Dragão recebe duelo entre líderes invictos | FC Porto x Estrela Vermelha

- Advertisement -

Europa League, 2.ª jornada: quinta-feira, 2 de outubro de 2025, 20h.

A ANTEVISÃO: FC PORTO QUER CONTINUAR A SOMAR VITÓRIAS

Depois da vitória fora frente ao RB Salzburgo, o FC Porto estreia-se em casa nas competições europeias, perante um adversário que também chega em boa forma. O conjunto de Francesco Farioli atravessa um arranque de temporada praticamente perfeito, soma já oito vitórias em oito jogos e sofreu apenas um golo em todas as competições (ainda por cima um autogolo). Mais do que resultados, a equipa portista tem impressionado pelo domínio exibicional, pressão alta, intensidade sem bola e grande velocidade na circulação ofensiva, fatores que transformam este FC Porto numa equipa difícil de enfrentar.

Já o Estrela Vermelha apresenta-se no Estádio do Dragão como líder destacado do campeonato sérvio. Em oito jogos, soma outras tantas vitórias, com 32 golos marcados e seis sofridos, sendo simultaneamente o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato. No entanto, a equipa de Vladan Milojevic tem revelado fragilidades quando o nível sobe. Caiu no playoff da Champions Legue frente ao Pafos e, na primeira jornada da Liga Europa, não foi além de um empate caseiro diante do Celtic.

Em termos de plantel, há nomes conhecidos do futebol português como o guarda-redes Matheus, ex-Braga, Thomas Endel e Bruno Duarte, ambos com passagem pelo Vitória SC, Rodrigão, ex-Gil Vicente, além de bons nomes experientes como Nair Tiknizyan e Nemanja Radonjic, ex-Benfica.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O FC Porto só jogou quatro vezes contra equipas da Sérvia, as quatro contra o Partizan.
  2. A última vez que o FC Porto saiu derrotado de um jogo europeu em casa, na época passado contra o Olympiacos.
  3. Golos rápidos: esta época o Estrela Vermelha já marcou por cinco vezes antes dos 20 minutos de jogo, para o campeonato
  4. O Estrela Vermelha também é campeão europeu, venceu a Champions Legue em 1991.
  5. Esta é a primeira vez que estas duas equipas se enfrentam nas competições europeias.
  6. Mateus Magalhães, ex-guarda-redes do Braga, já sabe o que é vencer no Estádio do Dragão, com o Braga na época 19/20, onde até defendeu uma grande penalidade.
  7. Bruno Duarte e Tomás Handel, ambos ex-Vitória SC, também fazem parte do plantel sérvio.
  8. O árbitro da partida será o alemão Harm Osmers, de 40 anos.
  9. O melhor marcador da equipa sérvia é Aleksandar Katai, o avançado leva já 12 golos em 14 jogos.
  10. O FC Porto foi a primeira equipa a marcar em todos os jogos que disputou esta época, em todas as competições.

JOGADORES A TER EM CONTA

Gabri Veiga FC Porto
Fonte: Tiago Cruz / Bola na Rede

Gabri VeigaO médio espanhol tem vindo a afirmar-se como peça chave no meio-campo. A sua chegada à área, qualidade de passe e visão de jogo dão outra dimensão ao futebol portista. Pode ser fundamental para explorar os espaços que o Estrela Vermelha tende a conceder entre linhas.

Marko Arnautovic O veterano austríaco é o grande nome da frente sérvia. Forte fisicamente, com experiência internacional e capacidade para segurar jogo de costas para a baliza, pode ser a referência que permita ao Estrela Vermelha respirar e criar perigo em bolas paradas.

XI´s PROVÁVEIS

FC Porto: Diogo Costa; Martim Fernandes, Jan Bednarek, Jakub Kiwior, Francisco Moura; Victor Froholdt, Alan Varela, Gabri Veiga; Pepê, Borja Sainz e Samu.

Treinador: Francesco Farioli

«Um grande desafio, frente a uma grande equipa, com uma excelente história. Será certamente um grande desafio, principalmente frente a um adversário como este. Temos de ser fortes em termos coletivos. O adversário tem muito talento e nós temos de estar preparados».

Estrela Vermelha: Matheus Magalhães; Seol Young-woo, Milos Velijkovic, Franklin Tebo, Nayair Tiknizyan; Timi Elsnik, Tomás Handel; Nemanja Radonijic, Bruno Duarte, Mirko Ivanic; Marko Arnautovic.

Treinador: Vladan Milojevic

«O FC Porto parece imponente em todas as linhas. Tenho a certeza de que irão lutar pelo troféu da Liga Europa, portanto, espera-nos uma tarefa muito difícil. Tivemos um jogo intenso no fim de semana, mas estamos habituados. Quanto ao aspeto físico, devemos estar preparados».

PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 3-1 Estrela Vermelha

Duarte Rêgo
Duarte Rêgohttp://www.bolanarede.pt
O Duarte é licenciado em Som e Imagem e está a terminar o mestrado em Ciências da Comunicação - Media e Jornalismo. Adora fotografia desportiva e escrever notícias.

Subscreve!

Artigos Populares

Zé Gomes é o novo treinador do Madura United na Indonésia

O técnico português Zé Gomes, abraça agora o segundo desafio no futebol indonésio após uma passagem pelo Arema.

Wolverhampton reforça projeto para o Championship com Raúl Jiménez e Kieran Trippier

O clube recém-despromovido Wolverhampton, anunciou o regresso de Raúl Jiménez e a chegada de Kieran Trippier, ambos a custo zero.

Divock Origi anuncia o fim da carreira aos 31 anos

Divock Origi retirou-se do futebol profissional após uma época sem clube, na sequência do fim da ligação com o Milan.

Diogo Sousa e Noah Saviolo já saíram: Vitória SC planeia venda de mais 2 promessas

O Vitória SC pode vender mais duas promessas nos próximos dias. Gonçalo Nogueira e Oumar Camara somam interessados.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica: Anatoliy Trubin revela momento que mais o fez sorrir, melhor defesa e adversários com quem gostaria de jogar

Anatoliy Trubin revelou momento que mais lhe fez sorrir, melhor defesa e adversários que gostaria de ter na equipa.

Brentford de olho em promessa do Gil Vicente

O Brentford está atento à contratação de Bassco Soyer, jogador que foi um dos destaques dos Sub-23 do Gil Vicente.

Maxi Araújo admite estar no seu «melhor momento» e ainda diz: «Sinto-me preparado para fazer um grande Mundial»

Maxi Araújo antecipou a participação do Uruguai no Mundial 2026. Ala do Sporting diz que está no seu «melhor momento».