Bura | Da CAN diretamente para o Algarve

- Advertisement -

Jorge Braíma Nogueira, mais conhecido no mundo do futebol por Bura, foi oficializado no SC Farense, actualmente na II Liga. Bura junta-se assim ao vasto leque de reforços que chega ao clube algarvio, entre os quais Rafael Vieira, Rafael Furlan, David Sualehe, Bandarra e Fabrício Simões. O médio defensivo guineense de 23 anos assinou um contrato válido para as duas próximas temporadas, ficando o Farense com mais um ano de opção.

Quem trabalhou com ele é unânime em realçar a sua humildade bem como a qualidade dos seus atributos técnicos.

Bura é oriundo de Nhacra, Guiné-Bissau. Deu os seus primeiros passos no Futebol no Estrela Negra de Bissau, onde foi “descoberto” por Emanuel Tê (ex União de Leiria) que passou a ser o grande impulsionador da sua ainda curta carreira. É todavia no Benfica de Bissau que Bura começa a ganhar mais destaque por evidenciar um talento incomum, sobretudo após um jogo amigável realizado com a equipa B do SL Benfica no Estádio Nacional 24 de Setembro.

Em Dezembro de 2015, o clube então campeão da Guiné-Bissau chegou a enviar Bura para um estágio no clube da Luz, onde todavia não conseguiu ficar. Bura rumou então, através do incentivo de Emiliano Tê, rumou para Os Vilanovenses, da AF Guarda.

Na temporada seguinte (2017-2018), o jovem guineense ingressou como reforço no plantel do Clube Oriental de Lisboa, no qual viria a tornar-se um elemento chave. Ao serviço dos marvilenses, então liderados pelo técnico António Pereira, Bura marcou oito golos em 30 jogos a contar para o Campeonato de Portugal e para a Taça de Portugal, despertando assim o interesse de outros clubes nacionais como o CF “Os Belenenses”. De frisar que no clube lisboeta, Bura demonstrou versatilidade podendo ocupar diversas posições no meio campo e tendo chegado até a jogar como defesa central. A página de Facebook afeta ao Oriental, a “Voz Orientalista”, caracterizou-o mesmo “Médio defensivo que gosta de ter a bola em posse, com bom passe, remates certeiros e imagine-se, goleador nato!”.

Bura ao serviço do emblema de Marvila
Fonte: Clube Oriental de Lisboa

Na época 2018/2019, Bura é cedido por empréstimo ao CD Aves para integrar a sua formação de sub-23, pela qual conquistou a Liga Revelação e a Taça Revelação. A sua prestação na formação avense valeu-lhe a convocação para disputar a CAN ao serviço da selecção da Guiné-Bissau.

Agora, vindo da CAN, Bura chega ao SC Farense que se apresenta com uma grande ambição para a nova época. Na verdade, o jovem “trinco” tem tudo para se afirmar como um dos jogadores mais decisivos da turma algarvia na próxima edição da II Liga.

Foto de Capa: SC Farense

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Gianluca Prestianni e a chamada à seleção da Argentina: «Estar no adeus a Messi é a recompensa pelo meu trabalho no Benfica»

Gianluca Prestianni abordou a chamada à seleção da Argentina e a presença no jogo de despedida de Lionel Messi.

Sorteio da Taça de Portugal é esta quarta-feira e conta conta com uma novidade

O sorteio da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal está agendado para as 18h desta quarta-feira. Os 5 clubes em competições europeias não participam nesta ronda.

Ex-Sporting Teo Gutiérrez anuncia fim da carreira aos 41 anos

Teo Gutiérrez, antigo avançado do Sporting, anunciou o fim da carreira profissional aos 41 anos, com a despedida marcada para dezembro.

Argentina vai cumprir as suspensões do Mundial 2026 nos próximos jogos particulares

A Argentina vai cumprir as suspensões causadas pelas cenas de pancadaria na final do Mundial 2026 nos jogos amigáveis frente à Bolívia, Burkina Faso e Benin.

PUB

Mais Artigos Populares

Primeira paragem para seleções no ar: Como está a tabela da Primeira Liga?

A primeira paragem para as seleções já começou. Olhamos para tabela classificativa da Primeira Liga e como é que se está a organizar.

Pausa para seleções: Quem são os melhores marcadores da Primeira Liga até ao momento?

Com o início da primeira paragem de seleções, olhamos para os jogadores se têm vindo a destacar na Primeira Liga ao nível de golos.

Com a primeira paragem para seleções à porta: vê como está a tabela da Premier League

A primeira paragem para seleções irá interromper os campeonatos nacionais. Na Premier League temos uma disputa forte pelo primeiro lugar.