📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O 11 combinado entre FC Porto e Benfica

- Advertisement -

FC Porto e Benfica medem forças este domingo na Invicta, naquele que é o terceiro embate entre as equipas esta temporada. Depois de duelos em Aveiro e na Luz, em que a vitória caiu para os encarnados nas duas ocasiões, é hora de tirar teimas mais uma vez, agora na casa dos dragões.

Tendo em conta o histórico confronto, olhemos para o melhor onze combinado entre as duas equipas, posição a posição.

Utilizaremos o 4-4-2 como modelo de referência tática.

Guarda-Redes

Anatoliy Trubin
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Trubin – No frente a frente com Diogo Costa, o guardião ucraniano do Benfica tem-se superiorizado na temporada atual. Com apenas 15 golos sofridos, os encarnados sustentam neste momento o estatuto de melhor defesa do campeonato português, muito graças a Trubin, que tem sido fenomenal entre os postes das águias. Nas deslocações fora de casa, a sua presença foi ainda mais crucial ao assegurar resultados importantes para a turma de Roger Schmidt, que precisará certamente do guardião inspirado para sair do dragão com um bom resultado.

Lateral Esquerdo

Wendell a jogar pelo FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Wendell – Face à grande instabilidade que os encarnados têm vivido na lateral esquerda, o brasileiro impõe-se frente a nomes como Morato ou Álvaro Carreras. O lateral do FC Porto tem sido consistente nas últimas partidas e mereceu até uma chamada à seleção principal do Brasil nos últimos dias, chegando ao clássico com a confiança no topo.

Defesa Central

Nicolás Otamendi no Benfica vs Sporting
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Otamendi – No eixo da defesa do Benfica, o capitão argentino tem reforçado o seu estatuto imperial jogo atrás de jogo, remetendo Pepe para fora deste onze. Apesar da qualidade inegável do veterano português, o capitão dos encarnados tem sido mais estável e consistente ao longo da época, merecendo assim um lugar nesta equipa ideal.

Defesa Central

António Silva João Neves
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

António Silva – Nesta dupla de centrais, não há melhor companheiro para Otamendi que o seu colega habitual. O jovem dos encarnados tem sido fundamental na equipa da Luz esta temporada, e chega ao Dragão depois de ser figura em Alvalade, que mesmo com a derrota, conseguiu destacar-se pelos duelos individuais com Gyokeres.

Lateral Direito

FC Barcelona FC Porto João Félix João Mário
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

João Mário – Decisivo, tanto no momento defensivo, como ofensivo, na estratégia dos FC Porto, o lateral português é sem dúvida merecedor de um lugar de destaque na constituição. Peça crucial da estrutura azul e branca, foi capaz de travar com sucesso Gabriel Martinelli há uns jogos atrás, tentando agora repetir a exibição contra jogadores como David Neres, Rafa ou até Di María.

Médio Defensivo

Alan Varela pelo FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Alan Varela – Da Argentina para a Invicta, o médio sul-americano não tardou em mostrar a sua qualidade aos holofotes lusos. General do meio-campo da equipa de Sérgio Conceição, é provavelmente o melhor médio defensivo a atuar em Portugal e com certeza o melhor neste clássico entre FC Porto e Benfica.

Médio Centro

Hjulmand e João Neves no Sporting x Benfica. Os dos médios têm estado em grande.
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

João Neves – Incansável do primeiro ao último minuto da partida, a pérola do Benfica tem encantado os adeptos esta temporada e vai lutando pelo estatuto de melhor jogador do campeonato português, não podendo faltar nesta constituição.

Extremo Esquerdo

Wenderson Galeno FC Porto
Fonte: FC Porto

Galeno – À boleia de exibições fenomenais nos últimos encontros, Galeno chega ao clássico num momento de forma bastante positivo. Com três golos nos últimos quatro jogos do FC Porto, o extremo será uma das principais ameaças dos dragões à baliza de Trubin.

Extremo Direito

Ángel Di María
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Di María – Fulcral em momentos que precisa de o ser, o extremo argentino foi feliz nos dois encontros com o FC Porto esta temporada e tentará ser novamente, desta vez num terreno diferente. Com 22 envolvimentos em golos esta temporada, o jogador de 36 anos tem mostrado a sua relevância quando a equipa precisa dele, principalmente em jogos deste caráter.

Segundo Avançado

Angel Di María Rafa Silva Benfica jogadores
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Rafa – Atrás do avançado ou mesmo como a principal referência no ataque dos encarnados, Rafa conta com 31 participações para golos (17G, 14A) pelas águias esta temporada, 23 dos quais na liga, com 12 golos apontados e apenas menos um passe para golo.

Para o jogo paira ainda a dúvida sobre o seu posicionamento no campo, contudo, sabe-se que a sua presença no onze do Benfica é garantida e necessária.

Ponta de lança

Evanilson Francisco Conceição FC Porto
Fonte: FC Porto

Evanilson Tendo estado ausente por lesão quando as duas equipas se defrontaram no início da temporada, o avançado brasileiro do FC Porto regressou, embalou, e leva já 21 golos e quatro assistências em 30 jogos disputados. Uma marca a ter em conta, principalmente, pela defensiva encarnada.

Guilherme Terras Marques
Guilherme Terras Marques
Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Internacional português quer regressar à Premier League e Ruben Amorim está atento

Rúben Neves termina contrato no verão com o Al Hilal e pode sair por cerca de 24 milhões de euros. Ruben Amorim está atento a um possível negócio.

Viktor Gyokeres bate Alexander Isak e é eleito o melhor avançado sueco do ano pela terceira vez consecutiva

Viktor Gyokeres conquistou o galardão de melhor avançado sueco do ano. Avançado trocou o Sporting pelo Arsenal no verão.

Victor Froholdt supera Morten Hjulmand e conquista o prémio de Futebolista Dinamarquês do Ano

Victor Froholdt foi eleito pelos colegas de profissão como o melhor futebolista dinamarquês de 2025. O jogador do FC Porto sucede a Morten Hjulmand e faz história no país natal.

Por um triz | Santa Clara 2-3 Sporting

No Sporting, a principal nota de novidade esteve na disposição ofensiva, com Maxi Araújo a surgir no lado direito do ataque

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Fernandes sublinha lealdade ao Manchester United e garante: «Podia ter saído 2 vezes»

Bruno Fernandes garante que podia ter saído duas vezes do Manchester United. Declarações do internacional português a Rio Ferdinand.

Rui Costa: «Queremos continuar a lutar por todos os troféus em todas as competições. Repito: em todas as competições»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Líder das águias está motivado para 2026.

Rui Costa e a situação financeira: «O Benfica District vai ser estratégico nessa caminhada»

Rui Costa, presidente do Benfica, discursou na festa de Natal do clube. Entre os temas, foi abordado objetivo de chegar aos 500 mil sócios.