O futebol de rua como escada para o sucesso

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

A grande maioria dos futebolistas profissionais da história teve o seu primeiro contacto com uma bola de futebol na rua. É na rua que muitas crianças se divertem, que se inspiram nos seus maiores ídolos e sonham em tornar-se futuramente nos maiores craques da bola.

Acho que qualquer futebolista profissional nos dias de hoje guarda nas suas memórias os tempos em que jogava à bola na rua com os amigos de infância. O futebol de rua é um dos regalos que as crianças têm, no momento em que ainda não têm preocupações nem responsabilidades.

A convivência com os amigos, fazer os postes das balizas com pedras, camisolas ou até mochilas, chegar a casa com a roupa toda suja e/ou rasgada… creio que isso é um dos maiores prazeres da vida que uma criança pode ter.

Seria Cristiano Ronaldo o jogador que é hoje sem ter jogado futebol na rua? Fonte: Facebook Oficial Cristiano Ronaldo
Seria Cristiano Ronaldo o jogador que é hoje sem ter jogado futebol na rua?
Fonte: Facebook Oficial Cristiano Ronaldo

No entanto, esse é um privilégio cada vez menos aproveitado pelas crianças na flor da idade, e isto acontece pelos mais variados motivos. Primeiro que tudo, nos dias de hoje é cada vez mais frequente ver miúdos de 5 anos fechadas em casa agarradas ao iphone ou ao tablet em vez de irem brincar para a rua e socializarem com miúdos da mesma idade, visto que já dispõem de meios tecnológicos para o fazer sem sair de casa.

Outros factores são a carga horária dos pais das crianças que lhes retira tempo e cabeça para terem uma participação mais activa na vida dos filhos. E por fim, a insegurança cada vez maior que se vive nas ruas que faz com que seja muito arriscado um grupo de crianças brincarem na rua sem a supervisão de algum adulto.

No entanto, creio que devemos olhar para o futebol de uma forma mais profunda e futurista, ou seja, devemos pensar na influência que o futebol de rua vai ter num futuro futebolista profissional que tenha uma carreira de sucesso. Sim, porque mesmo que os miúdos joguem numa escola de futebol, também jogam futebol na rua com os amigos, e não é a mesma coisa.

Tiago Serrano
Tiago Serranohttp://www.bolanarede.pt
O Tiago é um jovem natural de Montemor-o-Novo, de uma região onde o futebol tem pouca visibilidade. Desde que se lembra é adepto fervoroso do Sport Lisboa e Benfica, mas também aprecia e acompanha o futebol em geral. Gosta muito de escrever sobre futebol e por isso decidiu abraçar este projeto, com o intuito de crescer a nível profissional e pessoal.

Subscreve!

Artigos Populares

Andebol: Jogo entre AA Avanca e Benfica interrompido aos cinco minutos devido às más condições do piso

O AA Avanca x Benfica dos 16-avos de final da Taça de Portugal foi interrompido devido à condições do piso e será retomado numa data ainda por definir.

Athletic e Real Sociedad apuram-se para as meias-finais da Taça do Rei

O Athletic bateu o Valencia por 2-1 com um golo nos descontos e a Real Sociedad visitou e venceu o Alavés por 3-2, nos quartos-de-final da Taça do Rei.

Fafe e Torreense empatam e decidem finalista da Taça de Portugal na segunda-mão

O Fafe e o Torreense empataram a uma bola durante a noite desta quarta-feira, num encontro válido pela meia-final da Taça de Portugal.

Lyon de Paulo Fonseca vence 11.º jogo consecutivo e Nice completa reviravolta histórica: Eis os resultados do dia na Taça de França

Nos 16-avos de final da Taça de França, o Lyon venceu por 2-0 frente ao Laval e o Nice completou uma enorme reviravolta e bateu o Montpellier por 3-2.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez com muito para pensar: a situação dos pontas de lança candidatos a serem chamados por Portugal

Portugal deverá levar três pontas de lança para o Mundial 2026. Cristiano Ronaldo e Gonçalo Ramos serão incluídos.

Estugarda bate equipa da segunda divisão e garante o lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha

O Estugarda marcou o seu lugar nas meias-finais da Taça da Alemanha, esta terça-feira, com a vitória por 3-0 no terreno do Holstein Kiel.

Renato Nhaga deixa os cofres do Casa Pia cheios: venda do médio e a maior da história dos gansos

Renato Nhaga foi vendido ao Galatasaray, rendendo ao Casa Pia uma verba fixa de seis milhões e meio de euros.