Marko Grujic: Um substituto à altura do (ex-)capitão

- Advertisement -

Uma das maiores surpresas do final do mercado de transferências no FC Porto foi a saída de Danilo Pereira, o então capitão dos Dragões. A verdade é que, apesar de o trinco ser na mesma um jogador importante, principalmente no balneário, andava já há algum tempo a perder espaço na equipa.

Tendo em conta que o FC Porto domina quase todos os jogos que disputa, a necessidade de a equipa ter um jogador como Danilo tem diminuído. O ponto forte do internacional português é no seu jogo defensivo, mas este tem muitas dificuldades em acrescentar quando a equipa tem bola. Não consegue fazer a diferença na primeira fase de construção e chega até a comprometer nesse momento do jogo.

Na última época, foram já bastantes vezes que Sérgio Conceição apostou num meio-campo mais ofensivo, com Uribe e Sérgio Oliveira a atuarem na posição de seis. Dessa forma, faz todo o sentido que, com a saída de Danilo, o seu substituto seja um jogador mais nos moldes dos dois anteriores.

Marko Grujic é exatamente isso. Mesmo tendo jogado muitas vezes como o médio mais recuado ao longo da sua carreira, está longe de ser um trinco posicional. Atua também muito bem como oito, fazendo muito bem a função de box-to-box.

Ainda que muito diferente de Danilo Pereira, Grujic encaixa-se bem no estilo de jogo de Sérgio Conceição. É forte, alto, que o torna um perigo nas bolas paradas, e é muito competente na pressão alta. Pode ser algo errático no que diz respeito ao posicionamento defensivo, mas isso era algo que Danilo também falhava por vezes.

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Micael Sequeira projeta duelo entre Brondby e Sporting na Taça Europa: «Não podemos ter medo de jogar»

Micael Sequeira fez a antevisão ao duelo com o Brondby, num jogo a contar para a primeira mão da segunda eliminatória da Liga Europa Feminina

CTA admite erro grave no dérbi entre Atlético Madrid e Real Madrid: Kang-In Lee devia ter visto vermelho

O Comité Técnico de Árbitros analisou o dérbi de Madrid e reconheceu um erro grave, considerando que Kang-In Lee deveria ter sido expulso.

Carlos Espí agradece a José Mourinho: «Faz-me sentir mais cómodo, mais seguro, com mais confiança»

Carlos Espí abordou a mudança para o Real Madrid, o grande arranque de temporada e a relação com José Mourinho.

Rodrigo Mora abre o livro sobre a saída do FC Porto: «Precisava de um novo desafio na minha vida»

Em entrevista ao Canal 11, Rodrigo Mora refletiu sobre a despedida difícil do FC Porto e a mudança para a AS Roma.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica revela novos detalhes da lesão de Enzo Barrenechea

O Benfica anunciou que Enzo Barrenechea foi submetido a uma artroscopia do joelho esquerdo para tratamento de rotura do menisco medial.

Diogo Travassos ambicioso antes do jogo de Portugal frente à Bulgária em Sub-21: «Queremos ganhar os jogos com qualidade e personalidade»

Diogo Travassos destacou o percurso de Portugal na qualificação e garantiu que a equipa quer manter o nível apresentado até agora.

Frederico Varandas comenta o Relatório e Contas do Sporting: «Mantivemo-nos fiéis ao ADN que nos distingue»

Frederico Varandas descreveu a temporada 2025/26 do Sporting como «um período de crescimento e afirmação».