A epopeia de Iker Casillas no FC Porto: o adeus a uma lenda do futebol

- Advertisement -

Esta semana Portugal e o mundo recebeu a notícia que era expectável há alguns meses – a oficialização do fim de carreira de Iker Casillas. O guardião espanhol anunciou através de um comunicado nas suas redes sociais o pendurar das luvas, agradecendo a todos os que estiveram presentes durante as 29 épocas como jogador de futebol. O FC Porto não foi esquecido na sua mensagem, mas certamente que Iker também não o será pelos adeptos portistas.

Viajemos até julho de 2015. Na primeira semana do mês, surge uma notícia nos meios de comunicação social portugueses que surpreendeu tudo e todos – Iker Casillas estava em vias de se transferir em definitivo do Real Madrid CF para o FC Porto. Para grande parte dos portugueses, era mais um rumor inventado que nunca iria acontecer.

Apesar de viver na altura um período conturbado no clube madridista, Casillas mantinha o estatuto de ser um dos melhores guarda-redes do mundo e quase que poderia escolher o clube onde queria jogar caso abandonasse a capital espanhola. Obviamente que o FC Porto não tinha o poder financeiro para contratar jogadores daquele calibre, mas uma réstia de esperança nasceu quando se soube que o “portero” aceitaria reduzir o seu salário e uma parte deste seria, inicialmente, comparticipado pelos merengues.

No dia 11 de julho de 2015 viria a oficializar-se a transferência e aí o sonho tornou-se realidade. Muitos disseram que estava em declínio. Outros tantos vibraram com a hipótese de ver um ídolo a jogar pelo clube do coração. Certo é que Casillas veio para ficar e ficou na história do clube. Apesar de apenas ter vencido apenas um campeonato e uma supertaça pelos dragões, Casillas conquistara algo ainda mais importante – o carinho e a afeição de um povo e de uma cidade. O próprio declarou-se e rendeu-se à cidade Invicta.

No entanto, o dia 1 de maio de 2019 veio marcar pela negativa a carreira de “San Iker”. O guarda-redes sentiu-se mal durante o treino semanal do FC Porto e foi necessário o internamento no hospital da CUF Porto. Veio-se a saber que sofrera um enfarte de miocárdio agudo. Felizmente Iker conseguiu superar esse susto, mas impediu-o de voltar aos relvados. Dois meses depois era anunciado que faria parte da estrutura do FC Porto, podendo ajudar o clube de outra forma.

Ao todo, na sua passagem pelo FC Porto, completou 156 jogos em que apenas sofreu 116 golos. Contudo, nem só de números vive Casillas, mas sim também de defesas vistosas e quase impossíveis. Os dois clássicos frente ao SL Benfica na sua primeira época são exemplo disso, assim como o golo impedido ao Sporting CP no último minuto do jogo no Estádio do Dragão em 2017.

Os adeptos portistas e, certamente que todos os portugueses, estarão gratos por tudo aquilo que Casillas contribuiu para o futebol português. Um atleta que sabe estar no desporto rei e que é um verdadeiro senhor dentro e fora dos relvados. Por isso mereceu erguer a Taça de Portugal no passado domingo, mesmo sem ter jogado uma única vez durante esta época. Gracias, Iker!

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Sebastian Hoeness responde ao Bola na Rede após FC Porto x Estugarda: «Há sempre riscos e nem sempre estarás apto a ganhar a segunda...

O FC Porto derrotou o Estugarda em jogo dos oitavos de final da Europa League. Sebastian Hoeness respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mário Branco suspenso 30 dias e com multa superior aos 10 mil euros depois de palavras no Arouca x Benfica: «Eu vou começar a...

Mário Branco foi suspenso e terá pela frente uma multa. Em causa, declarações dirigidas a José Bessa, árbitro do Arouca x FC Porto.

Eis o Ranking UEFA depois da vitória do FC Porto e dos jogos da Europa League e da Conference League

O Ranking UEFA voltou a sofrer alterações durante esta quinta-feira, com Portugal a conseguir mais pontos.

Gverreiros apresentam a resposta que a eliminatória pediu | Braga 4-0 Ferencváros

O carimbo para os quartos-de-final da Europa League não foi fácil de adquirir, mas a resposta dos gverreiros em Braga não deixou quaisquer dúvidas sobre qual das equipas mereceu mais a passagem à próxima fase

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o quadro dos quartos de final da Europa League

Está oficialmente definido o quadro dos quartos de final da Europa League, prova na qual Braga e FC Porto ainda estão na prova.

Francesco Farioli e a exibição de Diogo Costa: «Foi a melhor maneira de celebrar e honrar a memória do Silvino»

Francesco Farioli analisou o duelo da segunda mão dos oitavos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Estugarda no Estádio do Dragão.

Victor Froholdt marcou golaço pelo FC Porto e admite: «Tivemos dificuldades em alguns momentos, mas temos de estar orgulhosos das nossas exibições»

Victor Froholdt analisou o duelo da segunda mão dos oitavos de final da Europa League. O FC Porto recebeu o Estugarda no Estádio do Dragão.