Bronca na Liga – e agora?

- Advertisement -

futebol nacional cabeçalho

Se o leitor olhar para o lado direito do site vê que quem está nos dois últimos lugares, ou seja, em posição de descida, são Arouca e Gil Vicente (17.º e 18.º). E se eu lhe disser que segundo os regulamentos da Liga quem desce são Penafiel e Académica, 15.º e 16.º, respectivamente?

Sim, como se pode ver na página 51 do regulamento disponível no site da Liga, o primeiro da lista de regulamentos da Liga, o número 2 do artigo 96.º, referente a “Subidas e Descidas”, tem disposto o seguinte: “Descem à II Liga na época desportiva seguinte os clubes classificados em 15.º e 16.º lugares da tabela classificativa da I Liga”.

 Print screen do Regulamento no dia 16 de Dezembro de 2014
Print screen do Regulamento no dia 16 de Dezembro de 2014

Encontrando-se a temporada quase a meio, como se resolve um erro tão grave como este? É que se é verdade que não se devem mudar os regulamentos a meio de uma prova, não é menos verdade que este regulamento vai contra a lógica desportiva das competições por jornadas. Mas esta não é a única questão que tem de ser colocada. Como é possível que ninguém na Liga tenha reparado neste erro de regulamentação? Fica no ar a ideia de que o regulamento foi apenas copiado do da temporada passada, ignorando o acréscimo de duas equipas (que está paradoxalmente registado no regulamento).

Este é apenas mais um erro grave que demonstra o total desnorte que se tem vivido na Liga, agora presidida por Luís Duque, mas que na altura do lançamento do regulamento ainda tinha como presidente Mário Figueiredo. Se na Liga ninguém reparou no erro, será que aconteceu o mesmo com os clubes? Ou estes, já salvaguardando possíveis insucessos desportivos, preferiram guardar este trunfo na manga para apresentar a quem de direito no final da época?

A verdade é que as subidas e descidas pela secretaria são algo comum na história recente dos campeonatos profissionais portugueses e, graças a este lapso, pode estar a caminho mais um “verão quente”. Apresentar em tribunal um regulamento de uma competição que dará razão aos 17.º e 18.º classificados garantirá muitos problemas à organização e obrigará 15.º e 16.º classificados a descer por ser isso que está no regulamento – um atentado à verdade desportiva.

Como se resolve um problema destes? Teremos um campeonato com 20 equipas – as 18 deste ano mais as 2 que conquistarem a subida na II Liga – em 2015/16, para compensar este erro? São muitas as perguntas que ficam no ar. Como serão respondidas? Com sorte, muito brevemente saberemos.

Este artigo foi escrito apenas com os dados disponíveis no site da Liga (LPFP). Tentei contactar a Liga, mas não obtive resposta. É importante referir que não existe nenhuma correção ao regulamento no site do organismo até à presente data. Convém ainda destacar que não foi possível ter nenhuma versão em papel do documento, apenas a versão online disponível neste texto.

Foto de capa: Página da FPF

Rodrigo Fernandes
Rodrigo Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
O Rodrigo adora desporto desde que se lembra de ser gente. Do Futebol às modalidades ditas amadoras são poucos os desportos de que não gosta. Ele escreve principalmente sobre modalidades, por considerar que merecem ter mais voz. Os Jogos Olímpicos, por ele, eram todos os anos.                                                                                                                                                 O Rodrigo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Luís Guilherme estreia-se a marcar pelo Sporting com belo golo

O Sporting está a vencer o AVS SAD por 1-0 nos quartos de final da Taça de Portugal. Vê como foi o primeiro golo da partida.

Mercado de verão já mexe em fevereiro: Inter Milão em contactos por guarda-redes da Premier League

O Inter Milão entrou em contactos com os representantes de Guglielmo Vicario, guarda-redes que pertence aos quadros do Tottenham.

Série B do Brasileirão sofre alteração importante: eis a mudança de formato

A Série B do Brasileirão vai mudar de formato esta temporada, no que diz respeito às promoções, passando a existir duas subidas diretas.

Diogo Gonçalves confirmado como reforço do Konyaspor

O Konyaspor anunciou a contratação de Diogo Gonçalves. O avançado português de 28 anos assinou contrato válido para as próximas duas temporadas e meia.

PUB

Mais Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira contrata avançado na Premier League por 25 milhões de euros

O Palmeiras garantiu a contratação de Jhon Arias. O clube treinado por Abel Ferreira vai pagar 25 milhões de euros pelo ponta de lança do Wolverhampton.

Benfica e Real Madrid multados pela UEFA após o encontro da Champions League

O Benfica e o Real Madrid foram multados pela UEFA. Em causa, o atraso no reinício da segunda-parte do encontro da fase de liga da Champions League.

Fenerbahçe ganha e Besiktas empata na terceira jornada da Taça da Turquia

O Fenerbahçe bateu o Erzurumspor por 3-1, na jornada 3 da Taça da Turquia. Já o Besiktas empatou fora de casa frente ao Kocaelispor.