Os 5 melhores guarda-redes do FC Porto

- Advertisement -

Pelo FC Porto já passaram grandes guarda-redes. Desde 1893 e depois definitivamente a partir de 1906, o clube teve guardiões de grande qualidade a proteger a sua baliza. Desde Miguel Siska, passando por Acúrcio, Fonseca, Zé Beto, Casillas, Marchesin… até Diogo Costa, houve vários que deixaram marca o clube pelo seu talento e capacidade.

Neste artigo, estão colocados o top 5 dos melhores guarda-redes do autor deste artigo. Os critérios utilizados para este incluem obviamente a qualidade do jogador, a influência e o carisma que tinham na equipa e também os títulos, em especial os internacionais. Jogadores a atuarem atualmente na formação portista foram excluídos desta seleção para aproveitar para relembrar os valores do passado e porque os atuais ainda estão a construir o seu percurso no clube.

 

5.

Josef Mlynarczyk – O internacional polaco com 32 anos na altura chegou a meio da época de 1985/1986 para compensar a lesão do titular Zé Beto e agarrou o lugar até ao final dessa época. No entanto, o habitual titular voltou a agarrar no início da época seguinte. Só que Mly, como era conhecido no balneário, não esmoreceu e acabou por voltar a agarrar a titularidade.

Nessa época o Porto viria a obter pela primeira vez o título internacional: a Taça dos Campeões Europeus em 86/87 com Mly a ser titular absoluto a partir da segunda mão dos quartos de final frente ao Brondby.

Muito seguro entre os postes, tendo como ponto fraco as saídas aos cruzamentos que acabou por aprimorar ao longo da carreira, foi titular absoluta em 1987/1988, época em que o Porto venceu a única Supertaça Europeia da sua história, a Taça de Portugal e foi ainda campeão nacional com uma das defesas menos batidas de sempre na prova: 15 golos sofridos em 38 jogos.

Na época seguinte acabou por terminar a carreira devido a uma grave lesão e iniciou a sua carreira como treinador de guarda-redes no clube, onde trabalhou com aquele que viria a ser o dono da baliza do FC Porto durante muitos anos.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Conrad Harder de saída do Leipzig: Eis o encaixe financeiro que o Sporting pode fazer

O Galatasaray está em negociações com o RB Leipzig para a contratação de Conrad Harder. Sporting ficou com o direito a 15% de uma futura venda.

AC Milan rejeita primeira proposta oficial do FC Porto por Santiago Giménez

Gianluca Di Marzio avança que a proposta inicial do FC Porto por Santiago Giménez ficou muito longe das exigências do AC Milan.

À Prova de Bola #35: Goleadas, um susto e os três grandes a vencer

A segunda jornada trouxe goleadas em Arouca e Rio Maior, um susto para o Sporting de Rui Borges e vários destaques individuais

Nuno Borges volta a fazer história com vitória frente a Andrey Rublev: 3.º triunfo da época contra o top-20

Nuno Borges bateu o n.º 18 do ranking ATP, Andrey Rublev, com parciais de 6-3 e 6-4, garantindo um lugar nos oitavos-de-final do Masters 1000 de Concinnati.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica leva debate dos direitos televisivos até à Assembleia da República

O Benfica propôs a suspensão e revisão do modelo de centralização dos direitos televisivos e a petição será discutida na Assembleia da República.

Rodrigo Mora já aterrou em Roma: Vê a euforia dos adeptos da AS Roma na chegada do jovem português

Rodrigo Mora já aterrou no Aeroporto de Ciampino em clima de grande euforia para assinar contrato com a AS Roma.

Eis as equipas de arbitragem para a 3.ª jornada da Primeira e Segunda Liga

O Conselho de Arbitragem divulgou os árbitros da terceira jornada destacando João Pinheiro no Dragão e Fábio Veríssimo em Alvalade.