Jamor de salvação para uns e coroação para outros | FC Porto x Vitória SC

    FC Porto Cabeçalho
    Taça de Portugal, segunda-mão das meias-finais da Taça de Portugal: quarta-feira, 17 de abril de 2024, 20h15.

    A ANTEVISÃO: DRAGÕES PODEM SALVAR A ÉPOCA NEGATIVA, VITORIANOS QUEREM COROAR A TEMPORADA COM IDA AO JAMOR

    O FC Porto recebe o Vitória SC, naquela que é a partida decisiva da segunda-mão das meias-finais da Taça de Portugal. Desengane-se quem ache que os dragões estão já com um pé no Jamor, apesar da vitória por 0-1 na cidade berço. O jogo da 28.ª jornada veio provar o contrário, os minhotos foram ganhar ao Dragão, num jogo com muitas incidências, o que criou ainda mais as expectativas de um bom jogo para os adeptos, e também espicaçou os jogadores de ambas equipas.

    As duas equipas empataram nos seus últimos jogos para a liga portuguesa. O FC Porto empatou em casa com o Famalicão, já não vence para o campeonato há três jogos consecutivos e deixou o Braga colar-se a si no terceiro lugar do campeonato, com 59 pontos. Já o Vitória não capitalizou aquilo que viria ser a perda de pontos dos portistas e não foi além de um empate em casa, arrancado a ferros, perante o Farense, mantendo-se assim no quinto lugar a dois pontos de dragões e arsenalistas.

    Os últimos dez jogos entre as equipas dão conta de um grande e natural favoritismo dos portistas. Os dragões venceram por nove ocasiões e a única vitória dos minhotos foi precisamente há pouco mais de uma semana, quando foram ganhar ao Dragão por duas bolas a uma, algo que já não acontecia desde 2018. O último encontro entre os dois emblemas nortenhos a contar para a prova rainha do futebol português, na cidade invicta, foi a dezembro de 2017, quando o FC Porto, já com Sérgio Conceição ao leme, bateu o Vitória por 4-2 nos oitavos de final,

    O FC Porto mergulhado numa profunda crise interna e até de identidade, procura voltar ao Jamor pela terceira época consecutiva, sendo o atual detentor das últimas duas Taças de Portugal. Tem também o recorde de vitórias consecutivas na prova, 19 triunfos, e já não perde nesta competição desde março de 2021, altura em que foi derrotado em casa frente ao Braga por 2-3.

     Já o Vitória quer chegar ao Jamor, sete anos depois da última presença no Estádio Nacional, para colocar a cereja no topo do bolo, desta que tem sido uma época bastante positiva, estando a lutar pelo pódio no campeonato, e a apenas seis pontos de bater o recorde de pontos do clube no campeonato, 62 conquistados em 2016/2017, com Pedro Martins no comando, quando faltam cinco jogos para o fim da Liga Portugal.

    Perspetiva-se um grande jogo e um bom ambiente como há sempre em jogos desta prova, a tão aclamada “Festa da Taça”. Existem individualidades com muita qualidade dos dois lados e uma vaga em aberto para a final do Jamor, que será jogada frente ao Sporting.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. O FC Porto sofre golos em casa há três jogos consecutivos.
    2. O FC Porto ganhou oito dos nove últimos jogos realizados frente ao Vitória SC na Taça de Portugal.
    3. O FC Porto marcou nos 39 últimos jogos realizados na Taça de Portugal.
    4. Artur Soares Dias da AF Porto é o árbitro do encontro.
    5. Evanilson, melhor marcador da prova, será baixa do FC Porto, depois de ter sido expulso na última jornada.
    6. Vitória não perde fora de casa para todas as competições, desde janeiro.
    7. Jota Silva marcou nas últimas três deslocações dos vimaranenses.
    8. Nesta edição da Taça de Portugal, o Vitória só não sofreu golos num jogo.
    9. Álvaro Pacheco perdeu seis dos sete jogos realizados frente ao FC Porto.
    10. É o terceiro jogo entre as duas equipas no espaço de duas semanas, o quarto da temporada.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Francisco Conceição no jogo entre o FC Porto e o Vizela
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Francisco Conceição – Tem sido dos jogadores dos azuis e brancos mais esclarecidos do ataque. A sua irreverência trouxe algo de diferente à ofensiva portista e com certeza é pelo lado do jogador, recém-estreado na Seleção A portuguesa, que sairão os mais perigos para a baliza de Bruno Varela. Recorde-se que no jogo da 1.ª volta para o campeonato entre as duas equipas foi Francisco Conceição a resolver com um belíssimo golo e uma assistência. 

    Jota Silva
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    Jota SilvaCom 15 golos na temporada, assume-se como a referência do ataque vimaranense e com certeza causará muitas dificuldades ao quarteto defensivo do FC Porto. O avançado, também ele recém-estreado com a camisola das Quinas, marcou na sua última visita ao Estádio do Dragão, e quererá repetir o feito, com o objetivo de levar o emblema histórico de Guimarães, e os seus adeptos, à final do Jamor.

    XI´s PROVÁVEIS

    FC Porto: Cláudio Ramos, João Mário, Otávio Ataíde, Pepe, Wendell, Alan Varela, Nico González, Francisco Conceição, Galeno, Pepê e Taremi.

    Treinador: Sérgio Conceição

    «Teremos de ser competentes para ultrapassar uma equipa difícil como o Vitória. Não é para salvar nada, é para tentar estar presentes na decisão de um título».

    Vitória SC: Bruno Varela, Borevkovic, Jorge Fernandes, Tomás Ribeiro, Bruno Gaspar, Tomás Händel, Tiago Silva, Afonso Freitas, Nuno Santos, Kaio César e Jota Silva

    Treinador: Álvaro Pacheco

    «Temos de ser Vitória, ter capacidade de criar mossa ao FC Porto e fazer de tudo para estarmos na final».

    PREVISÃO DE RESULTADO: FC Porto 2-1 Vitória SC

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Borussia Dortmund decidido em manter Jadon Sancho

    O Borussia Dortmund continua com o mesmo plano: manter...

    Barcelona não pretende entrar em loucuras por João Cancelo e João Félix

    João Cancelo e João Félix estão emprestados atualmente ao...

    Leicester City sagra-se campeão do Championship

    O Leicester City sagrou-se vencedor do Championship 2023/24, depois...