Rafa Silva | No meio está a virtude

Aquando dos primeiros jogos de Roger Schmidt, percebe-se a intenção de continuar a percepcionar Rafa como homem que partia da linha, seguindo o rigor antecedente de remeter jogadores á sua posição de origem sem grandes variantes.

A pré-época segue com João Mário atrás de Ramos e Rafa a derivar da esquerda – e assim se mantém até ao jogo com o Casa Pia, da 2ª jornada, no qual Schmidt assume definitivamente a troca, com Rafa a iniciar desde o primeiro apito em zona central. Pode-se dizer que o peso da decisão se notou na exibição do internacional português, pelo menos durante os primeiros instantes duma partida muito complicada para o Benfica.

Recompôs-se após o intervalo, é ele que assiste o golo de Ramos e dá alguma chama a uma exibição cinzenta da equipa. A partir daí, Rafa parte definitivamente para o grande inicio de época que está a realizar. Com o Dínamo Kiev, um golo e duas grandes exibições no novo papel, terminando a qualificação com o estatuto reforçadíssimo dentro do balneário e junto da massa adepta.

A sua importância no processo cresceu exponencialmente, replicando a responsabilidade que Jesus lhe tivera atribuído há um ano: como jogador alvo na transição rápida, principal transportador da equipa.

Contra o Arouca, terminaria com 14 passes aproximativos recebidos. Contra o Maccabi, 13. Em Turim, no jogo da época até ao momento, 14.

É ele o farol de todo o conjunto no momento de almejar as redes contrárias. Está tão confiante nas suas próprias capacidades e tão entrosado com as ideias do técnico que conseguiu, até ao momento, suplantar os índices de vários capítulos do rendimento fabuloso fabricado em 2018-19.

Remata mais (2,7 remates por jogo, enquanto fez média de 2,3 há quatro anos), assiste mais (2,9 contra 1,9) e é mais eficaz no drible (66% > 61%) – tudo isto proporcionado por uma menor responsabilidade nas tarefas defensivas (0,7 acções desse género contra 2,1 por jogo), que só um reajuste na posição pôde proporcionar.

Schmidt acertou na mouche e está a conseguir espremer o máximo do talento do jogador, restando perceber que registo estatístico assinará Rafa para traduzir tanto futebol produzido. Será mais goleador que nessa temporada (21) ou mais assistente que no ano passado (17)?  Falamos no final da época.

Pedro Cantoneiro
Pedro Cantoneirohttp://www.bolanarede.pt
Adepto da discussão futebolística pós-refeição e da cultura de esplanada, de opinião que o futebol é a arte suprema.

Subscreve!

Artigos Populares

Leões testam defesa menos batida da Liga | Famalicão x Sporting

Após a derrota no clássico frente ao FC Porto, o Sporting viaja ao Minho e precisa dos três pontos para não deixar fugir o líder.

Bruno Lage explica declaração sobre o mercado de verão e garante que a mensagem não tinha destinatário: «Não há ninguém em específico»

Bruno Lage explicou a declaração proferida na antevisão do encontro sobre o facto de ter sido ouvido apenas neste mercado de verão.

Bruno Lage responde ao Bola na Rede: «Tomás Araújo na lateral foi uma opção para este jogo. O próximo jogo irá ditar outra estratégia...

Bruno Lage esteve presente na sala de imprensa do Estádio da Luz depois do empate do Benfica contra o Santa Clara.

Jorge Jesus elogia jogadores do Al Nassr: «Estou muito feliz com o grupo»

Jorge Jesus deixou muitos elogios para o plantel do Al Nassr. O técnico falou da qualidade da equipa antes do confronto com o Al Kholood.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Velho emprestado pelo Farense ao Gençlerbirligi da Turquia

O Gençlerbirligi confirmou a contratação de Ricardo Velho. O guarda-redes português foi emprestado pelo Farense até ao final da época.

As 6 (ou 7) ausências confirmadas do Sporting para o embate complicado em casa do Famalicão

O Sporting continua a acumular baixas para o duelo diante do Famalicão. Há seis nomes de fora para Rui Borges e um sétimo em dúvida que aumentam dores de cabeça

Anthony Martial confirmado como reforço do Monterrey do México

O Monterrey oficializou a contratação de Anthony Martial. O avançado francês deixou o AEK a título definitivo.