Iker Casillas | 20 anos de um ícone mundial

- Advertisement -

O dia 12 de Setembro de 1999 ficou marcado pela estreia de Iker Casillas no mundo das balizas. 20 anos depois é indubitavel: Iker é uma referência mundial. Um percurso com mais de 1000 jogos e em quase metade não sofreu golos. Conquistou quase tudo e há muita coisa que dificilmente alguém fará melhor. Mas vamos a números.

Aos 18 anos vestiu a camisola de uma das melhores equipas do mundo: o Real Madrid. A partir daí foi dono e senhor de uma série de conquistas. Realizou 725 jogos dos quais 264 conseguiu não sofrer golos. Foi um dos capitães e ainda hoje é um dos nomes mais associados ao clube madrileno. Pelo Real Madrid venceu cinco vezes o campeonato espanhol, conquistou duas vezes a Taça de Espanha e cinco Supertaças. Internacionalmente, também pelo clube de Madrid, venceu três Liga dos Campeões, três vezes o Mundial de clubes e ainda conquistou duas Supertaças da UEFA. A questão aqui é: o quê que este homem não venceu?

E quando toda a gente pensou que o futuro de Iker passaria apenas pelo Real Madrid, eis que surge a notícia de que o espanhol estava de saída. As especulações foram muitas, mas desde cedo foram dissipadas. O destino de Iker era no país vizinho: Portugal, mais precisamente o FC Porto.

Chegou em 2015 e nem sempre teve uma vida fácil… Muito por culpa da situação mais controversa do clube azul e branco. Ainda assim, foi quase sempre o dono da baliza. Realizou 156 jogos e esteve 74 partidas sem sofrer golos. Venceu ainda um campeonato português e uma Supertaça.

Mais dois troféus para juntar ao basto palmarés que é ainda composto pelos títulos da selecção nacional espanhola. Casillas realizou 167 jogos pelos nuestros hermanos dois quais 91 manteve a baliza inviolável. Para além de tudo, foi campeão do Mundo uma vez e duas vezes campeão da Europa.
A homenagem de Soares demonstra bem a importância de Iker no plantel dos dragões
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Em Espanha é inconfundível e em Portugal tornou-se uma referência também. Trouxe aos dragões mais maturidade, compromisso e experiência. Enchia a baliza com talento e contagiava as bancadas com defesas de levantar um estádio. A idade e a maturidade permitiram-lhe ser um exemplo. O maior do grupo, certamente.

Um gigante que agigantou ainda mais o clube da invicta.

O problema no coração que o afastou dos relvados ainda é inconclusivo. Para já não joga, mas o futuro é incerto. Haverá ainda mais alguma coisa que Iker possa fazer? Já está tudo mais do que provado. Casillas é uma parte ta história mundial.

 

Foto de Capa: FC Porto
Filipa Mesquita
Filipa Mesquitahttp://www.bolanarede.pt
A Filipa é uma apaixonada pelo futebol e, através da escrita, encontrou a melhor forma de viver esse amor. As palavras traduzem as emoções que se sente quando o seu clube entra em campo. Apesar do jornalismo estar cada vez mais subjugado a críticas, é esse mesmo jornalismo que a faz sonhar.                                                                                                                                                 A Filipa escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adana Demirspor afunda-se na Turquia e termina época com -54 pontos e 169 golos sofridos: eis o porquê

Clube turco acaba com um registo profundamente negativo que reflete uma época marcada por castigos e fragilidades competitivas.

Diogo Dalot após a vitória frente ao Liverpool: «Muito feliz pela qualificação para a Champions League»

Em declarações à sua assessoria de imprensa, Diogo Dalot refletiu sobre o triunfo do Manchester United diante do Liverpool.

Jaime Faria perde final do Challenger de Mauthausen após reviravolta

Jaime Faria saiu derrotado este domingo na final do Challenger de Mauthausen, na Áustria, depois de um duelo frente a Roman Safiullin.

Thun faz história e conquista o primeiro título na Suíça ao regressar à elite

O Thun sagrou-se campeão da Suíça pela primeira vez na sua história, num feito alcançado na época de regresso à primeira divisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Começo demolidor acaba em desilusão | Famalicão 2-2 Benfica

O fulgor inicial do Benfica foi diluído numa saída de cabeça baixa, com um resultado que não só sabe a pouco, como abre portas a uma luta acesa com o Sporting por um lugar na Champions League.

Gil Vicente empata a zeros contra o Rio Ave e não aproveita tropeço do Famalicão na luta pelo 5º lugar

Não houve golos no empate entre o Rio Ave e o Gil Vicente. Gilistas não conseguiram apanhar o Famalicão na tabela.

Consagração sem travão na Luz | Benfica 3-1 Sporting

O Benfica entrou em campo com o Hexacampeonato já garantido. Não haverá, no final da época, assim tantas exibições memoráveis em que uma equipa com o título no bolso decida não puxar o 'travão de mão'.