Os 5 melhores guarda-redes do FC Porto

4.

Frederico Barrigana – Outro dos grandes nomes que passaram pela baliza do FC Porto neste caso nos anos 40 e 50 do século XX. A sua história no FC Porto começa logo por ser interessante na origem da sua contratação.

A formação portista contava com o húngaro Bela Andrasik na baliza. Contudo, por ter sido avisado de ser preso pela PIDE por ter ligações anti-nazis, havendo até quem o classifique como espião, o guarda-redes desapareceu e o FC Porto precisou de arranjar uma solução. Na altura as boas relações entre Sporting CP e FC Porto permitiram trazer um jovem guarda-redes da equipa de reservas leonina que foi contratado por suprir a onda de lesões na baliza da formação principal, mas que acabou por não agarrar o lugar.

Pelo contrário, nos portistas, Barrigana saltou logo para a titularidade. O “Mãos de ferro” como era apelidado foi titular nas 12 épocas que esteve no clube. O guarda-redes destacava-se pela agilidade a sair dos postes e pelos rápidos reflexos entre os postes e acabou por chegar à Seleção Nacional substituindo Azevedo que era o titular na baliza da Sporting e que não lhe deu espaço. Ao todo, fez 12 jogos pela Seleção Nacional, participando no apuramento para o Mundial de 1950.

O espírito guerreiro e competitivo do jogador tornou-se um símbolo do clube. Sem ter ganho qualquer título pelo FC Porto numa altura em que o clube vivia na sombra dos clubes lisboetas, foi dispensado pelo treinador brasileiro Dorival Yustrich à entrada para a época 1955/1956, altura em que os portistas voltaram a ser campeões nacionais e obteve mesmo a dobradinha. O internacional português fez ao todo 259 jogos pelos dragões e acabou ainda por passar três anos no SC Salgueiros.

Barrigana foi considerado um dos 100 melhores do Futebol Português numa obra de 2002 com o mesmo nome do Jornal Record e assinada por Rui Dias.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo pode estrear-se pelo Al Nassr na nova época já esta quarta-feira

Cristiano Ronaldo e João Félix podem ir a jogo esta quarta-feira. O Al Nassr vai enfrentar o Toulouse num encontro particular.

Devis Vásquez deixa AC Milan e reforça AS Roma a custo zero

Devis Vásquez reforçou a AS Roma a custo zero. O guarda-redes saiu do AC Milan e assinou por duas temporadas.

João Pinheiro é o escolhido para arbitrar a Supertaça Europeia

João Pinheiro é o árbitro eleito para dirigir o encontro entre o PSG e o Tottenham, relativo à final da Supertaça Europeia.

Tajon Buchanan troca Inter Milão por Villarreal em definitivo

Tajon Buchanan foi oficializado como reforço do Villarreal até 2030. O avançado assinou em definitivo, depois de ter sido emprestado pelo Inter Milão.

PUB

Mais Artigos Populares

Reforço do Sporting já está em Portugal para assinar

Rômulo já se encontra em Portugal para assinar pelo Sporting. O central vai ser integrado inicialmente na equipa B.

Viktor Gyokeres já treina ao serviço do Arsenal e pode estrear-se frente ao Tottenham

Viktor Gyokeres foi oficializado como reforço do Arsenal e já trabalha sob as ordens de Mikel Arteta.

Surpresa: André Lima assume o comando técnico dos Juvenis do Domus Nostra de Mira: «Sim, leu bem»

André Lima é o novo treinador dos Juvenis do Domus Nostra. O técnico que foi campeão pelo Benfica, enquanto jogador e treinador de Futsal, está de volta a Portugal.