Marko Grujic: Um substituto à altura do (ex-)capitão

- Advertisement -

Uma das maiores surpresas do final do mercado de transferências no FC Porto foi a saída de Danilo Pereira, o então capitão dos Dragões. A verdade é que, apesar de o trinco ser na mesma um jogador importante, principalmente no balneário, andava já há algum tempo a perder espaço na equipa.

Tendo em conta que o FC Porto domina quase todos os jogos que disputa, a necessidade de a equipa ter um jogador como Danilo tem diminuído. O ponto forte do internacional português é no seu jogo defensivo, mas este tem muitas dificuldades em acrescentar quando a equipa tem bola. Não consegue fazer a diferença na primeira fase de construção e chega até a comprometer nesse momento do jogo.

Na última época, foram já bastantes vezes que Sérgio Conceição apostou num meio-campo mais ofensivo, com Uribe e Sérgio Oliveira a atuarem na posição de seis. Dessa forma, faz todo o sentido que, com a saída de Danilo, o seu substituto seja um jogador mais nos moldes dos dois anteriores.

Marko Grujic é exatamente isso. Mesmo tendo jogado muitas vezes como o médio mais recuado ao longo da sua carreira, está longe de ser um trinco posicional. Atua também muito bem como oito, fazendo muito bem a função de box-to-box.

Ainda que muito diferente de Danilo Pereira, Grujic encaixa-se bem no estilo de jogo de Sérgio Conceição. É forte, alto, que o torna um perigo nas bolas paradas, e é muito competente na pressão alta. Pode ser algo errático no que diz respeito ao posicionamento defensivo, mas isso era algo que Danilo também falhava por vezes.

Alexandre Matos
Alexandre Matoshttp://www.bolanarede.pt
O Alexandre é um jovem que estuda Ciências da Comunicação no Porto. Apaixonado por tudo o que seja desporto, encontra a sua maior obsessão no futebol. Como não tinha grande jeito para jogar, decidiu que o melhor era apostar no jornalismo desportivo. Amante incondicional de bom futebol, não tem medo de dar a sua opinião nem de ser polémico. Sendo qualidades inerentes à profissão que deseja exercer no futuro, rege-se pela imparcialidade e pelo critério jornalístico na sua escrita.

Subscreve!

Artigos Populares

Antoine Griezmann vai receber o segundo maior salário da MLS

Antoine Griezmann vai deixar o Atlético Madrid no próximo verão para se juntar ao Orlando City, da MLS. O avançado francês vai auferir o segundo maior salário da liga, só atrás de Lionel Messi.

Cambuur está de regresso à Eredivisie para a próxima temporada

A cinco jornadas do fim do campeonato, o Cambuur garantiu o acesso à Eredivise. A equipa está em segundo lugar com uma vantagem de 20 pontos para o terceiro.

Oskar Pietuszewski reage à estreia pela seleção da Polónia: «Estou a realizar os meus sonhos mais uma vez»

Oskar Pietuszewski estreou-se pela seleção da Polónia e mostrou-se feliz por somar a sua primeira internacionalização.

Más notícias: era um dos destaques de 2025/26 e vai falhar o Mundial 2026

Joaquín Panichelli sofreu uma lesão grave e vai falhar tudo o que falta desta época, inclusivamente o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Frederico Varandas e os desafios para o novo mandato

O segundo desafio de Frederico Varandas reside na manutenção do sucesso desportivo, particularmente no futebol do Sporting.

Tondela: treinador da Segunda Liga apontado aos beirões

O Tondela está em busca de um novo treinador e Ricardo Costa é o mais recente nome associado ao cargo nos beirões.

Atenção, Portugal: Colômbia de Luís Suárez e Richard Ríos perde frente à Croácia num jogo de preparação para o Mundial 2026

A Colômbia perdeu frente à Croácia por 2-1 num jogo de preparação para o Mundial 2026. Luís Suárez e Richard Rios foram titulares na seleção colombiana.