O carrasco de amarelo e azul | Estoril Praia x FC Porto

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho
Primeira Liga, 27.ª jornada. Sábado, 30 de março de 2024, 20h30

A ANTEVISÃO: NÃO FOI, NÃO É E NÃO SERÁ FÁCIL

Os canarinhos recebem os dragões, após a paragem para as seleções nacionais, num duelo a contar para a 27.ª jornada da Liga Portuguesa.

Dois conjuntos que chegam a este jogo vitoriosos. O Estoril Praia venceu o Portimonense por 1-0 e o FC Porto saiu com os três pontos na receção aos vizelenses, por 4-1, ambos os jogos referentes ao campeonato nacional.

Os últimos cinco jogos entre as equipas reflete, apesar do favoritismo natural dos azuis e brancos, o equilíbrio que, na atual temporada, tem prevalecido entre a turma de Sérgio Conceição e Vasco Seabra. São duas vitórias para cada lado e um empate. No entanto, o último encontro, no António Coimbra da Mota a contar para a Taça de Portugal, a vitória por 0-4 dos dragões foi importante para separar as águas.

Tanto o FC Porto como o Estoril Praia necessitam de pontos, por razões distintas. Os visitantes, atuais terceiros classificados, ainda sonham com a conquista do campeonato apesar da distância do Sporting que, neste momento, vive um bom momento de forma.

Os canarinhos destacam-se, pela negativa, na décima quarta posição e querem afastar-se da zona de descida, pois o Rio Ave (15.º) e o Portimonense (16.º) vêm logo atrás com as mesmas intenções, não descer de divisão.

Perspetiva-se um grande jogo. Há individualidades com muita qualidade e uma tabela classificativa que pede resultados para se alcançar os objetivos.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Ambas as equipas já se defrontaram por 70 vezes.
  2. Até ao momento, o FC Porto tem sido, visivelmente, superior com 41 vitórias.
  3. Em contrapartida, o Estoril Praia tem 14 vitórias.
  4. A contar para a Liga Portuguesa, este jogo sucedeu-se 57 vezes.
  5. Nos últimos cinco confrontos, o equilíbrio é claro. Duas vitórias para cada lado e um empate.
  6. Na liga nacional, o FC Porto faz, pelo menos, um golo à seis jogos.
  7. O Estoril Praia, neste requisito, leva vantagem, sendo que há 10 jogos que faz, pelo menos, um golo.
  8. Os dragões são, atualmente, a melhor defesa do campeonato com apenas 18 golos sofridos.
  9. Os canarinhos são o sexto melhor ataque da Liga Portuguesa.
  10. Na época 2023/24, Alejandro Marqués é o atual melhor marcador dos estorilistas com 10 golos e o Evanilson, do lado portista, com 22.

JOGADORES A TER EM CONTA

Rodrigo Gomes Portugal Sub-21
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Rodrigo GomesO jovem emprestado pelo SC Braga é dos jogadores mais desequilibradores da Liga Portuguesa e tem comprovado esse estatuto jornada após jornada. Seja a extremo ou a ala, Rodrigo Gomes tem-se revelado uma peça fulcral no sistema de Vasco Seabra. Rápido, agressivo (no bom sentido da palavra), trabalhador e muito tecnicista e com “faro” de golo mesmo atuando no 14.º classificado da liga nacional.

Na atual temporada, são 29 jogos pelo Estoril Praia e seis pela seleção sub-21 das quinas, tendo um total de 10 golos e sete assistências.

Wendell num jogo do FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Wendell – Convocado e estreante pela seleção brasileira, Wendell chega a Portugal após uma boa paragem internacional. O lateral esquerdo portista, muitas vezes questionado pelos adeptos, é uma das personagens do FC Porto, no atual momento da temporada, e com certeza que terá impacto nesta visita ao Estoril Praia.

XI´s PROVÁVEIS

Estoril Praia: Daniel Figueira, Bernardo Vital, Pedro Alvaro, Bernardo Vital, João Basso, Wagner Pina, Matheus Fernandes, Vinicius Zanocelo, Rodrigo Gomes, Heriberto Tavares e Alejandro Marqués

Treinador: Vasco Seabra

«Temos que estar todos no melhor nível possível e nós somos capazes de o fazer. Se podermos estar a 100%, não vamos estar a 99% e isso tem que ser de todos.»

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Otávio Ataide, Pepe, Wendell, Alan Varela, Nico Gonzalez, Francisco Conceição, Galeno, Pepê e Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

«Vamos à Amoreira para ganhar».

PREVISÃO DE RESULTADO: Estoril Praia 1-3 FC Porto

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto avança por mais dois reforços neste mercado de janeiro

Os nomes de Terem Moffi e de Seko Fofana podem ser reforços para a equipa de Francesco Farioli. O FC Porto está a trabalhar nas duas contratações.

A história de Pichichi: um goleador que partiu cedo demais, mas que deixou a sua marca (e tem direito a um troféu em seu...

Pichichi foi um dos goleadores do Athletic na última década, marcando uma era dourada dentro do futebol espanhol.

Sporting x Athletic- a eliminatória do ‘quase’

O Sporting e o Athletic disputaram um lugar na final da Europa League. O espanhóis acabaram por levar a melhor.

José Neto elege as suas referências, elogia José Mourinho e antevê Benfica x Real Madrid: «A nossa equipa está a preparar-se muito bem»

José Neto fez um balanço do seu período no Benfica. O jovem lateral elogiou Nuno Mendes, Álvaro Carreras e José Mourinho e falou da partida frente ao Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Iván Fresneda recorda vitória sobre o PSG, aborda luta pelo tricampeonato e descreve experiência no dérbi de Lisboa: «É incrível»

Nas vésperas do encontro diante do Athletic, Iván Fresneda concedeu uma entrevista na qual abordou vários temas da atualidade do Sporting.

Groningen toma posição sobre alvo do Benfica: «Compreendo que Stije Rensik tenha ambições, mas não queremos perdê-lo neste mercado de inverno»

Frank van Mosselveld, diretor-geral do Groningen, abordou a possibilidade de Stije Resnik deixar o clube no mercado de inverno.

Entre a fé e a matemática, Águias jogam a sobrevivência na Europa | Benfica x Real Madrid

O Estádio da Luz prepara-se para receber um dos jogos mais importantes da época, o Benfica enfrenta o Real Madrid na oitava e última jornada da fase de liga da Champions League.