logo-BnR.png

ÚLTIMA HORA:

FC Porto x Gil Vicente FC: O dragão contra o galo

Primeira Liga, 24.ª jornada: domingo, 20h30, 27 de fevereiro de 2022
ANTEVISÃO: O líder contra a equipa sensação

Mais um fim de semana mais uma jornada da liga portuguesa. Desta feita, o FC Porto vai receber e jogar contra o Gil Vicente FC de Ricardo Soares.

JOGO IMPORTANTÍSSIMO PARA AS CONTAS DO TÍTULO NACIONAL! CONSEGUIRÁ O FC PORTO VENCER SEM SOFRE GOLOS? APOSTA COM A BWIN!

No plano teórico este encontro tem tudo para ser uma boa partida de futebol, já que vamos ter duas formações bem classificadas, com boas ideias de jogo e acima de tudo com personalidade.

Por um lado, os portistas tentam manter o Sporting CP à distância de seis pontos, uma margem confortável, mas que um deslize poderá aumentar a pressão. No entanto, se é algo a que o Sérgio Conceição nos habituou foi que as suas equipas não costumam desligar a “ficha”, logo os parâmetros competitivos devem estar no máximo e o foco será total, como já é costume.

Por outro lado, o conjunto de Barcelos, atualmente, ocupa um honroso 5.º lugar, com uma vantagem classificativa bem confortável. Pois, atrás de si está o Vitória SC, com uma desvantagem de 10 pontos. Porém, os gilistas quererão dar seguimento ao bom momento de forma que a equipa atravessa e não esquecer que há poucas jornadas atrás, o galo coube ao SL Benfica.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O Gil Vicente FC ocupa, atualmente, a melhor classificação da sua história;
  2. Se o campeonato terminasse amanhã, os gilistas conseguiriam uma inédita classificação para as competições europeias;
  3. Pepe continua suspenso preventivamente, pelo que será uma baixa certa;
  4. Os dragões são a única equipa invicta até ao momento na liga portuguesa;
  5. Na primeira volta, o FC Porto conseguiu uma vitória perto do fim, através de um livre de Sérgio Oliveira;
  6. A última vez que os gilistas venceram os azuis e brancos foi em 2019, na jornada inaugural da edição do campeonato;
  7. A maior vitória do Gil Vicente FC frente ao FC Porto foi na temporada de 2011/2012, por 3-1.
  8. Domingos Paciência é o jogador com mais golos em desafios que opuseram ambas as equipas;
  9. Hugo Vieira foi o atleta, com a camisola do Gil, que conseguiu faturar mais vezes frente ao FC Porto;
  10. O árbitro da partida vai ser Manuel Mota;

JOGADORES A TER EM CONTA

Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Taremi (FC Porto) – O avançado iraniano nem sempre recebe os elogios mais rasgados do mundo, mas a verdade é que apesar de tudo que lhe possa ser apontado, o atacante continua a ser peça chave para o esquema de Sérgio Conceição. Muitas vezes, os analistas para desculparem um pouco a falta de golos de um avançado, procura realçar outros aspetos.

É verdade que pode ser um pouco rudimentar, mas Taremi não é só golos. É muito mais do que isso e faz um papel sombra que poucos conseguem concretizar. Contudo, após ter somado alguns tentos nas jornadas recentes, pode ser que os seus níveis motivacionais venham em alta e que Taremi volte a vestir o macaco de goleador.

Fora isso, Taremi executa da melhor maneira o papel de 9,5, fazendo a ligação entre setores e ajudando no processo defensivo, condicionando da melhor maneira o volume de jogo do opositor. Além disso, fruto dos seus movimentos, consegue desmantelar um quarteto defensivo, pelo que neutraliza-lo passa por ser uma tarefa muito complicada, mas que sem dúvidas nenhumas é uma das chaves para minimizar estragos que os portistas poderão provocar

Samuel Lino
Samuel Lino conta com seis golos e três assistências na atual edição da Primeira Liga
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Samuel Lino (Gil Vicente FC) – Já com contrato assinado com um grande do futebol espanhol, Samuel Lino tem sido um dos protagonistas da equipa de Ricardo Soares, que já veio a público afirmar que o seu pupilo está pronto para desafios maiores. Deste modo, o jovem gilista é imprevisibilidade, velocidade, profundida, drible, finalização e um grande sentido de explorar espaços.

Características que costumam fazer mossa nas defesas dos emblemas grandes, ainda para mais quando se fala do jogador em questão. Daí, que para além de outros valores a ter em conta, Samuel Lino será certamente um. Em princípio, será João Mário a lidar com o talento brasileiro, pelo que o sucesso do jogo defensivo dos azuis e brancos passará muito por aqui.

XI’S PROVAVEIS

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Mbemba, Fábio Cardoso, Zaidu, Uribe, Vitinha, Fábio Vieira, Otávio, Taremi e Evanilson

Treinador: Sérgio Conceição

“Este é o jogo mais importante. Podemos, pelo menos, continuar com a mesma distância para o segundo lugar e, à medida que vamos caminhando para o fim da Liga, os jogos têm o seu peso”

Gil Vicente FC: Andrew, Zé Carlos, Ferrugem, Fernandes, Talocha, Carvalho, Pedrinho, Leautey, Fujimoto, Samuel Lino e Navarro

Treinador: Ricardo Soares

“É um grande desafio para nós chegar a casa do FC Porto e impor o nosso jogo e a nossa identidade em determinados momentos. Se isso não acontecer será por mérito do FC Porto e não por estratégia nossa”

PREVISÃO DE RESULTADO: FC PORTO 2-0 GIL VICENTE FC

O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

FC PORTO vs CD TONDELA