📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Uma luta de reencontros que vai fazer faísca!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Em vésperas da deslocação a Braga para aquele que se afigura com o teste mais exigente até ao momento às capacidades deste novo FC Porto de Sérgio Conceição, os dragões ficaram a conhecer os adversários que lhe calharam em sorte na fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/2018: Mónaco, Besiktas e Leipzig.

Numa primeira e muito simplista análise, é justo dizer que poderia ter sido um sorteio muito pior – o FC Porto conseguiu evitar equipas como Bayern Munique, Chelsea, Juventus e Real Madrid (pote 1) ou Liverpool, Roma, Nápoles e Tottenham (pote 3). Por outro lado, reconheça-se que, dos adversáveis mais “acessíveis” (se é que hoje ainda se pode falar de facilidades na Liga dos Campeões), fomos brindados com os mais difíceis desse lote de desejos.

Estamos, pois, a falar de um super Mónaco de Leonardo Jardim, atualmente campeão francês, face a um multimilionário PSG. Há já 17 anos que a equipa do principado não conseguia tal feito e, na terceira época do português à frente dos seus destinos, o tão almejado título acabou por chegar. Foi uma época absolutamente brilhante, com a chegada, ainda, às meias finais da Champions. No campeonato, foram 107 golos em 38 jogos, com uma média de 2,8 golos por jogo. Essa é, pois, uma faceta com a qual os dragões terão de lidar, tanto em França como no Dragão. Nem mesmo as saídas de Mendy, Bernardo Silva, Bakayoko e Mbappé (?) parecem fazer mossa numa equipa que continua a contar com Moutinho, Falcão e, agora, jovens promessas como Rony Lopes e Tielemans.

Quaresma é a maior estrela do Besiktas Fonte: : yenisafak.com
Quaresma é a maior estrela do Besiktas
Fonte: : yenisafak.com

Outro caso sério é o do campeão turco Besiktas, onde figuram as estrelas maiores Quaresma e Pepe. Depois do regresso de Aboubakar ao FC Porto, o Besiktas reforçou bem a sua equipa e promoveu as chegadas do central internacional por Portugal, bem como dos conhecidos Gary Medel (Chileno ex-Inter), Jeremain Lens (Holandês ex-Sunderland) e Álvaro Negredo (Espanhol ex-Valência) que terá a companhia dos consagrados Talisca, Babel e Gokhan Tore. E são os jogos em Instambul que prometem criar as maiores dificuldades, já que são bem conhecidas as pressões exercidas pela massa adepta aos adversários do Besiktas.

Por fim, o Leipzig, uma agradável surpresa da última edição da Bundesliga, onde lutou, até certa altura, com o poderoso Bayern pelo título nacional. Numa equipa onde não abundam nomes de peso, destaca-se claramente a força de um coletivo capaz de conseguir grandes resultados. A grande notícia deste mercado de verão acaba por ser a provável manutenção do senegalês de 22 anos Naby Keita, a estrela maior da equipa, e a chegada do internacional português Bruma. Acima de tudo, trata-se de um plantel bastante jovem e irreverente, com uma média de idades cifrada nos 23,16 anos e que promete, de certa forma, criar as dificuldades esperadas a quem por lá passar.

Em suma, parece mais ou menos evidente que, dos oito grupos, este é o mais equilibrado em termos de valia e reais possibilidades de passagem à próxima fase. Não é fácil prever uma classificação final, portanto, e dado o equilíbrio que, parece-me, será nota dominante, são de capital importância os três jogos disputados em casa, nos quais se torna imprescindível a conquista dos três pontos.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.

Francesco Farioli analisa vitória do FC Porto e comenta corrida pela Primeira Liga: «É uma maratona»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

João Henriques destaca exibição do AVS SAD frente ao FC Porto: «Foi extraordinário»

João Henriques analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.

Histórico: Moçambique garante apuramento para os oitavos de final da CAN 2025

Moçambique está nos oitavos de final da CAN 2025. A equipa africana não jogou nesta segunda-feira, mas ficou a saber que já é, pelo menos, uma das equipas entre as melhores terceiras classificadas.

Samu Aghehowa responde às críticas após bis pelo FC Porto: «Sigo focado no que faço»

Samu Aghehowa analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga.