Os treinadores que mais vezes orientaram o FC Porto: Fernando Santos

fc porto cabeçalho

Fernando Santos é o quarto treinador que mais vezes “comandou “os azuis e brancos, 156 Jogos (98 Vitórias) entre 1998 e 2001. Orientou os dragões durante três épocas e ficou conhecido como o “engenheiro do penta”. Na sua primeira época no clube foi Campeão Nacional o que fez com que o FC Porto conseguisse um feito inédito no Futebol Nacional, a conquista do penta.

Chegou ao FC Porto vindo do CF Estrela da Amadora. Foi uma aposta de risco de Pinto da Costa, um treinador sem qualquer título conquistado. Mas a “estrutura” azul e branca sabia da sua enorme qualidade e não teve qualquer receio em apostar num Treinador que o tempo provou ser de qualidade mundial.

No FC Porto conquistou cinco títulos: Um Campeonato Nacional, duas Taças de Portugal e duas Supertaças Cândido Oliveira. Saiu do FC Porto para o Futebol Grego onde se tornou um “deus”, chegando a selecionador Nacional da seleção helénica.

Fernando Santos foi o “engenheiro do penta”  Fonte: lequipe.fr
Fernando Santos foi o “engenheiro do penta”
Fonte: lequipe.fr

No FC Porto teve ao seu dispor grandes plantéis e numa análise mais global penso que o trabalho realizado foi razoável mas não brilhante. Numa altura em que o FC Porto dominava o Futebol Português ser uma vez Campeão em três épocas não é propriamente excecional. É verdade que apanhou um bom Sporting CP e o melhor Boavista FC da sua história mas isso não justifica tudo, na época 2000/01 o Boavista FC ganhou o Campeonato com apenas um ponto de vantagem sobre o FC Porto.

É uma personalidade marcante do Futebol Português, treinou os três “grandes” do nosso Campeonato e levou Portugal ao título de Campeão Europeu. Talvez seja uma das poucas pessoas no Futebol Português que consegue ser consensual nos diversos quadrantes.

É um treinador de quem gosto particularmente e claro que jamais esquecei as alegrias que me proporcionou quer como treinado do FC Porto quer ao comando da nossa seleção. E acredito que em 2018 me vai dar mais uma enorme alegria com a conquista do Mundial de Futebol. Eu acredito!

 

Foto de Capa: Tribunaportista.com

artigo revisto por: Ana Ferreira

Luís Coelho
Luís Coelhohttp://www.bolanarede.pt
É um eterno apaixonado por desporto, tem no futebol a sua maior paixão. Desde muito jovem que se dedica ao estudo e à análise de todas as vertentes futebolísticas. Foi treinador no futebol de formação, e atualmente colabora na área do “scouting". Apaixonado pelo jornalismo desportivo, é adepto do FC Porto e no futebol internacional tem simpatia pelo Barcelona.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho próximo de garantir defesa do PSG a título definitivo

Milan Skriniar está próximo de reforçar o Fenerbahçe a título definitivo. O defesa eslovaco esteve emprestado pelo PSG na última temporada.

AVS SAD assegura empréstimo de avançado do campeonato paraguaio

O AVS SAD está a tentar a assegurar o empréstimo de Diego Duarte. O ponta de lança de 23 anos joga no Club Nacional do Paraguai.

Benfica: Besiktas já está em negociações presenciais por Kokçu e médio quer sair

O Besiktas está muito interessado em contratar Orkun Kokçu ao Benfica. Clube turco inicia negociações presenciais.

Kewin Silva parte para a Arábia Saudita após 5 temporadas no Moreirense

Kewin Silva está sem clube desde a experiência no Moreirense. Guarda-redes brasileiro vai rumar ao Damac, da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Theo Hernández vai trocar AC Milan pelo Al Hilal: Negócio de 25 milhões de euros

O Al Hilal garantiu a contratação de Theo Hernández ao AC Milan. Sauditas vão pagar 25 milhões de euros pelo lateral-esquerdo.

Botafogo escolhe David Ancelotti como o substituto de Renato Paiva

David Ancelotti vai assumir o comando do Botafogo. Filho de Carlo Ancelotti inicia carreira como treinador principal no Brasil.

Inter Milão recusa 17 milhões de euros por Hakan Çalhanoglu

O Galatasaray apresentou uma proposta de 17 milhões de euros por Hakan Çalhanoglu. A oferta foi recusada pelo Inter Milão.