Emagrecer e ficar por aí…

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Findou o mercado de transferências sem que no Dragão se registasse qualquer reforço de última hora para o plantel principal. A estratégia destes últimos meses foi bem clara e passava por operar um emagrecimento brutal no número de jogadores excedentários sem, porém, colocar em causa o objetivo de conquistar o título. Numa primeira análise, esse objetivo parece ainda bem ao alcance com o grupo atual, mas a expetativa era grande e, após as movimentações que se foram vendo, seria mais ao menos expectável que à invicta poderiam chegar, pelo menos, um defesa central, um extremo e um avançado. Mesmo não sendo imprescindíveis, trariam mais opções a um plantel que, na sua generalidade, me parece manifestamente curto.

A saída de Rui Pedro causou surpresa Fonte: FC Porto
A saída de Rui Pedro causou surpresa
Fonte: FC Porto

É no centro do setor defensivo que começam as primeiras (ligeiras!) preocupações. Marcano e Felipe são a dupla inquestionável do momento e, como nenhum deles saiu, a ida ao mercado não se tornou indispensável. Já para a substituição de um deles aparece Diego Reyes, um jovem com potencial e que se destacou muito bem nas últimas passagens por Espanha. Não estamos, porém, livres do azar de ver os dois centrais titulares lesionarem-se ao mesmo tempo e, nesse caso, Sérgio Conceição teria de proceder a um conjunto de adaptações que em pouco beneficiaria a equipa. Nas laterais não razões para alarmismos face às permanências de Alex Telles e Ricardo, bem substituíveis por Layún e Maxi, respetivamente.

No meio campo creio que nada há a apontar às opções atuais, mas o mesmo já não se pode dizer do leque disponível para o ataque. Começando pelas alas, Brahimi e Corona, mesmo sendo extremos, variam muito do seu jogo para o centro do terreno e sobra enão Hernâni para verticalizar um pouco mais o jogo dos azuis e brancos. Creio que mais um extremo com velocidade e técnica apurada seria de extrema importância nesta equipa, mas…estão caros. Sobra depois Otávio que, à imagem de Yacine e Jesús, e jogando a extremo, parte sempre para o meio, pelo que neste esquema de Sérgio Conceição o brasileiro afigura-se mais como um número dez ou segundo avançado.

Por fim, no setor atacante, os regressos de Aboubakar e Marega vieram colmatar as saídas de André Silva e Depoitre. A parceria do camaronês com Soares promete fazer faísca, mas é Marega quem tem dado conta do recado neste arranque de época. Marega que, no fundo, nem é um ponta de lança puro, pelo que ao FC Porto faltaria mais uma opção nesse sentido, tendo em conta até a cedência do jovem Rui Pedro ao Boavista.

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jejum, pressão e ambição europeia | Go Ahead Eagles x Braga

Go Ahead Eagles e Braga irão disputar os três pontos no último jogo da fase da Liga da competição, num duelo que se antevê intenso.

Rui Borges confessa: «Estou feliz por ver as duas equipas portuguesas qualificadas e espero que as da Liga Europa também o façam»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

Palmeiras de Abel Ferreira empata e Luís Castro é derrotado na estreia pelo Grémio: Eis os resultados da jornada de abertura do Brasileirão

Na primeira jornada do Brasileirão, o Palmeiras de Abel Ferreira empatou 2-2 no terreno do Atlético Mineiro e o Grémio de Luís Castro foi derrotado por 2-1 pelo Fluminense.

Rui Borges: «Renovação? Não estou preocupado com isso»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges analisa Athletic x Sporting: «Não concordo que tenha sido das piores primeiras partes»

Rui Borges analisou o triunfo do Sporting frente ao Athletic e a consequente passagem aos oitavos de final da Champions League.

Entre a obrigação e o respeito competitivo | Rangers x FC Porto

O Estádio do Dragão recebe um jogo de peso europeu, não pelo que o Rangers ainda pode conquistar na competição, mas pelo que o FC Porto tem obrigatoriamente de garantir.

Alex Amorim deixa Alverca e está confirmado como reforço do Genoa

O Genoa anunciou a contratação de Alex Amorim. O médio brasileiro de 20 anos deixou o Alverca a título definitivo.