Os 5 melhores guarda-redes do FC Porto

- Advertisement -

Pelo FC Porto já passaram grandes guarda-redes. Desde 1893 e depois definitivamente a partir de 1906, o clube teve guardiões de grande qualidade a proteger a sua baliza. Desde Miguel Siska, passando por Acúrcio, Fonseca, Zé Beto, Casillas, Marchesin… até Diogo Costa, houve vários que deixaram marca o clube pelo seu talento e capacidade.

Neste artigo, estão colocados o top 5 dos melhores guarda-redes do autor deste artigo. Os critérios utilizados para este incluem obviamente a qualidade do jogador, a influência e o carisma que tinham na equipa e também os títulos, em especial os internacionais. Jogadores a atuarem atualmente na formação portista foram excluídos desta seleção para aproveitar para relembrar os valores do passado e porque os atuais ainda estão a construir o seu percurso no clube.

 

5.

Josef Mlynarczyk – O internacional polaco com 32 anos na altura chegou a meio da época de 1985/1986 para compensar a lesão do titular Zé Beto e agarrou o lugar até ao final dessa época. No entanto, o habitual titular voltou a agarrar no início da época seguinte. Só que Mly, como era conhecido no balneário, não esmoreceu e acabou por voltar a agarrar a titularidade.

Nessa época o Porto viria a obter pela primeira vez o título internacional: a Taça dos Campeões Europeus em 86/87 com Mly a ser titular absoluto a partir da segunda mão dos quartos de final frente ao Brondby.

Muito seguro entre os postes, tendo como ponto fraco as saídas aos cruzamentos que acabou por aprimorar ao longo da carreira, foi titular absoluta em 1987/1988, época em que o Porto venceu a única Supertaça Europeia da sua história, a Taça de Portugal e foi ainda campeão nacional com uma das defesas menos batidas de sempre na prova: 15 golos sofridos em 38 jogos.

Na época seguinte acabou por terminar a carreira devido a uma grave lesão e iniciou a sua carreira como treinador de guarda-redes no clube, onde trabalhou com aquele que viria a ser o dono da baliza do FC Porto durante muitos anos.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto recusa subir a parada por Mame Niang e transferência pode cair

O jornal A Bola avança que as exigências do HamKam por Mame Niang são consideradas demasiado elevadas pela SAD do FC Porto.

Benfica prepara saída de Gianluca Prestianni: Eis o alvo prioritário para substituir o argentino

Gianluca Prestianni está de saída do Benfica e os encarnados já têm uma prioridade para a posição: Darío Osorio.

Oficial: Vasco Matos assume o comando técnico do Estoril Praia

Vasco Matos foi apresentado como o novo treinador do Estoril Praia. Técnico português assinou num contrato válido até 2028.

Defesa-lateral abandona o Real Madrid de José Mourinho mas continua na La Liga

Fran García está de saída do Real Madrid. Fabrizio Romano avança que o Real Bétis vai pagar quatro milhões de euros pelo defesa-lateral espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica goleia o Estrela da Amadora no segundo particular da pré-temporada

Esta quarta-feira, o Benfica recebeu o Estrela da Amadora num particular no Seixal. Encarnados saíram vitoriosos por 5-2.

Ruben Amorim apresentado como novo treinador do AC Milan: «Vou tentar trazer a minha mentalidade»

Ruben Amorim prestou as primeiras declarações como treinador do AC Milan, durante a conferência de imprensa desta quarta-feira.

Cristian Ferreira é reforço do Académico de Viseu

Académico de Viseu oficializa a chegada de Cristian Ferreira. O médio argentino assina contrato até 2027.