Olheiro BnR – Zaidu Sanusi

- Advertisement -

Nascido a 13 de junho de 1997, Zaidu Sanusi chegou a Portugal, em julho de 2016, para representar o Gil Vicente FC, conjuntamente com o seu compatriota e colega de equipa (ambos frequentavam a Royal Sporting Club Academy, conjunto da cidade de Kaduna) Collins Nonso Ogbodo. Ambos os futebolistas haviam sobressaído durante um período de testes, realizado naquela cidade e que contara com a supervisão de alguns observadores do emblema de Barcelos.

«Depois da tempestade, vem a bonança»:

À chegada a Portugal, o jovem defesa nigeriano deparou-se, todavia, com uma série de infortúnios (desde problemas físicos a algumas questões burocráticas), algo que, numa fase inicial, acabou por comprometer a sua integração na formação principal dos Gilistas. Uma vez superadas essas contrariedades, e apesar de incluído no plantel às ordens de Álvaro Magalhães que disputava a Segunda Liga, Zaidu Sanusi foi prontamente emprestado por duas épocas ao Sport Clube de Mirandela.

Desta feita, seria em Mirandela, cidade do distrito de Bragança conhecida pela sua gastronomia, que este jovem futebolista natural de Jega (cidade situada no estado de Kebbi, no noroeste da Nigéria) iniciaria a sua trajetória no futebol luso, impondo-se rapidamente como titular e disputando um total de 17 partidas (1558 minutos) no Campeonato de Portugal, em época de estreia pelos “Alvi-Negros”.  Posteriormente, na temporada de 2017/2018, Zaidu voltaria a acumular boas exibições, ao ponto de participar (sempre como titular) em 22 das 29 jornadas da Série A do Campeonato de Portugal, prova em que a formação treinada por Rui Borges terminou no quarto lugar, com 57 pontos (menos sete que o Vilaverdense FC, o segundo classificado).

Por conseguinte, o crescimento registado pelo jovem central agradou de tal forma aos responsáveis do conjunto mirandelense, que aproveitaram o facto de este ter rescindido o vínculo que o ligava até julho de 2020 ao Gil Vicente para o contratar a título definitivo.

Zaidu Sanusi assumiu-se, ao longo da época passada, como um dos defesas mais promissores do Campeonato de Portugal
Fonte: Facebook oficial do atleta

A «revelação» do SC Mirandela no Campeonato de Portugal:

A pretérita temporada correspondeu ao culminar da evolução que Zaidu protagonizara ao serviço do clube mais antigo do distrito de Bragança, com o central esquerdino a ser titular em 32 encontros relativos à Série A do Campeonato de Portugal, tendo falhado, apenas, uma jornada por motivos de ordem disciplinar.  Para além disso, o camisola número cinco do Mirandela marcou três golos, dois dos quais tiveram uma influência direta no ganho de quatro pontos por parte do conjunto brigantino.

Como joga:

Zaidu Sanusi foi, efetivamente, uma das revelações da passada edição do Campeonato de Portugal. Trata-se de um defesa veloz e dotado de uma capacidade técnica razoável, sendo que iniciara a sua formação como lateral esquerdo. Ademais, o nigeriano de 22 anos, que recentemente foi anunciado como reforço do CD Santa Clara para a temporada 2019/2020, revela-se um jogador a ter em conta no jogo aéreo.

Foto de Capa: SC Mirandela

João Pedro Ferreira
João Pedro Ferreirahttp://www.bolanarede.pt
O João tem 20 anos e é, desde que se lembra, um apaixonado pela escrita e pelo futebol, sendo adepto fervoroso do CD Santa Clara, o clube da sua cidade. Neste momento, frequenta o primeiro ano da licenciatura em Gestão, na Universidade dos Açores.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Orkun Kokçu volta a faturar e ajuda Besiktas a vencer o Gençlerbirligi para a Liga Turca

O Besiktas venceu por 2-0 na visita ao reduto do Genclerbirligi, na 26.ª jornada do campeonato turco. O encontro ficou marcado pela expulsão madrugadora de Sekou Koita e pelos golos de Junior Olaitan e do ex-Benfica Orkun Kokçu.

Como 1907 vence AS Roma e distancia-se dos giallorossi na Serie A

O Como 1907 recebeu e venceu a AS Roma por duas bolas a uma durante este domingo, num encontro da 29.ª jornada da Serie A.

Uma dura luta pela subida | Belenenses 3-2 Varzim

Belenenses e Varzim sabiam que qualquer resultado que não a vitória poderia ser um obstáculo ao sonho da subida

Bruno Fernandes faz história e bate recorde de David Beckham

Bruno Fernandes bateu o recorde de assistências de David Beckham numa só época pelo Manchester United. O médio português chegou aos 16 passes para golo na vitória frente ao Aston Villa.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola ainda acredita no título: «Ainda não acabou»

Pep Guardiola reagiu ao empate frente ao West Ham e referiu que ainda acredita no título. O espanhol admite problemas de consistência.

Leonardo Jardim elogiou atitude do Flamengo na vitória sobre o Botafogo de Martín Anselmi: «A equipa está a evoluir»

O Flamengo venceu o Botafogo por 3-0. Leonardo Jardim elogiou a entrega dos seus jogadores e destacou a evolução da equipa.

Lyon de Paulo Fonseca não vai além do empate frente ao Le Havre

O Lyon de Paulo Fonseca empatou a zero na visita ao Le Havre, que terminou com dez jogadores após a expulsão de Zagadou. O lesionado Afonso Moreira foi baixa na equipa gaulesa.