Nova época, novos desafios

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Recomposto da “doença” que o afastou das conquistas ao longo dos últimos quatro anos, o dragão parte para a nova época claramente apostado em dar seguimento ao que de bom foi feito para, com um desenvolvimento sustentado, ir em busca de novos êxitos.

Pôr cobro ao sentimento de hegemonia que se instalara no rival foi determinante para que o clube da Invicta voltasse a chamar a si as luzes da ribalta. Envolvido em dúvidas e desconfianças, o FC Porto de Sérgio Conceição lá foi trilhando o seu caminho que o haveria de fazer recuperar o lugar com o qual tanto se revê: o topo.

O preço a pagar pelo sucesso é, evidentemente, grande e, no caso dos azuis e brancos, que enfrentaram nos últimos anos um período de contenção económica fruto de uma gestão um tanto ao quanto ineficaz, esse preço acaba por ser ainda mais alto. Nesse sentido, não surpreende a menor capacidade negocial do clube no mercado de transferências. A dificuldade em desencantar substitutos à altura para os que partiram tem vindo a ser um enorme problema já de uns anos a esta parte.

O FC Porto procurará manter o seu núcleo duro e evitar saídas nesta janela de transferências
Fonte: FC Porto

Numa época em que o FC Porto tem e precisa de dar ao seguimento ao processo de recuperação, desportiva e financeira, vê-se também confrontado com um fortíssimo investimento do rival SL Benfica. Esse acaba por ser o primeiro grande desafio. É certo que é possível fazer muito com pouco, essencialmente para Sérgio Conceição, mas essa premissa não há de resultar para sempre. Mesmo que não possa entrar em loucuras, o FC Porto tem de apresentar um plantel forte, equilibrado e claramente capaz de dar garantias em todas as competições, não só no Campeonato como também nas taças, que continuam atravessadas na garganta.

Para isso, de resto, importa reconhecer que se afigura um árduo trabalho para o treinador o facto de se ver obrigado a reconstruir um setor que foi um dos pilares na conquista do último título: a defesa.

Depois, a extensão temporal do mercado de transferências também não joga nada a favor dos dragões, que podem ver de uma assentada fugir-lhes Herrera, Marega e Brahimi. Pinto da Costa garantiu que todos, à exceção de Brahimi, são intransferíveis, mas as carteiras dos grandes europeus podem tudo. Assim, é com essa incógnita que SC vai aguardando pelo fim do mercado, ciente de que muitas são as limitações que vão adiando o reforço de um plantel que anseia por um acrescento quantitativo e qualitativo.

Foto de Capa: FC Porto

Artigo revisto por: Jorge Neves

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges faz antevisão ao FC Porto x Sporting EM DIRETO

Rui Borges lança o FC Porto x Sporting da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Leões em vantagem na eliminatória.

Nuno Espírito Santo e a luta contra a despromoção na Premier League: «Todos os dias são importantes e vai ser uma luta até ao...

Nuno Espírito Santo, após o empate do West Ham frente ao Crystal Palace, abordou a importância do ponto e falou sobre o empenho dos seus jogadores nesta reta final de época.

Rob Edwards e a despromoção do Wolverhampton: «Estou tão zangado e desapontado quanto os adeptos»

O Wolverhampton teve a descida ao Championship confirmada, após o empate entre West Ham e Crystal Palace. Rob Edwards mostrou-se desapontado, mas acredita que é possível dar a volta à situação.

Corrida ao título da Liga do Catar reabre após decisão disciplinar e Al Sadd e Al Shamal vão disputar autêntica final

O Al Shamal beneficiou de uma decisão disciplinar que lhe garantiu três pontos, reabrindo a disputa pelo título da Qatar Stars League.

PUB

Mais Artigos Populares

NBA anuncia finalistas dos prémios da temporada com Victor Wembanyama em destaque

A NBA anunciou os finalistas dos prémios da fase regular da temporada, com Victor Wembanyama entre os principais nomes.

Javi Navarro, herói da Youth League do Real Madrid, convocado por Álvaro Arbeloa para jogo contra o Alavés

Javi Navarro, destaque da Youth League pelo Real Madrid, foi convocado para a equipa principal que defrontará o Alavés.

Venezia confirma abordagem do Sporting por Issa Doumbia: «Houve manifestação de interesse»

O Sporting manifestou o interesse por Issa Doumbia. Médio do Venezia é alvo dos leões para reforçar o meio-campo.