Última horaManchester United pode provocar ‘terramoto’ no que diz respeito aos treinadores: eis o alvo dos red devils
Publicidade

5 dados a ter em conta para o SC Braga x FC Porto que encerra a Liga

Alexandre Matos · 3 min

5 dados a ter em conta para o SC Braga x FC Porto que encerra a Liga
Foto: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Chegou finalmente a última jornada do campeonato mais longo da história recente do futebol português e, apesar do título já estar atribuído, os confrontos finais não poderiam ser melhores. Enquanto que em Lisboa se joga o dérbi da segunda circular, no Norte defrontam-se as duas melhores equipas da região.

DUAS EQUIPAS QUE MARCAM MUITOS GOLOS MEDEM FORÇAS NUM JOGO QUE PODE TER IMPLICAÇÕES NO TERCEIRO LUGAR DO CAMPEONATO. QUEM VAI GANHAR? APOSTA JÁ NA BET.PT!

O FC Porto, apesar de já ser campeão, quererá sem dúvida fechar a Liga em grande e manter a boa forma e a confiança para a final da Taça de Portugal. O SC Braga ainda pode almejar a chegar ao terceiro lugar, precisando no entanto de triunfar e esperar que os Leões percam no Estádio da Luz. Em véspera de um jogo que tem tudo para ser muito interessante, vamos ver alguns dos dados estatísticos mais relevantes.

5.

Braga é única equipa em Portugal a segurar o FC Porto nesta época – Entre todos os confrontos dos Dragões este ano em todas as competições em Portugal, o SC Braga é a única equipa que o FC Porto ainda não conseguiu derrotar. Na primeira volta do campeonato os Minhotos triunfaram por 1-2 no Dragão e voltaram a sair por cima na final da Taça da Liga na sua casa em Braga.

4.

Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Reis da posse de bola – As duas equipas são as que, desde a retoma do campeonato, mais retêm a posse de bola. O Braga vem em segundo com 58.1% de média contra uns muito próximos 58.4% do FC Porto. Será certamente muito interessante qual será a equipa a assumir as rédeas do jogo e qual delas irá atacar mais no contra-ataque.

3.

5 dados a ter em conta para o SC Braga x FC Porto que encerra a Liga. O FC Porto, apesar de já ser campeão, quererá sem dúvida fechar a Liga em grande
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Formas contrastantes desde a retoma – Com o regresso do campeonato depois da paragem forçada pela pandemia, temos visto muitas surpresas. Desde o fracasso do SL Benfica à fantástica recuperação do Portimonense, tem sido evidente que estava ainda tudo por decidir. E enquanto que antes da interrupção o Braga estava em alta e o Porto nem por isso, não é isso que se verificou na retoma. Os Dragões conseguiram contornar o começo mais difícil e estão em primeiro na classificação pós paragem, valendo-lhes o título de campeão nacional, mas os Minhotos não tem conseguido replicar a forma que vinham mostrando com Rúben Amorim, perdendo o lugar para o Sporting CP.

2.

5 dados a ter em conta para o SC Braga x FC Porto que encerra a Liga. O FC Porto, apesar de já ser campeão, quererá sem dúvida fechar a Liga em grande
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Minhotos são os melhores marcadores em jogo corrido – Enquanto que o FC Porto é o melhor ataque do campeonato com 73, o SC Braga lidera também num dos dados de golos, os em jogo corrido. Se retirarmos todas as bolas paradas (livres, cantos e penáltis), passam a ser os Minhotos os melhores marcadores, com 44 tentos acertados. Curiosamente, os Dragões estão apenas em quarto nesta classificação, com “apenas” 37, evidenciando ainda mais o poderio ofensivo do FC Porto nas bolas paradas.

1.

5 dados a ter em conta para o SC Braga x FC Porto que encerra a Liga. O FC Porto, apesar de já ser campeão, quererá sem dúvida fechar a Liga em grande
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Muitos golos previstos – Já vimos que as formas das duas equipas têm sido muito contrastantes, mas existe um ponto comum nos jogos das duas equipas: muitos golos marcados. Desde a retoma, o FC Porto tem 23 golos apontados em 9 jogos, sendo o melhor ataque, enquanto que o SC Braga vem em segunda nessa classificação com 18. A diferença entre as duas equipas? Os Dragões sofrerem apenas 4 contra os 13 dos Minhotos.

Alexandre Matos

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Entrada à guerreiro na Dinamarca | FC Copenhaga x Braga

Tem início esta quinta-feira (dia 15 de outubro), a sexta edição da UEFA Conference League. Sinónimo de começo da caminhada da única equipa portuguesa na competição. O Braga desloca-se à Dinamarca para defrontar o Copenhaga. Duas equipas que têm um percurso semelhante na Conference League até ao momento. Ambas tiveram acesso à mesma através da passagem de três eliminatórias, os dois emblemas venceram quatro jogos e empataram dois e procuram agora entrar na competição com uma vitória. Se Copenhaga e Braga têm ambições a fazer um percurso europeu notável, o único aspeto que separa as duas equipas a nível interno. Se uma é já uma tradicional candidata ao título no seu país, a outra ainda está um patamar atrás dos tradicionais (três) candidatos. Entrar a ganhar na Conference League é muito importante para a equipa de Carlos Vicens começar um novo ciclo de bons resultados. Ocupando atualmente o sétimo lugar na Liga Portuguesa tendo mais jogos não ganhos (quatro) do que ganhos (três) e tendo tantos golos sofridos como marcados (oito cada), é relevante para os bracarenses reverter a situação o quanto antes. Dentro da própria equipa, a situação não aparenta estabilidade total. Se é verdade que o modelo tático é o mesmo desde a época passada e as próprias opções, que são múltiplas para cada posição, têm tido utilização regular, também é verdade que Vicens ainda não repetiu totalmente um onze de um jogo para outro. De jogo para jogo, tem existido praticamente uma alteração por setor, existindo sempre alguma incerteza nas opções e são poucos os que em condições normais são considerados "titulares indiscutíveis".

Jorge Afonso · 7 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.