Os 5 melhores guarda-redes do FC Porto

- Advertisement -

Pelo FC Porto já passaram grandes guarda-redes. Desde 1893 e depois definitivamente a partir de 1906, o clube teve guardiões de grande qualidade a proteger a sua baliza. Desde Miguel Siska, passando por Acúrcio, Fonseca, Zé Beto, Casillas, Marchesin… até Diogo Costa, houve vários que deixaram marca o clube pelo seu talento e capacidade.

Neste artigo, estão colocados o top 5 dos melhores guarda-redes do autor deste artigo. Os critérios utilizados para este incluem obviamente a qualidade do jogador, a influência e o carisma que tinham na equipa e também os títulos, em especial os internacionais. Jogadores a atuarem atualmente na formação portista foram excluídos desta seleção para aproveitar para relembrar os valores do passado e porque os atuais ainda estão a construir o seu percurso no clube.

 

5.

Josef Mlynarczyk – O internacional polaco com 32 anos na altura chegou a meio da época de 1985/1986 para compensar a lesão do titular Zé Beto e agarrou o lugar até ao final dessa época. No entanto, o habitual titular voltou a agarrar no início da época seguinte. Só que Mly, como era conhecido no balneário, não esmoreceu e acabou por voltar a agarrar a titularidade.

Nessa época o Porto viria a obter pela primeira vez o título internacional: a Taça dos Campeões Europeus em 86/87 com Mly a ser titular absoluto a partir da segunda mão dos quartos de final frente ao Brondby.

Muito seguro entre os postes, tendo como ponto fraco as saídas aos cruzamentos que acabou por aprimorar ao longo da carreira, foi titular absoluta em 1987/1988, época em que o Porto venceu a única Supertaça Europeia da sua história, a Taça de Portugal e foi ainda campeão nacional com uma das defesas menos batidas de sempre na prova: 15 golos sofridos em 38 jogos.

Na época seguinte acabou por terminar a carreira devido a uma grave lesão e iniciou a sua carreira como treinador de guarda-redes no clube, onde trabalhou com aquele que viria a ser o dono da baliza do FC Porto durante muitos anos.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges faz antevisão ao FC Porto x Sporting EM DIRETO

Rui Borges lança o FC Porto x Sporting da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Leões em vantagem na eliminatória.

Nuno Espírito Santo e a luta contra a despromoção na Premier League: «Todos os dias são importantes e vai ser uma luta até ao...

Nuno Espírito Santo, após o empate do West Ham frente ao Crystal Palace, abordou a importância do ponto e falou sobre o empenho dos seus jogadores nesta reta final de época.

Rob Edwards e a despromoção do Wolverhampton: «Estou tão zangado e desapontado quanto os adeptos»

O Wolverhampton teve a descida ao Championship confirmada, após o empate entre West Ham e Crystal Palace. Rob Edwards mostrou-se desapontado, mas acredita que é possível dar a volta à situação.

Corrida ao título da Liga do Catar reabre após decisão disciplinar e Al Sadd e Al Shamal vão disputar autêntica final

O Al Shamal beneficiou de uma decisão disciplinar que lhe garantiu três pontos, reabrindo a disputa pelo título da Qatar Stars League.

PUB

Mais Artigos Populares

NBA anuncia finalistas dos prémios da temporada com Victor Wembanyama em destaque

A NBA anunciou os finalistas dos prémios da fase regular da temporada, com Victor Wembanyama entre os principais nomes.

Javi Navarro, herói da Youth League do Real Madrid, convocado por Álvaro Arbeloa para jogo contra o Alavés

Javi Navarro, destaque da Youth League pelo Real Madrid, foi convocado para a equipa principal que defrontará o Alavés.

Venezia confirma abordagem do Sporting por Issa Doumbia: «Houve manifestação de interesse»

O Sporting manifestou o interesse por Issa Doumbia. Médio do Venezia é alvo dos leões para reforçar o meio-campo.