Frente a frente: Zé Luís vs Tiquinho Soares

- Advertisement -

O FC Porto está no mercado à procura de um ponta-de-lança e parece ter Zé Luís como a sua prioridade máxima. Numa altura em que se fala ainda da saída de Soares para a China, vamos a um comparativo entre o cabo-verdiano do Spartak de Moscovo e o brasileiro, que foi o melhor marcador dos dragões na época transata com 23 golos apontados em todas as competições.

De relembrar que o jogador da formação moscovita foi sondado pelo FC Porto, tendo os dragões feito uma proposta de, alegadamente, oito milhões de euros, que foi recusada pelo Spartak, de acordo com o diretor de comunicação do clube russo. Ao que tudo indica, os azuis e brancos e o avançado cabo-verdiano já estabeleceram um pré-acordo, faltando unicamente o acordo entre os dois clubes.

Zé Luís é um avançado de 28 anos que cumpriu a sua quarta temporada ao serviço do Spartak, depois de passagens, em Portugal, por SC Braga e Gil Vicente. Na época 2018/2019, marcou 14 golos em 36 jogos, contabilizando campeonato e taça russa, Liga Europa e Champions League.

Com Zé Luís na porta de chegada, avançam-se rumores sobre a saída de Tiquinho Soares. O ponta-de-lança brasileiro de 28 anos que chegou do Vitória SC em 2016/2017, foi o melhor marcador da equipa portista nesta temporada, contabilizando, só na Primeira Liga, 15 tentos apontados. Soares tem sido associado ao futebol chinês, com a imprensa nacional a falar numa transferência a rondar os 20 milhões de euros.

Soares foi a maior ameaça portista na época 2018/2019
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Os dois avançados têm um estilo de jogo semelhante, sendo jogadores de área e que primam pelo jogo aéreo, saltando à vista o porte físico de ambos. O FC Porto usa Soares quando quer esticar o jogo diretamente para a frente, sendo o trabalho do brasileiro segurar a bola e devolver aos colegas, aparecendo depois na área para finalizar, e é isso que Sérgio Conceição pretenderá de Zé Luís caso este seja contratado pelos dragões.

Veredicto: Sobretudo olhando aos números de ambos, Soares sai por cima deste confronto. Zé Luís, na liga russa, apontou unicamente 10 golos em 25 jogos, enquanto Tiquinho marcou 15 em 28 partidas na liga portuguesa. Soares, apesar da sua qualidade técnica não ser elevada, é um avançado que dá trabalho às defesas e é forte no jogo aéreo, estando já rotinado com a forma como a equipa joga. Zé Luís, atendendo aos seus números e à sua idade, não vale, na minha opinião, o dinheiro que o Spartak pede pelo cabo-verdiano.

Foto de Capa: Bola na Rede

artigo revisto por: Ana Ferreira

Pedro Pinto Diniz
Pedro Pinto Dinizhttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é um apaixonado por desporto. Em cada linha, procura transmitir toda a sua paixão pelo desporto-rei, o futebol, e por todos os aspetos que o envolvem. O Pedro tem o objetivo de se tornar jornalista desportivo e tem no Bola na Rede o seu primeiro passo para o sucesso.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ave confirma saída de Sotiris Silaidopoulos do comando técnico da equipa

Sotiris Silaidopoulos já não é treinador do Rio Ave. O técnico grego foi afastado do comando técnico da equipa de Vila do Conde.

Francisco Neto responde ao Bola na Rede: «Não queremos médias iguais, nunca as quisemos; queremos médias diferenciadas»

Francisco Neto revelou as convocadas para o embate de Portugal frente à Irlanda do Norte. O técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Cristiano Ronaldo e o fim que não quis aceitar

Cristiano Ronaldo abandonou, esta quarta-feira, na véspera do jogo com a Dinamarca, o estágio da Seleção Nacional.

Seleção Nacional Feminina: Eis as convocadas de Francisco Neto para o playoff de apuramento ao Mundial 2027

Francisco Neto revelou esta quinta-feira a lista de jogadoras chamadas para a dupla jornada frente à Irlanda do Norte. Fica com a convocatória completa.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola compara: «Cristiano despede-se da sua seleção pela porta de trás enquanto a Argentina prepara uma cerimónia para o adeus da sua...

O jornal MARCA criticou o adeus de Cristiano Ronaldo à Seleção Nacional, confrontando a sua atitude com a despedida de Lionel Messi.

Piers Morgan dá garantia acerca do caso Cristiano Ronaldo: «Não foi por isso que ele saiu…»

Piers Morgan deu garantia acerca da saída de Cristiano Ronaldo do estágio da Seleção Nacional. Apresentador reagiu nas redes sociais.

Carlos Queiroz rescinde contrato e deixa o comando da Seleção do Gana: «As condições necessárias não estavam reunidas»

Carlos Queiroz e a Federação de Futebol do Gana acertaram a rescisão de contrato por mútuo acordo do cargo de selecionador dos Black Stars.