Bruno Costa | O jogador que foi (re)visto e pode voltar

- Advertisement -

Em primeiro lugar, cabe-me explicar-vos a escolha deste título. Pois bem, no dia 12 de janeiro de 2020, escrevi um artigo para o BnR que falava da saída de Bruno Costa para o Portimonense. O título era: “Bruno Costa | Um jogador a (re)ver”. Nessa altura, escolhi o título por acreditar que Bruno Costa era na altura uma carta fora do baralho para o FC Porto, mas que, no futuro, poderia ser uma opção viável para a equipa de Sérgio Conceição.

Bastava mostrar as suas melhores qualidades porque não iriam faltar observadores para poder potenciar o regresso do jovem da formação portista. Afinal de contas, parece que o jogador foi (re)visto e pode voltar à casa mãe. Esse é então o sentido para o título deste artigo.

Quase um ano e meio depois, eis que podemos ver o médio português a vestir de azul e branco de novo. As mais recentes notícias pelo menos apontam para isso.

Mas porque é que o FC Porto se lembrou de Bruno Costa? Para os menos atentos, o médio da formação portista foi um dos pilares de um FC Paços Ferreira (quase) europeu comandado na perfeição por Pepa. Ser um dos jogadores mais influentes numa das equipas sensações do campeonato não é para qualquer um. Até ao momento, foram 32 jogos e quatro golos pelos Castores.

A época está a terminar e estes números não devem sofrer grandes alterações, mas de qualquer forma é notória a evolução do número 10 na Capital do Móvel.

Se olharmos para o aspeto mais tático de Bruno Costa na recente temporada, é notório que ocupava a zona mais ofensiva do meio-campo acompanhado por outro jogador. Esse jogador era muitas vezes Stephan Eustáquio, também fortemente associado ao Dragão. Contudo, outro dado de relevo é que Bruno Costa habituou-se a alinhar num sistema de 4-3-3 em que tinha sempre cobertura de um médio mais defensivo.

Isto leva-nos a pensar que no esquema atual de Sérgio Conceição, Bruno Costa dificilmente teria oportunidades e sucesso na forma de jogar. Como já tive oportunidade de referir no outro artigo que escrevi sobre este jogador, é mais um médio criativo com características que variam entre um número 8 e número 10. Mas nunca pode ser um médio para duplo pivot, e isso é um dado que dá que pensar antes do regresso do atleta ao Dragão.

Bruno Costa
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A verdade é que a primeira passagem pelo FC Porto foi talvez um passo maior que a perna para Bruno Costa. A qualidade estava lá, mas as oportunidades nem sempre eram muitas e qualquer exibição menos boa era sempre fatal para o jogador. Vejamos o que atualmente acontece a jogadores como Fábio Vieira, Francisco Conceição e João Mário.

Mas a verdade é que, por outro lado, já tivemos um caso de um jogador que estreou-se pelo FC Porto muito jovem e, depois de uma passagem pelo FC Paços de Ferreira, entrou pela porta grande no Dragão. Falo claro está do atual líder do meio campo azul e branco, Sérgio Oliveira. Bruno Costa será esse jogador? Creio que é muito cedo para estabelecermos essa comparação.

É inegável a excelente época do número 10 dos castores, mas não estou assim tão certo de que vejamos o mesmo de dragão ao peito. Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio são intocáveis, para não falar das poucas vezes em que o FC Porto joga em 4-3-3.

Veremos em primeiro lugar se este regresso se concretiza. Bruno Costa pertence ao Portimonense SC que o deve ceder aos portistas. Mais um típico negócio do futebol português, que, desta vez, quem saiba, sorria aos dragões.

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Imprensa argentina avança que Alan Varela vai deixar o FC Porto e revela 2 principais interessados no médio

Alan Varela vai deixar o FC Porto, garantem na Argentina. Premier League chama pelo médio, desejado pelo Liverpool e Manchester United.

FC Porto tem rival na corrida por Igor Jesus e já conhece o preço exigido pelo Notthingam Forest de Vítor Pereira

Igor Jesus é alvo do FC Porto. Também a Juventus está de olho na contratação do avançado do Nottingham Forest de Vítor Pereira.

Sporting já tem acordo com jogador até 2031 e chega aos 20 milhões de euros para fechar negócio e comprar mais um médio

O Sporting continua a querer fechar a contratação de Issa Doumbia. Leões subiram a parada, mas continuam sem chegar às exigências do Venezia.

Vinde para a festa | FC Porto x Santa Clara

O FC Porto conquistou o seu 31.º título e o embate da derradeira jornada com o Santa Clara vai servir para consagrar os novos campeões, já com direito à entrega da taça da Primeira Liga e festejos durante o dia na cidade invicta.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Zalazar deixa mensagem de despedida para os adeptos do Braga: «Serei sempre mais um guerreiro»

Rodrigo Zalazar despediu-se dos adeptos do Braga com uma publicação nas redes sociais. Médio uruguaio será reforço do Sporting.

França chega a princípio de acordo com treinador que venceu três Champions League

Zinédine Zidane chegou a um princípio de acordo com a Seleção Francesa para assumir o comando técnico após o Mundial 2026.

Ricky Van Wolfswinkel admite arrependimento: «Devia ter ficado no Sporting»

Ricky van Wolfswinkel afirmou que sair do Sporting foi o maior arrependimento da sua carreira e recordou com carinho a passagem por Alvalade.