Publicidade

As 4 equipas favoritas à subida na Liga 3

Guilherme Vilabril Rodrigues · 4 min

Foto: Pévidem Sport Club

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A Liga 3 terá, na temporada de 2021/22, a sua estreia nos quadros nacionais. Assim, a prova insere-se entre a Segunda Liga Portuguesa e o Campeonato Nacional de Seniores, sendo mais uma liga profissionalizada em Portugal.

No fundo, acaba por ser uma competição constituída pelas melhores equipas do até então Campeonato Nacional de Seniores, que poderão entre si lutar para chegar ao segundo escalão do futebol português, mas desta feita de uma forma bastante mais equilibrada e, naturalmente, competitiva.

Aqui só há espaço para os melhores e por isso toda e qualquer previsão será, nesta altura, bastante arriscada. Ainda assim, fazemos uma lista das quatro equipas que poderão subir para a Segunda Liga na temporada que se avizinha.

Em relação ao funcionamento da prova, ela será constituída por duas séries de 12 equipas, onde as quatro primeiras partirão para a segunda fase de apuramento de campeão.

Aí, serão novamente duas séries, desta vez de quatro equipas cada, de onde sairão as duas equipas promovidas à Segunda Liga (os primeiros classificados de cada série) e uma possível terceira equipa, que será o vencedor do playoff entre os dois segundos lugares e que, para confirmar a subida, terá de bater o antepenúltimo lugar da Segunda Liga.

Em relação à descida, do quinto ao 12º lugares das duas séries terão de disputar também uma segunda fase, que será constituída por quatro grupos de quatro equipas.

Aqui haverá uma bonificação de pontos tendo em conta a classificação da fase regular, e no fim descerão os últimos de cada série, logo, quatro equipas voltarão ao Campeonato Nacional de Seniores.

 

4.


Pevidém SC – A temporada passada foi incrível, tendo faltado apenas a cereja no topo do bolo. Acabaram em primeiro no grupo B na fase regular, mas no grupo de promoção não conseguiram ser tão felizes. Ficaram em terceiro com nove pontos, não tendo conseguido atingir o grande objetivo que seria a Segunda Liga.

Ainda assim conseguiram a promoção para a Liga 3, e certamente que com a mesma base do ano passado, tentarão dar continuidade ao objetivo que não terá ficado para trás. É, sem dúvida, uma das equipas a ter em conta na Zona Norte nesta mova competição.

3.


Vitória FC –Todos conhecemos a equipa do Vitória FC como sendo uma equipa de Primeira Liga. Ainda assim, devido a algumas infelicidades, o conjunto setubalense acabou por ser relegado para o Campeonato de Portugal de onde conseguiu facilmente sair.

No entanto, também na fase de promoção acabaram por não conseguir chegar ao primeiro lugar, tendo ficado pela Liga 3 que este ano disputarão.

Estão habituados a palcos maiores e apesar de a equipa estar agora muito mais jovem e renovada, espera-se que os mais experientes que lá estão consigam encaminhar a equipa para uma nova subida, desta vez para o segundo escalão.

 

2.


Anadia FC – Foram os líderes do grupo D do Campeonato Nacional de Seniores do ano passado. No entanto, tal como o Pevidém SC, ficaram atrás do CD Trofense na fase de promoção e não conseguiram chegar à Segunda Liga.

O sonho é, ainda assim, o que comanda este clube, e por isso toda a ambição e qualidade mostradas o ano passado não se desvanecerão e o processo será para continuar semelhante.

Se assim for, terão todas as condições para lutar por um bom lugar na primeira fase e, mais tarde, conseguirem atingir o patamar que tanto esperam alcançar.

 

1.


Sporting CP B –Esperava-se que fossem os campeões do grupo G da primeira fase, mas deixaram-se ultrapassar pelo CF Estrela da Amadora, que agora está na Segunda Liga.

Ainda assim, a qualidade mantém-se e o Sporting CP é definitivamente uma instituição em crescimento, que está a apostar muito na qualidade dos seus jovens que terão de passar pela equipa B.

Para além disso, há muito que estão afastados da Segunda Liga, onde estão as equipas B dos seus rivais, SL Benfica e FC Porto, e por isso a promoção será sem dúvida um objetivo muito bem vincado pela direção do clube.

Qualidade certamente não faltará, e por isso espera-se que seja este o ano da equipa B do Sporting CP voltar ao sítio onde pertence. A Liga 3 não deixará de ser um desafio a esta equipa.

Guilherme Vilabril Rodrigues

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.