Publicidade

Na lista dos goleadores não há espaço para portugueses

André da Silva Amado · 2 min

Carlos Vinícius está de saída do SL Benfica
Foto: Carlos Silva / Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Eis a lista, em verso, dos últimos goleadores em Portugal:

Primeiro foi Jardel.

Depois foi Pena.

Voltou Jardel com um magnífico recorde de golos.

Seguiu-se o aurinegro e carismático Fary.

O sul africano McCarthy também entrou na lista.

E o levezinho Liedson apareceu pela primeira vez.

O camaronês Meyong seguiu as pisadas dos colegas africanos.

O levezinho decidiu aparecer outra vez.

Da Argentina, Lisandro foi o primeiro e único do século.

O nacionalista Nené também figura na lista.

Tacuara Cardozo, quem mais?

O monstro Hulk mostrou a sua bravura.

Houve Cardozo de novo.

Da Colômbia surgiu um perfume raro que fez um triplete inédito: de seu nome Jackson.

É tempo da elegância e eficácia de Jonas.

Do alto dos Países Baixos apareceu Bas Dost.

Jonas quis repetir a proeza.

A Europa também tem direito, Seferovic.

Por fim, Carlos Vinícius.

 

Portugueses nem vê-los. É isso que se pode depreender rapidamente ao observar a lista de goleadores nacionais deste século. O primeiro nome desta história com 20 anos é o incontornável Mário Jardel que estabeleceu o recorde de golos neste período, ao marcar por 42 vezes na longínqua época de 2001-2002. Dois anos antes marcou por 38 vezes e para vermos números próximos a este temos de recorrer aos ‘recentes’ Bas Dost e Jonas, que marcaram ambos 34 golos – o primeiro em 2016-2017 e o segundo em 2017-2018.

Muitos golos se marcaram, mas apenas em cinco ocasiões se ultrapassou a barreira dos 30 golos e apenas em três ocasiões os máximos goleadores não pertenceram a nenhum dos três grandes. São eles Fary, Meyong e Nené que ousaram intrometer-se nesta luta quase exclusivamente dedicada aos principais emblemas. Outro dado a reter é o facto de na temporada passada ter surgido o segundo jogador europeu a figurar nesta galeria, composta maioritariamente por sul americanos.

A verdade é que é preciso recuar a 1995-1996 para encontrar o último jogador português a vencer este prestigiado galardão, altura em que Domingos obteve 25 tentos. Daí para cá a história não tem encontrado qualquer lusitano pelo caminho, o que não deixa de ser curioso e ao mesmo tempo preocupante. Têm faltado referências ofensivas ao nosso país, uma posição que tem estado incompleta na própria Seleção e, assim, as apostas dos principais clubes têm ido para os jogadores estrangeiros.

Mesmo no pódio a presença de portugueses tem sido escassa, com o terceiro posto a ser mais vezes ocupado. O ano passado, Rafa e Bruno Fernandes terminaram no pódio e nesta época que findou esteve perto de acontecer algo inédito desde os últimos 25 anos, com Pizzi a ficar muito próximo de ser considerado o máximo goleador. Houve empate a três, com Taremi também a voar alto, mas foi Carlos Vinícius quem acabou por vencer esta corrida de goleadores.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede
André da Silva Amado

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Em Portugal, as listas são horizontais, em Espanha, são verticais: o Real Bétis também é uma escola de extremos (e Souleymane Faye passou por lá)

SEVILHA, ESPANHA- Ao pensarmos em escolas de formação, com a sua especialidade em extremos, o nosso cérebro vai pensar automaticamente no Sporting. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão Sabrosa e Ricardo Quaresma são o expoente máximo de craques saídos da cantera do emblema do José de Alvalade, capazes de fazer magia a partir da linha, procurando espaços interiores ou dando profundidade nas zonas exteriores, aliando-se ao lateral. Nos últimos anos, Espanha assumiu-se como o país protagonista no futebol, não apenas nos seniores, mas também na formação. As academias ganharam um papel importante no desenvolvimento do desporto rei desde a viragem do século, com vários emblemas a apostarem na manutenção e criação de infraestruturas para que os atletas possam atingir os níveis máximos. As conquistas do Euro 2024 e do Mundial 2026 provam este ponto. São a cereja no topo do bolo de um processo que obviamente não se construiu de um dia para o outro.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Denílson no Real Bétis: o brasileiro que encantou Manuel Lopera e que chegou a deter o título de jogador mais caro da história

SEVILHA, ESPANHA- Em 1997, o mundo preparava-se já para a viragem do século, com todos os países do mundo ocidental a procurarem a modernização e o protagonismo global. No futebol, não era distinto. Vivíamos os primeiros anos da Premier League, que procurava destronar a Serie A como o campeonato mais poderoso do mundo. Os ingleses tinham dinheiro e queriam a maior audiência possível, proporcionando assim ao espetador os melhores encontros possíveis. Era uma batalha entre poderosos, que hoje em dia é quase inimaginável. Em Espanha, a La Liga tinha uma boa cotação, mas ainda não estava no mesmo patamar que as suas congéneres. No entanto, o caminho traçado era claro. Ainda em 1990, o governo espanhol, farto de ver os clubes a gerarem prejuízos dantescos, criou a Ley del Deporte, que levava a que os clubes profissionais criassem uma Sociedade Anónima Desportiva. A partir desse momento, as instituições também passavam a ser empresas. Os únicos que escaparam a isto (por terem fechado as contas no positivo)? Barcelona, Real Madrid, Athletic e Osasuna. Presentemente, estes quatro emblemas continuam a pertencer aos sócios.

Ricardo João Lopes · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.