📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Na lista dos goleadores não há espaço para portugueses

- Advertisement -

Eis a lista, em verso, dos últimos goleadores em Portugal:

Primeiro foi Jardel.

Depois foi Pena.

Voltou Jardel com um magnífico recorde de golos.

Seguiu-se o aurinegro e carismático Fary.

O sul africano McCarthy também entrou na lista.

E o levezinho Liedson apareceu pela primeira vez.

O camaronês Meyong seguiu as pisadas dos colegas africanos.

O levezinho decidiu aparecer outra vez.

Da Argentina, Lisandro foi o primeiro e único do século.

O nacionalista Nené também figura na lista.

Tacuara Cardozo, quem mais?

O monstro Hulk mostrou a sua bravura.

Houve Cardozo de novo.

Da Colômbia surgiu um perfume raro que fez um triplete inédito: de seu nome Jackson.

É tempo da elegância e eficácia de Jonas.

Do alto dos Países Baixos apareceu Bas Dost.

Jonas quis repetir a proeza.

A Europa também tem direito, Seferovic.

Por fim, Carlos Vinícius.

 

Portugueses nem vê-los. É isso que se pode depreender rapidamente ao observar a lista de goleadores nacionais deste século. O primeiro nome desta história com 20 anos é o incontornável Mário Jardel que estabeleceu o recorde de golos neste período, ao marcar por 42 vezes na longínqua época de 2001-2002. Dois anos antes marcou por 38 vezes e para vermos números próximos a este temos de recorrer aos ‘recentes’ Bas Dost e Jonas, que marcaram ambos 34 golos – o primeiro em 2016-2017 e o segundo em 2017-2018.

Muitos golos se marcaram, mas apenas em cinco ocasiões se ultrapassou a barreira dos 30 golos e apenas em três ocasiões os máximos goleadores não pertenceram a nenhum dos três grandes. São eles Fary, Meyong e Nené que ousaram intrometer-se nesta luta quase exclusivamente dedicada aos principais emblemas. Outro dado a reter é o facto de na temporada passada ter surgido o segundo jogador europeu a figurar nesta galeria, composta maioritariamente por sul americanos.

A verdade é que é preciso recuar a 1995-1996 para encontrar o último jogador português a vencer este prestigiado galardão, altura em que Domingos obteve 25 tentos. Daí para cá a história não tem encontrado qualquer lusitano pelo caminho, o que não deixa de ser curioso e ao mesmo tempo preocupante. Têm faltado referências ofensivas ao nosso país, uma posição que tem estado incompleta na própria Seleção e, assim, as apostas dos principais clubes têm ido para os jogadores estrangeiros.

Mesmo no pódio a presença de portugueses tem sido escassa, com o terceiro posto a ser mais vezes ocupado. O ano passado, Rafa e Bruno Fernandes terminaram no pódio e nesta época que findou esteve perto de acontecer algo inédito desde os últimos 25 anos, com Pizzi a ficar muito próximo de ser considerado o máximo goleador. Houve empate a três, com Taremi também a voar alto, mas foi Carlos Vinícius quem acabou por vencer esta corrida de goleadores.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede
André da Silva Amado
André da Silva Amadohttp://www.bolanarede.pt
O desporto em geral atrai este jovem aveirense mas é o futebol a sua maior paixão. As conversas com amigos e familiares costumam ir dar ao futebol, hábito que preserva desde sempre. Poder escrever sobre esta vertente é o que o satisfaz, com o intuito de poder acrescentar algo de positivo ao ambiente em torno do futebol nacional.                                                                                                                                                 O André escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tiago Pinto enaltece José Mourinho e defende: «Revolta-me que digam que Pizzi, André Almeida, Rafa e Grimaldo eram maus profissionais»

Tiago Pinto, atual diretor desportivo do Bournemouth, recordou os tempos no Benfica e enalteceu ainda José Mourinho.

Verão: Sporting não dificultará saída de Ousmane Diomande por determinados valores

Ousmane Diomande pode sair do Sporting no mercado de verão por valores a rondar os 40 milhões de euros. Leões não dificultarão.

Como 1907 oferece contrato de 3 anos a jovem do FC Porto e há mais interessados em Itália

Gustavo Guerra tem vários interessados em Itália. Como 1907 avança e oferece um contrato de três anos ao jovem do FC Porto.

Diomande-PSG: Sporting dará nega caso chegue oferta de 45 milhões de euros

O Sporting recusará qualquer oferta por Ousmane Diomande que não chegue aos 80 milhões de euros. Defesa foi associado ao PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Ittihad de Sérgio Conceição quer renovar com 4 jogadores e um deles é português

O Al Ittihad quer renovar os contratos de Danilo Pereira, Karim Benzema, N'Golo Kanté e Fabinho. Emblema é orientado por Sérgio Conceição.

AC Milan e City Group de olho em Alex Amorim: Alverca já definiu preço do médio

O AC Milan e o City Group observaram Alex Amorim no Estoril x Alverca. Clube definiu preço nos 6 milhões de euros por 80% do passe.

Benfica: Conhecida a nova composição da SAD

Está eleito o novo Conselho de Administração da SAD do Benfica. Assembleia Geral Ordinária decorreu esta segunda-feira.