O carrasco de amarelo e azul | Estoril Praia x FC Porto

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho
Primeira Liga, 27.ª jornada. Sábado, 30 de março de 2024, 20h30

A ANTEVISÃO: NÃO FOI, NÃO É E NÃO SERÁ FÁCIL

Os canarinhos recebem os dragões, após a paragem para as seleções nacionais, num duelo a contar para a 27.ª jornada da Liga Portuguesa.

Dois conjuntos que chegam a este jogo vitoriosos. O Estoril Praia venceu o Portimonense por 1-0 e o FC Porto saiu com os três pontos na receção aos vizelenses, por 4-1, ambos os jogos referentes ao campeonato nacional.

Os últimos cinco jogos entre as equipas reflete, apesar do favoritismo natural dos azuis e brancos, o equilíbrio que, na atual temporada, tem prevalecido entre a turma de Sérgio Conceição e Vasco Seabra. São duas vitórias para cada lado e um empate. No entanto, o último encontro, no António Coimbra da Mota a contar para a Taça de Portugal, a vitória por 0-4 dos dragões foi importante para separar as águas.

Tanto o FC Porto como o Estoril Praia necessitam de pontos, por razões distintas. Os visitantes, atuais terceiros classificados, ainda sonham com a conquista do campeonato apesar da distância do Sporting que, neste momento, vive um bom momento de forma.

Os canarinhos destacam-se, pela negativa, na décima quarta posição e querem afastar-se da zona de descida, pois o Rio Ave (15.º) e o Portimonense (16.º) vêm logo atrás com as mesmas intenções, não descer de divisão.

Perspetiva-se um grande jogo. Há individualidades com muita qualidade e uma tabela classificativa que pede resultados para se alcançar os objetivos.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Ambas as equipas já se defrontaram por 70 vezes.
  2. Até ao momento, o FC Porto tem sido, visivelmente, superior com 41 vitórias.
  3. Em contrapartida, o Estoril Praia tem 14 vitórias.
  4. A contar para a Liga Portuguesa, este jogo sucedeu-se 57 vezes.
  5. Nos últimos cinco confrontos, o equilíbrio é claro. Duas vitórias para cada lado e um empate.
  6. Na liga nacional, o FC Porto faz, pelo menos, um golo à seis jogos.
  7. O Estoril Praia, neste requisito, leva vantagem, sendo que há 10 jogos que faz, pelo menos, um golo.
  8. Os dragões são, atualmente, a melhor defesa do campeonato com apenas 18 golos sofridos.
  9. Os canarinhos são o sexto melhor ataque da Liga Portuguesa.
  10. Na época 2023/24, Alejandro Marqués é o atual melhor marcador dos estorilistas com 10 golos e o Evanilson, do lado portista, com 22.

JOGADORES A TER EM CONTA

Rodrigo Gomes Portugal Sub-21
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Rodrigo GomesO jovem emprestado pelo SC Braga é dos jogadores mais desequilibradores da Liga Portuguesa e tem comprovado esse estatuto jornada após jornada. Seja a extremo ou a ala, Rodrigo Gomes tem-se revelado uma peça fulcral no sistema de Vasco Seabra. Rápido, agressivo (no bom sentido da palavra), trabalhador e muito tecnicista e com “faro” de golo mesmo atuando no 14.º classificado da liga nacional.

Na atual temporada, são 29 jogos pelo Estoril Praia e seis pela seleção sub-21 das quinas, tendo um total de 10 golos e sete assistências.

Wendell num jogo do FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Wendell – Convocado e estreante pela seleção brasileira, Wendell chega a Portugal após uma boa paragem internacional. O lateral esquerdo portista, muitas vezes questionado pelos adeptos, é uma das personagens do FC Porto, no atual momento da temporada, e com certeza que terá impacto nesta visita ao Estoril Praia.

XI´s PROVÁVEIS

Estoril Praia: Daniel Figueira, Bernardo Vital, Pedro Alvaro, Bernardo Vital, João Basso, Wagner Pina, Matheus Fernandes, Vinicius Zanocelo, Rodrigo Gomes, Heriberto Tavares e Alejandro Marqués

Treinador: Vasco Seabra

«Temos que estar todos no melhor nível possível e nós somos capazes de o fazer. Se podermos estar a 100%, não vamos estar a 99% e isso tem que ser de todos.»

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Otávio Ataide, Pepe, Wendell, Alan Varela, Nico Gonzalez, Francisco Conceição, Galeno, Pepê e Evanilson.

Treinador: Sérgio Conceição

«Vamos à Amoreira para ganhar».

PREVISÃO DE RESULTADO: Estoril Praia 1-3 FC Porto

Miguel Costa
Miguel Costa
Licenciado em Jornalismo e Comunicação, o Miguel é um apaixonado por desporto, algo que sempre esteve ligado à sua vida. Natural de Santiago do Cacém, o jornalismo desportivo é o seu grande objetivo. Tem sempre uma opinião na “ponta da língua”, nunca esquecendo a verdade desportiva. Escreve com acordo ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Dia (da despedida) de Portugal | Portugal x Nigéria

O primeiro encontro de preparação frente ao Chile teve algumas das figuras principais da seleção de Portugal a observar da bancada.

Arsenal vai reforçar equipa técnica de Mikel Arteta com um português

O Arsenal vai nomear Arnaldo Abrantes como o novo médico da equipa. O português de 39 anos é o escolhido para o lugar de Zafar Iqbal.

Revelada a data da apresentação de José Mourinho como treinador do Real Madrid

José Mourinho vai ser apresentado como treinador do Real Madrid no dia 13 de julho. No entanto, a oficialização deve ser feita nas próximas horas.

Almería de Cristiano Ronaldo assegura lugar na final do playoff de subida com vitória nos minutos finais frente ao Castellón

Já em tempo de compensação, o Almería venceu o Castellón por 3-2 e confirmou a passagem à final do playoff de promoção à La Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Aziz Yildirim cumpre promessa e Fenerbahçe chega a acordo para a contratação de Vedat Muriqi

O Fenerbahçe fechou a contratação de Vedat Muriqi, reforço prometido pelo presidente eleito, Aziz Yildirim, durante a campanha.

OFICIAL: Benfica confirma contratação de Marco Silva: eis os detalhes do contrato

O Benfica confirmou o acordo para a contratação de Marco Silva. O técnico português assinou contrato até 2028/29.

OFICIAL: Benfica confirma saída de José Mourinho para o Real Madrid por 15 milhões de euros

O Benfica enviou comunicado à CMVM a oficializar a intenção do Real Madrid em contratar José Mourinho por 15 milhões de euros. O técnico português está de saída do clube encarnado.