Última horaFrancesco Farioli em análise ao Real Bétis 3-2 FC Porto: «A Champions League é uma competição diferente e temos de aprender a competir»
Publicidade

Quanto vale a aposta latina?

Ricardo Anselmo · 3 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

fc porto cabeçalho

Tiremos o foco, por um momento, das acusações do FC Porto ao Benfica que prometem manter animado este defeso, e falemos, enfim, sobre futebol. A cerca de dez dias de se iniciar oficialmente a época no Olival, ainda pairam muitas dúvidas sobre entradas, saídas e permanências, ainda que o problema, por esta altura, não mereça tanta preocupação como há um ano, quando se tinha um play off da Champions League para disputar.

As limitações financeiras são grandes e, face a isso, o jovem André Silva já deixou no Dragão quase 40 milhões de euros. Também em excedentários o FC Porto já conseguiu uma mais-valia de 11 milhões, entre vendas e dispensas. As contas começam a reequilibrar-se, mas ainda estamos longe do valor estipulado, que se cifra nos 115 milhões de euros.

Nesse sentido, parecem ainda inevitáveis as vendas de mais dois ou três ativos valiosos. Neste momento figuram nesta lista os nomes de Brahimi, Danilo, Herrera, Felipe, Layún, Marcano e Rúben Neves. A saída de Aboubakar também deverá permitir um bom encaixe, bem como as de Reyes e Indi, caso não convençam Sérgio Conceição. Outros casos como os de Casillas e Maxi Pereira merecerão uma atenção especial, podendo desafogar ainda mais as contas da SAD.

Lucho Gonzales deixa saudades aos portistas Fonte: FC Porto
Lucho ‘El Comandante’ Gonzales deixa saudades aos portistas
Fonte: FC Porto

Não é por falta de alternativas viáveis que estas operações não poderão concretizar-se. José Sá estará mais do que preparado para assumir a baliza azul e branca, e para a lateral direita está na altura de uma aposta forte em Ricardo Pereira (caso não seja vendido – 25 milhões da cláusula), bem como na continuidade de Fernando Fonseca e na promoção cuidada de Diogo Dalot.

Mas é sobretudo ao nível das entradas que a apreensão cresce entre os adeptos. Vários nomes têm surgido nos últimos dias, com particular insistência para Pavón, extremo argentino que atua no Boca Juniors. É precisamente da Argentina que surgem rumores de interesse por parte do FC Porto em mais dois jogadores bastante promissores: Lautaro Martínez e Reynoso.

A aposta nos valores daquele país, de que são exemplo os casos de Lucho, Lisandro, Mariano González e Belluschi, sempre deu frutos e, por isso, é com agrado que vejo o FC Porto virar-se novamente para o mercado sul americano no sentido de reforçar o seu plantel.

Foto de Capa: FC Porto

Cristian Pavón

Cristian Pavón tem como pretendentes o FC Porto e o Sporting CP Fonte: Ole
Cristian Pavón tem como pretendentes o FC Porto e o Sporting CP
Fonte: Ole

Cristian Pavón é, como disse, um extremo direito de 21 anos, que atua no Boca Juniors, atual campeão da Argentina. Na época que agora termina participou em 24 jogos, marcando oito golos e conseguindo seis assistências. Em média, precisa de 257 minutos para marcar um golo. Tem contrato até 2020 e um valor de mercado cifrado nos oito milhões de euros. O clube já fez saber que só o vende pela cláusula (16M) e na corrida pelo jogador o FC Porto terá a concorrência do Sporting.

Lautaro Martínez

Lautaro Matínez, apesar de ser o ano de estreia na primeira divisão, marcou cinco golos em 18 partidas Fonte: Racing
Lautaro Matínez, apesar de ser o ano de estreia na primeira divisão, marcou cinco golos em 18 partidas
Fonte: Racing

Lautaro Martínez é um jovem avançado de apenas 19 anos, que atua no Racing Club, onde faz uma parceria temível com o ex-dragão Lisandro López. Esta época, a de estreia na primeira divisão, Martínez conseguiu cinco golos em 18 partidas, e ainda uma assistência. O jovem avançado, que foi o principal destaque da seleção argentina no último mundial de sub-20, tem um valor de mercado de 2,5 milhões de euros, mas os responsáveis do clube deverão exigir uma verba a rondar os 6 ou 7 milhões.

Emanuel Reynoso

À semelhança de Pavón, também Reynoso tem no encalço FC Porto e SL Benfica Fonte: Imdiario
À semelhança de Pavón, também Reynoso tem no encalço FC Porto e SL Benfica
Fonte: Imdiario

Por fim, Emanuel Reynoso, médio ofensivo de 21 anos que atua no CA Talleres. Reynoso participou em 18 jogos, marcou dois golos e ofereceu três. Tem um valor de mercado de 1,8 milhões mas o FC Porto deverá ter de desembolsar entre 6 e 8 milhões para o conseguir. O Benfica também estará no encalço do jogador.

Cabe à SAD portista, em conformidade com os conhecimentos de Luís Gonçalves, perceber se estas serão boas apostas, e se poderão, posteriormente, render muitos milhões ao dragão. Para já, sobra uma certeza: qualidade não lhes falta.

Artigo revisto por: Ana Ferreira

Ricardo Anselmo

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Luz quer continuar a iluminar o caminho europeu | Benfica x Celtic

O Benfica recebe o Celtic, esta quinta-feira, às 20h00, na segunda jornada da fase de liga da Europa League. Depois da excelente vitória em San Siro diante do AC Milan, a equipa de Marco Silva procura dar continuidade ao bom arranque europeu, apostando na capacidade de controlar o meio-campo e explorar a velocidade dos seus jogadores mais ofensivos. Num provável 4-2-3-1, a presença de João Palhinha e Fredrik Aursnes poderá ser fundamental para garantir equilíbrio, enquanto Lukebakio e Prestianni oferecem soluções para desequilibrar pelos corredores. Do outro lado, o Celtic de Martin O'Neill deverá apresentar uma estrutura semelhante, procurando contrariar a superioridade territorial dos encarnados através de um bloco compacto e transições rápidas. Callum McGregor assume particular importância na organização escocesa, enquanto a mobilidade de Benjamin Nygren e a velocidade dos extremos poderão criar dificuldades à defesa benfiquista. A capacidade de resistir à pressão inicial e aproveitar os espaços nas costas dos laterais portugueses será uma das principais armas dos visitantes.

Tiago Campos · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.