Os Jogadores que Mais Vezes Vestiram Azul e Branco: Aloísio

- Advertisement -

fc porto cabeçalhoÉ imensa a responsabilidade de ir ao baú das memórias e recuperar algumas das mais belas lendas que brindaram os adeptos com a sua inestimável qualidade, tudo porque corremos sempre o risco de não ser justos o suficiente para retratarmos na perfeição e corresponder, na exata medida, à espetacularidade daqueles que foram e serão sempre os nossos heróis. É nesse sentido que me tremem as mãos quando me convidam a escrever sobre o grande Aloísio. Não fui contemplado com a fortuna de assistir aos tempos gloriosos deste fenómeno no centro da defesa ao serviço do FC Porto, pelo que me servirei dos registos presentes por essa Internet fora para prestar a devida homenagem àquele que é por muitos considerado o melhor central da história do clube.

Corria o ano de 1963 quando o município de Pelotas, da região Sul do Estado de Rio Grande do Sul, no Brasil, pôde testemunhar o nascimento de Aloísio Pires Alves, mais precisamente no 16º dia do mês de agosto. A vida para o futebol conheceu os primeiros desenvolvimentos aos 18 anos de idade, em 1981, com a inclusão no clube local, o Brasil de Pelotas. Seguiram-se seis épocas no SC Internacional de Porto Alegre antes da entrada no futebol europeu, em 1988, pela porta do FC Barcelona, onde atuou durante dois anos. Depois, caros amigos, vieram os anos dourados pintados a azul e branco: 11 épocas ao serviço do FC Porto, num total de 476 jogos oficiais disputados e 18 golos apontados. Ao longo da sua carreira Aloísio conquistou 22 títulos, 19 dos quais com a azul e branca vestida. Contam-se sete Campeonatos Nacionais, sete Supertaças e cinco Taças de Portugal, sendo também ele um dos responsáveis pela conquista do inédito pentacampeonato. Foram anos gloriosos, aos quais apenas faltou juntar um título internacional.

Aloísio faz parte do melhor onze da história do FC Porto Fonte: FC Porto
Aloísio faz parte do melhor onze da história do FC Porto
Fonte: FC Porto

Durante a sua estadia nas Antas foi atuando ao lado de jogadores como Geraldão, José Carlos, Paulo Pereira, Fernando Couto e Jorge Costa, e é hoje parte integrante, com grande destaque, do Museu do FC Porto, figurando no melhor onze da história portista e recolhendo a preferência da maioria dos adeptos. “É uma honra enorme e é difícil de exprimir em palavras a emoção de fazer parte do melhor onze do clube, sabendo que, ao longo da história, por aqui passaram grandes jogadores”, reconheceu.

Aloísio será sempre lembrado pela liderança, classe, serenidade e eficácia com que adornava os lances. O FC Porto e os portistas estar-lhe-ão eternamente gratos por todo o profissionalismo e qualidade que emprestou ao clube ao longo dos anos que por cá esteve.

Foto de Capa: Orgulho Tripeiro

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.