📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Famalicão | Procura-se identidade!

- Advertisement -

Da equipa que muita gente pensou que seria um simples ‘floop’ – após as elevadas confirmações de contratações, a mudança para um treinador estreante enquanto técnico principal e devido a ser uma equipa recém subida – a uma das equipas revelações da Primeira Liga Portuguesa.

Não é algo novo, o FC Famalicão surpreendeu tudo e todos na primeira volta do campeonato, visto que os famalicenses acabaram empatados com o Sporting CP na luta pelo terceiro lugar da tabela classificativa. O FC Famalicão tem sido um dos destaques desta época, desde o guarda-redes aos avançados, o futebol que pratica diferencia-os de muitos outros.

Ao falar da equipa é necessário referir o nome por detrás dos relvados: João Pedro Sousa. Um técnico inteligente que colocou identidade num grupo tendo como base uma construção forte e sem limites. Um plantel construído de raiz por jogadores que o técnico português teria observado e anotado sobre a qualidade desde as suas aventuras na Europa (um pouco por todo o lado), jogadores individuais com princípios da sua própria conveniência e de modo a obter aquilo que lhe teria sido pedido: a manutenção.

João Pedro Sousa tem sido um dos estrategas da ideia de jogo do FC Famalicão
Fonte: FC Famalicão

O técnico português faz a sua primeira época longe da sombra de Marco Silva, seu conhecido e amigo desde da sua época no CD Trofense, e a influência do antigo treinador do Everton é notável sobre João Pedro Sousa. Os sinais de consistência e de ambição são claros, visto que o técnico pôs o FC Famalicão num patamar muito superior àquele que lhe foi proposto. A manutenção já deixou de ser a questão! A luta pelos lugares europeus (ou, eventualmente, algo mais) é a nova ambição da equipa de Vila Nova de Famalicão.

No entanto, a equipa está a enfrentar um momento que poderá ser fatal para tais ambições. O FC Famalicão já se encontra há 6 jogos sem ganhar (sendo que conta com 3 derrotas e 3 empates), mais recentemente é de salientar a goleada que levou em casa frente ao Vitória SC por 0-7 (castigo levado perante a poupança máxima de jogadores) e o empate para a Taça de Portugal contra o SL Benfica por uma bola.

O elevado número de jogos também é um fator a ter em conta, visto o desgaste e enfraquecimento dos jogadores tanto a nível mental como físico, perante a carga elevada de esforço. A necessidade de voltar a instituir a identidade como princípio básico da equipa famalicense é algo urgente, visto que as ideias do treinador estão lá, mas não se entende a passividade que carateriza os jogadores nos últimos jogos. Conformismo não é uma palavra que deva caraterizar a equipa, pelo menos não deveria ser, perante a época realizada até ao momento.

A ideia mantém-se, mas a qualidade não é a mesma.

Foto de Capa: FC Famalicão

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Ana Beatriz Martins
Ana Beatriz Martinshttp://www.bolanarede.pt
A Ana é apoiante do clube da sua terra, o Vitória Sport Club. Apaixonada por futebol e pelo ambiente nele envolvido, característica desenvolvida pelos ambientes vivenciados no estádio e pelo palpitar frenético da sócia do Vitória SC. Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, com a ambição de fazer carreira enquanto jornalista desportiva.                                                                                                                                                 A Ana escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

PUB

Mais Artigos Populares

Já passou pelo Braga e deixa aviso ao Barcelona: «Um clássico é muito mais do que três pontos»

Roberto Fernández é um dos destaques do Espanyol. O próximo encontro dos catalães será frente ao Barcelona, o maior rival.

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.