Máquina do tempo: Noite de gala!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho
Fez ontem 13 anos que o FC Porto venceu o Corunha, no Riazor, carimbando a passagem à final da Liga dos Campeões, que haveria depois de conquistar, pela segunda vez, na final contra o Mónaco. Poderia muito bem ser esse o momento a recordar neste texto, mas não. Hoje optei por ir buscar ao baú uma das noites europeias mais incríveis que o Estádio do Dragão, os adeptos do FC Porto e o próprio FC Porto em particular, já viveram.

Era dia 28 de abril de 2011. Também essa época fora das mais incríveis e poderosas do FC Porto, tanto a nível interno como externo. Em jogo estava a passagem à final da Liga Europa e os azuis e brancos recebiam o Villarreal no jogo da 1ª mão. Villas Boas lançou no campo um onze com Hélton na Baliza; a defesa entregue a Sapunaru, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira; Fernando, Guarín e Moutinho com as despesas do meio campo; e a frente de ataque sob a alçada de Hulk, Cristian Rodriguez e o intratável Falcão.

Do outro lado estava então a equipa espanhola, que havia eliminado Twente, Bayer Leverkusen e Nápoles até esbarrar contra os dragões. Nessa noite, o técnico Juan Carlos Garrido distribuiu a sua equipa num 4x4x2 com Diego Lopez na baliza; Mario Gaspar, Matteo Musachio, Carlos Marchena e José Catalá na defesa; Soriano, Cazorla, Cani e Borja Valero no meio campo; Nilmar e Giuseppe Rossi na frente de ataque.

A equipa que celindrou o Villarreal Fonte: Little Vinnie
A equipa que cilindrou o Villarreal
Fonte: Little Vinnie

Depois de um primeiro tempo pautado por um certo equilíbrio, com ligeiro ascendente dos espanhóis, que chegaram ao golo da vantagem no último minuto da etapa inicial, através de Cani, nada faria prever o que aconteceu depois. Em desvantagem, a equipa portista surgiu completamente transfigurada na segunda parte, e apetecia perguntar o que teria dito Villas Boas ao intervalo. Um póquer de Falcão e um golo de Guarín, após bela jogada individual, mostraram a melhor face de um FC Porto capaz de derrotar qualquer adversário naquela noite mágica. 5-1 foi o resultado final e o passaporte para Dublin estava quase garantido.

Poucas palavras poderão descrever da melhor forma aquilo que se passou naquela noite de abril. Uma exibição portentosa, um Falcão insaciável e toda uma armada azul e branca comprometida na busca por mais um troféu que enriqueceu sobremaneira a galeria de conquistas dos azuis e brancos.

Tão bom recordar estes momentos!

Foto de Capa: Zimbio

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bastidores do Clássico: FC Porto publica vlog do duelo com o Benfica

O FC Porto divulgou um vídeo no canal de YouTube dos dragões, no qual mostra os bastidores da vitória por 3-1 no Clássico frente ao Benfica.

Benfica revela novos detalhes da lesão de Enzo Barrenechea

O Benfica anunciou que Enzo Barrenechea foi submetido a uma artroscopia do joelho esquerdo para tratamento de rotura do menisco medial.

Diogo Travassos ambicioso antes do jogo de Portugal frente à Bulgária em Sub-21: «Queremos ganhar os jogos com qualidade e personalidade»

Diogo Travassos destacou o percurso de Portugal na qualificação e garantiu que a equipa quer manter o nível apresentado até agora.

Frederico Varandas comenta o Relatório e Contas do Sporting: «Mantivemo-nos fiéis ao ADN que nos distingue»

Frederico Varandas descreveu a temporada 2025/26 do Sporting como «um período de crescimento e afirmação».

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni e a chamada à seleção da Argentina: «Estar no adeus a Messi é a recompensa pelo meu trabalho no Benfica»

Gianluca Prestianni abordou a chamada à seleção da Argentina e a presença no jogo de despedida de Lionel Messi.

Sorteio da Taça de Portugal é esta quarta-feira e conta conta com uma novidade

O sorteio da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal está agendado para as 18h desta quarta-feira. Os 5 clubes em competições europeias não participam nesta ronda.

Ex-Sporting Teo Gutiérrez anuncia fim da carreira aos 41 anos

Teo Gutiérrez, antigo avançado do Sporting, anunciou o fim da carreira profissional aos 41 anos, com a despedida marcada para dezembro.