Uma luta de reencontros que vai fazer faísca!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Em vésperas da deslocação a Braga para aquele que se afigura com o teste mais exigente até ao momento às capacidades deste novo FC Porto de Sérgio Conceição, os dragões ficaram a conhecer os adversários que lhe calharam em sorte na fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/2018: Mónaco, Besiktas e Leipzig.

Numa primeira e muito simplista análise, é justo dizer que poderia ter sido um sorteio muito pior – o FC Porto conseguiu evitar equipas como Bayern Munique, Chelsea, Juventus e Real Madrid (pote 1) ou Liverpool, Roma, Nápoles e Tottenham (pote 3). Por outro lado, reconheça-se que, dos adversáveis mais “acessíveis” (se é que hoje ainda se pode falar de facilidades na Liga dos Campeões), fomos brindados com os mais difíceis desse lote de desejos.

Estamos, pois, a falar de um super Mónaco de Leonardo Jardim, atualmente campeão francês, face a um multimilionário PSG. Há já 17 anos que a equipa do principado não conseguia tal feito e, na terceira época do português à frente dos seus destinos, o tão almejado título acabou por chegar. Foi uma época absolutamente brilhante, com a chegada, ainda, às meias finais da Champions. No campeonato, foram 107 golos em 38 jogos, com uma média de 2,8 golos por jogo. Essa é, pois, uma faceta com a qual os dragões terão de lidar, tanto em França como no Dragão. Nem mesmo as saídas de Mendy, Bernardo Silva, Bakayoko e Mbappé (?) parecem fazer mossa numa equipa que continua a contar com Moutinho, Falcão e, agora, jovens promessas como Rony Lopes e Tielemans.

Quaresma é a maior estrela do Besiktas Fonte: : yenisafak.com
Quaresma é a maior estrela do Besiktas
Fonte: : yenisafak.com

Outro caso sério é o do campeão turco Besiktas, onde figuram as estrelas maiores Quaresma e Pepe. Depois do regresso de Aboubakar ao FC Porto, o Besiktas reforçou bem a sua equipa e promoveu as chegadas do central internacional por Portugal, bem como dos conhecidos Gary Medel (Chileno ex-Inter), Jeremain Lens (Holandês ex-Sunderland) e Álvaro Negredo (Espanhol ex-Valência) que terá a companhia dos consagrados Talisca, Babel e Gokhan Tore. E são os jogos em Instambul que prometem criar as maiores dificuldades, já que são bem conhecidas as pressões exercidas pela massa adepta aos adversários do Besiktas.

Por fim, o Leipzig, uma agradável surpresa da última edição da Bundesliga, onde lutou, até certa altura, com o poderoso Bayern pelo título nacional. Numa equipa onde não abundam nomes de peso, destaca-se claramente a força de um coletivo capaz de conseguir grandes resultados. A grande notícia deste mercado de verão acaba por ser a provável manutenção do senegalês de 22 anos Naby Keita, a estrela maior da equipa, e a chegada do internacional português Bruma. Acima de tudo, trata-se de um plantel bastante jovem e irreverente, com uma média de idades cifrada nos 23,16 anos e que promete, de certa forma, criar as dificuldades esperadas a quem por lá passar.

Em suma, parece mais ou menos evidente que, dos oito grupos, este é o mais equilibrado em termos de valia e reais possibilidades de passagem à próxima fase. Não é fácil prever uma classificação final, portanto, e dado o equilíbrio que, parece-me, será nota dominante, são de capital importância os três jogos disputados em casa, nos quais se torna imprescindível a conquista dos três pontos.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

 

Ricardo Anselmo
Ricardo Anselmohttp://www.bolanarede.pt
O azul e o branco é parte fundamental da vida do Ricardo. O amor pelo FC Porto faz dele um adepto ferrenho dos 'dragões'. Tem na escrita um amor quase tão grande como o que tem pelo clube, sendo sobre futebol que incide a maior parte das suas escrituras. No futuro, espera encontrar no jornalismo a sua ocupação profissional.                                                                                                                                                 O Ricardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Joan Laporta ao ataque: «Há certos árbitros que, quando nos apitam, nos fod**»

Joan Laporta, ex-presidente do Barcelona, deixou duras críticas às arbitragens nos jogos do clube espanhol.

Manchester United tem definido sucessor de Diogo Dalot em caso de saída do internacional português

O Manchester United prepara o cenário da saída de Diogo Dalot. Julian Ryerson, defesa do Borussia Dortmund, é o nome identificado.

Barcelona tem em cima da mesa proposta de 300 milhões de euros para vender jogador

O Barcelona pode bater todos os recordes de transferências se assim o quiser. Em cima da mesa culé há uma proposta megalómana por Lamine Yamal.

Caso dos emails: FC Porto condenado a pagar indemnização ao Benfica

O Tribunal Constitucional confirmou uma indemnização de 605 mil euros do FC Porto ao Benfica no âmbito do caso dos emails.

PUB

Mais Artigos Populares

Rodrigo Zalazar deixa Braga desconfortável depois de dar entrevista sem autorização e pode sofrer consequências

Rodrigo Zalazar deu a entrevista ao jornal AS à revelia do Braga. Estrutura dos minhotos mostrou-se descontente com as palavras do médio.

José Mourinho criticado em Inglaterra após Benfica x Real Madrid: «Os comentários de José Mourinho são repugnantes e uma desgraça»

José Mourinho foi criticado por Jamie O'Hara na sequência da reação do técnico português ao alegado caso de racismo contra Vinícius Júnior.

Micael Sequeira assinala feito do Sporting apesar da eliminação: «Acabámos por ganhar a uma equipa que já existe desde 1970»

O Sporting perdeu nas grandes penalidades contra o Hammarby e foi eliminado da Europa Cup. Micael Sequeira, técnico leonino, falou no jogo.