Bruno Costa | O jogador que foi (re)visto e pode voltar

- Advertisement -

Em primeiro lugar, cabe-me explicar-vos a escolha deste título. Pois bem, no dia 12 de janeiro de 2020, escrevi um artigo para o BnR que falava da saída de Bruno Costa para o Portimonense. O título era: “Bruno Costa | Um jogador a (re)ver”. Nessa altura, escolhi o título por acreditar que Bruno Costa era na altura uma carta fora do baralho para o FC Porto, mas que, no futuro, poderia ser uma opção viável para a equipa de Sérgio Conceição.

Bastava mostrar as suas melhores qualidades porque não iriam faltar observadores para poder potenciar o regresso do jovem da formação portista. Afinal de contas, parece que o jogador foi (re)visto e pode voltar à casa mãe. Esse é então o sentido para o título deste artigo.

Quase um ano e meio depois, eis que podemos ver o médio português a vestir de azul e branco de novo. As mais recentes notícias pelo menos apontam para isso.

Mas porque é que o FC Porto se lembrou de Bruno Costa? Para os menos atentos, o médio da formação portista foi um dos pilares de um FC Paços Ferreira (quase) europeu comandado na perfeição por Pepa. Ser um dos jogadores mais influentes numa das equipas sensações do campeonato não é para qualquer um. Até ao momento, foram 32 jogos e quatro golos pelos Castores.

A época está a terminar e estes números não devem sofrer grandes alterações, mas de qualquer forma é notória a evolução do número 10 na Capital do Móvel.

Se olharmos para o aspeto mais tático de Bruno Costa na recente temporada, é notório que ocupava a zona mais ofensiva do meio-campo acompanhado por outro jogador. Esse jogador era muitas vezes Stephan Eustáquio, também fortemente associado ao Dragão. Contudo, outro dado de relevo é que Bruno Costa habituou-se a alinhar num sistema de 4-3-3 em que tinha sempre cobertura de um médio mais defensivo.

Isto leva-nos a pensar que no esquema atual de Sérgio Conceição, Bruno Costa dificilmente teria oportunidades e sucesso na forma de jogar. Como já tive oportunidade de referir no outro artigo que escrevi sobre este jogador, é mais um médio criativo com características que variam entre um número 8 e número 10. Mas nunca pode ser um médio para duplo pivot, e isso é um dado que dá que pensar antes do regresso do atleta ao Dragão.

Bruno Costa
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A verdade é que a primeira passagem pelo FC Porto foi talvez um passo maior que a perna para Bruno Costa. A qualidade estava lá, mas as oportunidades nem sempre eram muitas e qualquer exibição menos boa era sempre fatal para o jogador. Vejamos o que atualmente acontece a jogadores como Fábio Vieira, Francisco Conceição e João Mário.

Mas a verdade é que, por outro lado, já tivemos um caso de um jogador que estreou-se pelo FC Porto muito jovem e, depois de uma passagem pelo FC Paços de Ferreira, entrou pela porta grande no Dragão. Falo claro está do atual líder do meio campo azul e branco, Sérgio Oliveira. Bruno Costa será esse jogador? Creio que é muito cedo para estabelecermos essa comparação.

É inegável a excelente época do número 10 dos castores, mas não estou assim tão certo de que vejamos o mesmo de dragão ao peito. Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio são intocáveis, para não falar das poucas vezes em que o FC Porto joga em 4-3-3.

Veremos em primeiro lugar se este regresso se concretiza. Bruno Costa pertence ao Portimonense SC que o deve ceder aos portistas. Mais um típico negócio do futebol português, que, desta vez, quem saiba, sorria aos dragões.

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Fábio Silva está na lista do FC Porto para o ataque

Fábio Silva é um dos nomes na lista do FC Porto. Avançado foi formado nos dragões e representa o Borussia Dortmund.

FC Porto continua no mercado e procura mais um reforço depois de Seko Fofana

O mercado do FC Porto não deve ficar fechado com a chegada de Seko Fofana ao clube. Dragões ainda procuram uma solução para ponta de lança.

PSG rouba jovem talento Dro Fernández ao Barcelona por cerca de seis milhões de euros

Dro Fernández foi confirmado, esta segunda-feira, como reforço do PSG. O jovem de 18 anos deixa o Barcelona por pouco mais de seis milhões de euros.

Real Madrid: duas novidades no último treino antes da viajem para duelo com o Benfica na Champions League

Antonio Rudiger e Trent Alexander-Arnold foram novidades na equipa de Álvaro Arbeloa, no último treino do Real Madrid antes do encontro com o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

Pânico no Estádio da Luz? | Benfica

A meio da conferência de imprensa de rescaldo da vitória do Benfica sobre o Estrela da Amadora por 4-0, ouviu-se um alarme. José Mourinho levantou-se e, perante o que apelidou de “Pânico no Estádio da Luz”, preparou-se para evacuar o espaço.

Manchester City pode perder um dos defesas-centrais a custo zero no final da temporada

John Stones está preparado para abandonar o Manchester City no final da temporada. O inglês não chegou a acordo para renovação e termina o atual contrato em junho.

O regresso de Álvaro Carreras ao Estádio da Luz

Na Luz, Samuel Dahl continua sem fazer esquecer totalmente Álvaro Carreras, que desbrava mundo em Madrid e assume-se como um dos melhores laterais da actualidade.