Última horaRelatório e Contas: FC Porto SAD apresenta saldo negativo de 21,1 milhões de euros em 2025/26
Publicidade

Primeira Liga | As 5 melhores exibições da 9.ª jornada

José Mário Fernandes · 3 min

Por isso, mesmo, Otávio, que tem sido um dos esteios da equipa de Sérgio Conceição, já vê o seu nome apontado a vários clubes mundialmente.
Foto: Carlos Silva / Bola na Rede

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Com um total de 27 golos marcados, a nona jornada da Primeira Liga destaca-se como a segunda com mais golos até ao momento do campeonato. Nela, presenciámos o maior placar da prova até ao momento (o 4-3 no Dragão), bem como perdas de pontos surpreendentes de dois dos quatro primeiros classificados.

No extremo inverso da tabela, nota para o abandono das posições de despromoção por parte do SC Farense, emblema que, até ao momento, tinha terminado todas as jornadas nesta posição aflitiva.

Por outro lado, CS Marítimo assume agora a lanterna vermelha, fruto de uma sequência de seis jogos para o campeonato sem conhecer o sabor da vitória.

Posto isto, é altura de analisar a ronda de forma individual, elegendo, assim, as cinco melhores exibições da nona jornada da Primeira Liga.

Menções Honrosas: Rafael Barbosa (CD Tondela), Moussa Marega (FC Porto), Gilberto (SL Benfica), Oleg Reabciuk (FC Paços de Ferreira) e Ryan Gauld (SC Farense)

5.

 

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pedro Gonçalves (Sporting CP) – Ainda não foi desta que Pedro Gonçalves conseguiu passar ao lado do nosso top. Apesar da expulsão já nos minutos finais e da perda de pontos, o médio português deixou novamente a sua marca na lista de marcadores em Famalicão com um dos golos da jornada.

Porém, falar da exibição de Pote nesta nona jornada não é apenas falar de golo – é falar também de dois passes para finalização, quatro dribles e cinco desarmes, por exemplo.

O resultado pode não ter sido aquele que era esperado, no entanto a exibição da equipa no geral e de Pote em particular esteve longe de ser inteiramente negativa.

Nota: 7,5 

4.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Rafa (SL Benfica) – Na receção à principal sensação deste início de campeonato, a turma de Jorge Jesus precisou de arregaçar as mangas de modo a levar de vencido este FC Paços de Ferreira.

Nesse sentido, um dos elementos mais inconformados das águias foi sendo Rafa. O internacional português, para além de marcar o golo que devolveu a igualdade ao marcador, foi líder no que diz respeito a dribles efetuados (seis de dez), a remates (três, sendo que dois foram enquadrados) e a passes para finalização (três).

Uma exibição digna de registo, numa jornada da Primeira Liga onde os encarnados diminuíram a distância para o topo da tabela.

Nota: 7,5

3.

Carlos Júnior a festejar golo
Fonte: Bola na Rede

Carlos Júnior (CD Santa Clara) – Outro emblema que, de certa forma, tem surpreendido nestas rondas iniciais é o CD Santa Clara.

Na visita à Madeira, os açorianos venceram os alvinegros por 1-3 e o destaque do encontro haveria de ir para Carlos Júnior.

O extremo dos visitantes está diretamente envolvido nos três golos da sua equipa: ainda antes da meia hora, inaugura o marcador e sofre as faltas que dão origem aos restantes dois golos da equipa de Daniel Ramos, ambos a partir da marca de grande penalidade.

Uma prestação mais influente seria, sem dúvida, difícil de pedir. Uma grande Primeira Liga até agora.

Nota: 8

2.

Mario González (CD Tondela) – Marcar dois golos em casa do campeão nacional e sair de lá sem qualquer ponto na bagagem é algo difícil de digerir. E, se dúvidas restam quanto a isso, poderão perguntar ao atacante da equipa beirã, o espanhol Mario González.

Num total de três remates enquadrados (melhor registo entre os visitantes), o camisola dezassete do CD Tondela conseguiu fazer o que apenas Rodrigo Pinho havia feito desde 15/16: bisar no Dragão por uma “equipa pequena” no campeonato.

O resultado não foi o desejado para o emblema tondelense, contudo ilações positivas foram certamente retiradas por Pako Ayestarán, certamente com este atacante à cabeça.

Nota: 8 

1.

Primeira Liga
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Otávio (FC Porto) – Por fim, com direito a medalha de ouro, o pequeno gigante da equipa de Sérgio Conceição. O brasileiro, depois de uma Liga 19/20 muito positiva, voltou a mostrar o porquê de ser um dos homens de confiança do técnico portista na receção ao CD Tondela.

Assiste para dois dos quatro golos dos campeões nacionais, soma quatro passes-chave, para além de uma dezena de passes ofensivos valiosos e cinco dribles concretizados.

Certamente, não será o jogador mais virtuoso a atuar na nossa Primeira Liga, mas, neste FC Porto, assume-se cada vez mais como uma pedra basilar.

Nota: 8,5

José Mário Fernandes

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.