões

O FC Porto recebe o Braga no Estádio do Dragão, em jogo da 10.ª jornada da Primeira Liga. Confere os onzes iniciais de ambas as equipas.

Barcelona volta a vencer na La Liga após derrota frente ao Real Madrid

O Barcelona venceu o Elche por 3-1 na jornada 11 da La Liga. André Silva e Martim Neto foram titulares pela equipa derrotada.

PUB

Mais Artigos Populares

Sérgio Conceição apontado a clube da Premier League

Sérgio Conceição é um dos treinadores a ser associado ao Wolverhampton. Vítor Pereira foi despedido.

Expulsão de Orkun Kokçu mudou tudo e passeio do Besiktas deu lugar a vitória do Fenerbahçe de Nélson Semedo na Liga Turca

O Fenerbahçe venceu o Besiktas na 11.ª jornada da Liga Turca. Expulsão de Orkun Kokçu aos 26 minutos mudou radicalmente o jogo.

Benfica goleia Marítimo e assume liderança da Primeira Liga Feminina

O Benfica venceu por 5-0 o Marítimo, e sobe ao primeiro lugar da Primeira Liga Feminina. A equipa insular viu Sara Ferreira a ser expulsa na primeira parte.