📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Bruno Costa | O jogador que foi (re)visto e pode voltar

- Advertisement -

Em primeiro lugar, cabe-me explicar-vos a escolha deste título. Pois bem, no dia 12 de janeiro de 2020, escrevi um artigo para o BnR que falava da saída de Bruno Costa para o Portimonense. O título era: “Bruno Costa | Um jogador a (re)ver”. Nessa altura, escolhi o título por acreditar que Bruno Costa era na altura uma carta fora do baralho para o FC Porto, mas que, no futuro, poderia ser uma opção viável para a equipa de Sérgio Conceição.

Bastava mostrar as suas melhores qualidades porque não iriam faltar observadores para poder potenciar o regresso do jovem da formação portista. Afinal de contas, parece que o jogador foi (re)visto e pode voltar à casa mãe. Esse é então o sentido para o título deste artigo.

Quase um ano e meio depois, eis que podemos ver o médio português a vestir de azul e branco de novo. As mais recentes notícias pelo menos apontam para isso.

Mas porque é que o FC Porto se lembrou de Bruno Costa? Para os menos atentos, o médio da formação portista foi um dos pilares de um FC Paços Ferreira (quase) europeu comandado na perfeição por Pepa. Ser um dos jogadores mais influentes numa das equipas sensações do campeonato não é para qualquer um. Até ao momento, foram 32 jogos e quatro golos pelos Castores.

A época está a terminar e estes números não devem sofrer grandes alterações, mas de qualquer forma é notória a evolução do número 10 na Capital do Móvel.

Se olharmos para o aspeto mais tático de Bruno Costa na recente temporada, é notório que ocupava a zona mais ofensiva do meio-campo acompanhado por outro jogador. Esse jogador era muitas vezes Stephan Eustáquio, também fortemente associado ao Dragão. Contudo, outro dado de relevo é que Bruno Costa habituou-se a alinhar num sistema de 4-3-3 em que tinha sempre cobertura de um médio mais defensivo.

Isto leva-nos a pensar que no esquema atual de Sérgio Conceição, Bruno Costa dificilmente teria oportunidades e sucesso na forma de jogar. Como já tive oportunidade de referir no outro artigo que escrevi sobre este jogador, é mais um médio criativo com características que variam entre um número 8 e número 10. Mas nunca pode ser um médio para duplo pivot, e isso é um dado que dá que pensar antes do regresso do atleta ao Dragão.

Bruno Costa
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A verdade é que a primeira passagem pelo FC Porto foi talvez um passo maior que a perna para Bruno Costa. A qualidade estava lá, mas as oportunidades nem sempre eram muitas e qualquer exibição menos boa era sempre fatal para o jogador. Vejamos o que atualmente acontece a jogadores como Fábio Vieira, Francisco Conceição e João Mário.

Mas a verdade é que, por outro lado, já tivemos um caso de um jogador que estreou-se pelo FC Porto muito jovem e, depois de uma passagem pelo FC Paços de Ferreira, entrou pela porta grande no Dragão. Falo claro está do atual líder do meio campo azul e branco, Sérgio Oliveira. Bruno Costa será esse jogador? Creio que é muito cedo para estabelecermos essa comparação.

É inegável a excelente época do número 10 dos castores, mas não estou assim tão certo de que vejamos o mesmo de dragão ao peito. Sérgio Oliveira, Uribe e Otávio são intocáveis, para não falar das poucas vezes em que o FC Porto joga em 4-3-3.

Veremos em primeiro lugar se este regresso se concretiza. Bruno Costa pertence ao Portimonense SC que o deve ceder aos portistas. Mais um típico negócio do futebol português, que, desta vez, quem saiba, sorria aos dragões.

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

Arménia surpreende e iguala o encontro no Estádio do Dragão

Portugal recebe a Arménia no Estádio do Dragão, em jogo decisivo da Qualificação para o Mundial 2026. Eduard Spertsyan igualou o encontro.

Renato Veiga coloca Portugal a vencer frente à Arménia no jogo decisivo de Qualificação para o Mundial 2026

Portugal recebe a Arménia no Estádio do Dragão, em jogo decisivo da Qualificação para o Mundial 2026. Renato Veiga abriu o marcador.

Felgueiras e Farense empatam e acertam calendário na Segunda Liga

O Felgueiras recebeu o Farense num jogo em atraso da nona jornada da Segunda Liga. Duelo terminou empatado.

FC Porto assinala 22 anos do Estádio do Dragão e apresenta várias estatísticas na história

O FC Porto comemora este domingo o 22.º aniversário do Estádio do Dragão. Foi a 16 de novembro de 2003 que o estádio foi inaugurado.

PUB

Mais Artigos Populares

Renato Veiga e ausência de Cristiano Ronaldo: «Sente-se falta no dia-a-dia»

Renato Veiga falou a poucos minutos do Portugal x Arménia. Seleção nacional procura carimbar o apuramento para o Mundial 2026.

Eis os onzes oficiais do Portugal x Arménia, o jogo decisivo na caminhada rumo ao Mundial 2026

Portugal recebe a Arménia este domingo no jogo de todas as decisões rumo ao Mundial 2026. Já são conhecidos os onzes oficiais.

Rafa Silva falha treino matinal no Besiktas e conflito entre partes agrava-se

Há mais um episódio na tensão entre Rafa Silva e o Besiktas. O avançado falhou o treino matinal dos turcos neste domingo.