Publicidade

Uma nova equipa a promover

Tiago Serrano · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Para além da equipa principal, a equipa B também irá iniciar o campeonato da Segunda Liga neste fim-de-semana, com a recepção ao GD Estoril-Praia. Por norma, o plantel da equipa B costuma sofrer muitas alterações de ano para ano, visto que os jogadores que mais se destacam em cada época precisam de dar o salto para patamares competitivos mais elevados para darem continuidade à sua evolução.

Com isso, e com as muitas promoções que já houve após a chegada de Bruno Lage à equipa principal, será necessário construir uma nova equipa B, que tenha oportunidades de jogo nesta época e que consiga evoluir de modo a ter uma oportunidade na equipa principal num futuro próximo.

Começando pela baliza, seguindo a lógica dos últimos anos, o guarda-redes suplente assume a titularidade quando o titular dá o salto. Sendo assim, Fábio Duarte deverá ser o titular. No entanto, o ex-júnior Celton Biai realizou uma época de grande nível nas equipas de juniores e de sub-23 e também na selecção de sub-19, tendo a meu entender, condições para assumir a titularidade na equipa B.

Nas laterais existem muitas opções. Para começar, possui dois dos jogadores mais talentosos da geração de 2001: João Ferreira (que começou a pré-época na equipa principal) e Tomás Tavares. Os dois deverão disputar a vaga na lateral-direita na equipa B, juntamente com os já séniores Luís Pinheiro e Tomás Domingos. Na esquerda, Nuno Tavares pode e deve ser opção na equipa B quando não for convocado nos jogos da equipa principal. Assim sendo, deverá disputar a vaga com Godfried Frimpong.

No centro da defesa, quem deverá formar a dupla titular deverá ser Pedro Álvaro e David Zec, que já formaram dupla nalguns jogos na época passada. Como alternativas, têm nomes como Gonçalo Loureiro, Miguel Nóbrega e Pedro Ganchas.

Renato Paiva teve, desta vez, a oportunidade de trabalhar com a equipa B na pré-época
Fonte: SL Benfica

No meio campo existem duas hipóteses: caso se jogue em 4-3-3, pode-se apostar num trio composto por Vukotic, Tiago Dantas e David Tavares. Caso se jogue num 4-4-2 idêntico ao da equipa principal, Tiago Dantas pode jogar encostado à direita a fazer de “Pizzi” com Vukotic e David Tavares a formar dupla no miolo.

Depois nos extremos, é uma das posições onde a qualidade mais abunda, havendo vários jogadores que podem ser opção: Úmaro Embaló, Diogo Pinto, Rodrigo Conceição, Tiago Gouveia, Vinícius Ferreira… E no caso de se jogar em 4-4-2, Gonçalo Ramos pode ser aposta como segundo avançado. Apesar de ser médio de origem, Gonçalo Ramos sempre mostrou uma veia goleadora apurada, tendo sido o melhor marcador do Europeu de sub-19.

Na posição de ponta-de-lança, a situação fica mais complicada, visto que é a posição onde a formação do Benfica está mais carenciada. A vaga na posição deverá alternar entre Pedro Henrique, Daniel dos Anjos e, talvez, Vasco Paciência.

Esta será uma época para novos jogadores do Seixal se afirmarem num contexto sénior e mostrarem que têm condições para dar o salto no curto prazo. Renato Paiva é um treinador com uma filosofia de jogo que privilegia a posse de bola, possuindo assim um modelo que valoriza o jogo e os jogadores, no qual estes sabem o que fazer em campo. Como tal, espero mais uma época positiva para a formação secundária encarnada, na qual haverá mais jogadores a evoluir.

Foto de Capa: SL Benfica

artigo revisto por: Ana Ferreira

Tiago Serrano

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.