Iker Casillas | 20 anos de um ícone mundial

- Advertisement -

O dia 12 de Setembro de 1999 ficou marcado pela estreia de Iker Casillas no mundo das balizas. 20 anos depois é indubitavel: Iker é uma referência mundial. Um percurso com mais de 1000 jogos e em quase metade não sofreu golos. Conquistou quase tudo e há muita coisa que dificilmente alguém fará melhor. Mas vamos a números.

Aos 18 anos vestiu a camisola de uma das melhores equipas do mundo: o Real Madrid. A partir daí foi dono e senhor de uma série de conquistas. Realizou 725 jogos dos quais 264 conseguiu não sofrer golos. Foi um dos capitães e ainda hoje é um dos nomes mais associados ao clube madrileno. Pelo Real Madrid venceu cinco vezes o campeonato espanhol, conquistou duas vezes a Taça de Espanha e cinco Supertaças. Internacionalmente, também pelo clube de Madrid, venceu três Liga dos Campeões, três vezes o Mundial de clubes e ainda conquistou duas Supertaças da UEFA. A questão aqui é: o quê que este homem não venceu?

E quando toda a gente pensou que o futuro de Iker passaria apenas pelo Real Madrid, eis que surge a notícia de que o espanhol estava de saída. As especulações foram muitas, mas desde cedo foram dissipadas. O destino de Iker era no país vizinho: Portugal, mais precisamente o FC Porto.

Chegou em 2015 e nem sempre teve uma vida fácil… Muito por culpa da situação mais controversa do clube azul e branco. Ainda assim, foi quase sempre o dono da baliza. Realizou 156 jogos e esteve 74 partidas sem sofrer golos. Venceu ainda um campeonato português e uma Supertaça.

Mais dois troféus para juntar ao basto palmarés que é ainda composto pelos títulos da selecção nacional espanhola. Casillas realizou 167 jogos pelos nuestros hermanos dois quais 91 manteve a baliza inviolável. Para além de tudo, foi campeão do Mundo uma vez e duas vezes campeão da Europa.
A homenagem de Soares demonstra bem a importância de Iker no plantel dos dragões
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Em Espanha é inconfundível e em Portugal tornou-se uma referência também. Trouxe aos dragões mais maturidade, compromisso e experiência. Enchia a baliza com talento e contagiava as bancadas com defesas de levantar um estádio. A idade e a maturidade permitiram-lhe ser um exemplo. O maior do grupo, certamente.

Um gigante que agigantou ainda mais o clube da invicta.

O problema no coração que o afastou dos relvados ainda é inconclusivo. Para já não joga, mas o futuro é incerto. Haverá ainda mais alguma coisa que Iker possa fazer? Já está tudo mais do que provado. Casillas é uma parte ta história mundial.

 

Foto de Capa: FC Porto
Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o ranking da UEFA após as vitórias épicas de Benfica e Sporting na Champions League

As vitórias do Benfica e do Sporting na Champions League deram uma força acrescida a Portugal no ranking da UEFA. Os Países Baixos foram oficialmente ultrapassados.

José Mourinho não quis os créditos da vitória: «Estou numa fase em que penso menos em mim e mais nos jogadores e clube»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

José Mourinho e os playoffs da Champions League: «Em dois jogos é mais difícil, mas futebol é futebol»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

José Mourinho pede desculpa a Álvaro Arbeloa pelos festejos: «Naquele momento nos esquecemos de tudo»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting deu grande ajuda ao Benfica: não foi apenas o golo de Anatoliy Trubin que foi decisivo

O Sporting deu uma grande ajuda ao Benfica, para que os encarnados tenham conseguido a passagem para o playoff da Champions League.

José Mourinho e a exibição de Andreas Schjelderup: «Este Schjelderup é melhor do que aquele que encontrei»

José Mourinho esteve presente na conferência de imprensa de rescaldo à vitória sobre o Real Madrid, que deu acesso aos playoffs da Champions League.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Pote é claramente diferenciado, a música é outra»

Rui Borges esteve presente na sala de imprensa do San Mamés, de forma a reagir ao encontro entre o Sporting e o Athletic.